A Fundação Percival Farquhar (FPF) e a Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) acabam de lançar o programa “Caminhos para o Diálogo e a Mediação de Conflitos”, uma iniciativa inovadora voltada para fortalecer a cultura de diálogo, cooperação e respeito dentro da comunidade acadêmica e administrativa.

O programa nasce com o propósito de implementar métodos estruturados de gestão de conflitos, como negociação, mediação e conciliação, reforçando o compromisso institucional com o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. A proposta é transformar divergências em oportunidades de crescimento e inovação, promovendo ambientes de trabalho e estudo mais harmoniosos, éticos e colaborativos.
Ao investir em métodos modernos de mediação, a Univale e a FPF demonstram preocupação não apenas com o bem-estar de sua comunidade, mas também com a eficiência institucional, já que a gestão eficaz de conflitos reduz custos, aumenta a produtividade e fortalece os vínculos internos.
Você pode se interessar por:
- Intercâmbio: UNIVALE recebe estudante de Medicina da Romênia
- Resultado — Edital UNIVALE Nº 074/2025 - Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Projeto de Extensão (PJE) Saúde e Acautelamento
- Resultado — Edital UNIVALE Nº 071/2025 - Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Programa de Extensão (PGE) Rede Solidária Natureza Viva
“A comunicação é, ao mesmo tempo, a causa e a solução de muitos conflitos. Este programa reafirma o compromisso da UNIVALE e da FPF em promover espaços de escuta ativa e resolução pacífica, sempre priorizando o respeito e a valorização do ser humano”, destaca a reitora da UNIVALE, Professora Doutora Lissandra Lopes Coelho Rocha.
Etapas do projeto
O “Caminhos para o Diálogo e a Mediação de Conflitos” será desenvolvido em várias fases, que incluem campanhas de sensibilização, palestras, encontros no formato World Café com discentes e gestores, além de cursos de capacitação presenciais e online para formar multiplicadores em gestão de conflitos.
As ações também envolvem a atualização do Regulamento Disciplinar da FPF e suas mantidas, incluindo dispositivos que asseguram o uso das práticas de mediação e conciliação.
Engajamento coletivo
O programa contará com a participação de gestores, professores, colaboradores e alunos da UNIVALE, além de especialistas convidados para conduzir debates sobre comunicação não violenta, acolhimento, escuta ativa e enfrentamento de situações como assédio moral e bullying.
Segundo o presidente da FPF, Rômulo César Leite Coelho, a iniciativa é estratégica para consolidar uma cultura institucional pautada pelo diálogo e pela cooperação. “Nosso compromisso é criar um ambiente em que cada integrante da comunidade acadêmica se sinta verdadeiramente ouvido, respeitado e valorizado. Mais do que resolver divergências, queremos transformar os conflitos em oportunidades de crescimento coletivo, fortalecendo vínculos, promovendo a empatia e construindo relações institucionais cada vez mais sólidas e humanas”, garante o presidente.
Ainda de acordo com o presidente da FPF, o projeto está sendo conduzido pela Controladoria/Compliance da FPF, em parceria com o Setor de Desenvolvimento Humano, responsáveis por articular cada etapa e envolver diferentes setores da instituição.” A dedicação dessas equipes reforça o compromisso da UNIVALE e da FPF em promover uma gestão inovadora e humanizada, capaz de transformar desafios em oportunidades de diálogo e crescimento coletivo”, explica Rômulo César Leite Coelho.