Com o objetivo de melhorar o desenvolvimento da educação, o projeto Fazeres Docentes visita oito escolas em Governador Valadares
Escrito por Elizabete Aparecida de Carvalho
O curso de Pedagogia iniciou o semestre de 2023 com as atividades do projeto de extensão Fazeres Docentes: Gestão da Sala de Aula, que tem como principal objetivo visitar escolas da rede pública de Governador Valadares (GV) e promover eventos de letramento junto aos estudantes da educação básica. Os estudantes e docentes, juntamente com o Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), adotam uma perspectiva dialógica e formadora para articular estratégias junto de professores de escolas públicas, de escolas do campo e pedagogas da Secretaria Municipal de Educação.
O projeto adota a perspectiva de Paulo Freire, da educação dialógica, que considera a horizontalidade dos saberes nas práticas educativas e extensionistas. Além disso, ela estimula o compartilhamento de conhecimentos e práticas de docentes e discentes da Univale, das pedagogas e dos alunos das escolas envolvidas. No total, são sete escolas da rede municipal e uma da rede estadual ligadas ao projeto.
As atividades do projeto estão organizadas em dois tempos formativos: Tempo Saberes, que é destinado para os encontros de formação, que acontecem quinzenalmente, envolvendo os docentes, pedagogos e estudantes de Pedagogia e do Mestrado GIT; e Tempo Fazeres, que é destinado ao desenvolvimento das atividades nas escolas, com o acompanhamento da equipe da Univale, como campo de extensão. Os cronogramas são desenvolvidos de maneira específica para cada escola, com base no desenvolvimento das ações e demandas apresentadas por cada uma.
É esperado que as atividades desenvolvidas no projeto gerem impactos positivos e que contribuam para a transformação da realidade vivenciada pelas escolas que participam do projeto. Além disso, a iniciativa busca melhorar o processo ensino-aprendizagem, elevando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas.