O projeto de extensão "Fazeres docentes: gestão da sala de aula", desenvolvido pelo curso de Pedagogia da UNIVALE, ampliou seu alcance em 2024, contribuindo para a inclusão social em escolas públicas e ambientes socioeducativos. As iniciativas, que já atendem alunos das escolas municipais Padre Eulálio Lafuente Elorz, Prefeito Ronaldo Perim, Professora Rosalva Simões Ramalho e Vereador Hamilton Teodoro, foram expandidas para incluir jovens em conflito com a lei que estudam na Escola Estadual São Francisco de Assis, localizada no Centro Socioeducativo, no bairro Santos Dumont II em Governador Valadares.
Com atividades focadas em Língua Portuguesa e Matemática, o projeto buscou fortalecer o aprendizado desses estudantes, proporcionando-lhes uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver habilidades essenciais para sua reinserção social e acadêmica. Essa ação está alinhada com os princípios estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que enfatiza o direito de todos os jovens à educação como ferramenta de transformação social. Além disso, ela reforça o papel da escola como espaço de acolhimento, cidadania e ressignificação das trajetórias de vida.
As atividades desenvolvidas no projeto são fundamentadas em práticas pedagógicas interativas e multidisciplinares, promovendo a construção do conhecimento de forma significativa. A professora Elizabete Aparecida de Carvalho e estudantes do curso de Pedagogia utilizaram metodologias que valorizam a realidade e as experiências dos jovens, tornando o processo educativo mais próximo de suas necessidades e desafios.
Entre as ações realizadas, destacam-se:
- Oficinas de produção textual e leitura e interpretação: destinadas a fortalecer a interpretação de textos e a expressão escrita.
- Dinâmicas de resolução de problemas matemáticos: com foco em situações do cotidiano que demandam raciocínio lógico e tomada de decisão.
- Apoio socioemocional: integrando estratégias de escuta ativa e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, essenciais para o enfrentamento de conflitos.
Ao atender jovens em situação de vulnerabilidade, incluindo aqueles em conflito com a lei, o projeto amplia o alcance da educação como um direito universal e promove um impacto positivo tanto na comunidade escolar quanto na sociedade em geral. Esse tipo de iniciativa contribui para a redução da reincidência em atos infracionais, oferecendo alternativas reais para o desenvolvimento integral dos jovens.
Em tempos de desafios para o sistema educacional e para a inclusão de populações historicamente marginalizadas, o fortalecimento de projetos de extensão como esse destaca o papel transformador da educação e reafirma o compromisso social da UNIVALE com a comunidade externa.