Sumário
Por: Natalia Lima Amaral
Nesta quinta-feira (29/09) acontecerá o lançamento do e-book “Associação de Surdos de Governador Valadares: A construção de uma caminhada” e do documentário “Associação de Surdos de Governador Valadares”, no auditório A da UNIVALE campus II, às 18h45. Lançados na semana em que se celebra o Dia Nacional do Surdo (na segunda-feira, dia 26), os dois produtos desenvolvidos são resultado do projeto de pesquisa Libras, Surdez e Saúde Pública em Governador Valadares, contemplado por um edital da Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação (APPG) da UNIVALE em 2019, e conta com a colaboração do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Valadares (UFJF-GV).
Edmarcius Carvalho Novaes, professor e coordenador do projeto de pesquisa, conta que durante sua experiência nos cursos da área da saúde, com a disciplina de Ensino de Libras, foi possível perceber a necessidade de pesquisar como os surdos de Valadares relatam as vivências tidas nos serviços públicos de saúde local. “Elaboramos o projeto de pesquisa e, após a aprovação da FPF e da UNIVALE, com o financiamento da FPF, pudemos compreender como os surdos relatam suas vivências e levantamos a hipótese de que eles encontram dificuldades em relação a acessibilidade metodológica, atitudinal e, sobretudo, nos aspectos comunicacionais”.
O projeto de pesquisa também conta com a parceria da Associação de Surdos de Governador Valadares (Asugov), que já é parceira da UNIVALE há alguns anos. O principal objetivo dos produtos desenvolvidos pelo projeto é colaborar com uma maior visibilidade para a associação, uma organização da sociedade civil feita com trabalho voluntário por todos os associados. “É um momento de apresentarmos para a comunidade acadêmica, para os surdos, para todos os atores sociais envolvidos na temática da inclusão e da língua brasileira de sinais”, reforça o professor.
O documentário, em especial, foi desenvolvido pela turma de Jornalismo da Universidade para o Trabalho de Conclusão do Curso. Jonathan Santos é um dos responsáveis e cursava o 6º período do curso.
Ele conta que, a partir de uma reunião, o grupo decidiu realizar a atividade com uma instituição da cidade. Durante todo o processo de produção eles puderam contar com a colaboração da UNIVALE TV, que disponibilizou um cinegrafista, microfone e câmeras. “A história da Asugov iniciou nos anos 90 por um grupo de surdos de Valadares, que se conheceram, encontraram e a própria Silvania, atual presidente, que propôs fundarem a associação. Acredito que divulgar um pouco a associação, que até eu mesmo não conhecia antes do documentário, e para eles terem um registro da própria história, é de extrema importância”, conta Jonathan.
Edmarcius conta que outras produções científicas também foram vinculadas ao projeto de pesquisa, demonstrando a importância das vivências dos surdos na cidade. “O projeto é essencial, porque a partir dele compreendemos como a política de saúde precisa ser aperfeiçoada. A relação saúde/doença dos surdos precisa ser objeto de assuntos e políticas públicas mais pontuais, que priorizem a diferença sociolinguística da comunidade a partir do reconhecimento e da valorização da língua brasileira de sinais”. A perspectiva para o próximo ano é manter o projeto de pesquisa, entretanto, com a perspectiva dos profissionais de saúde.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios