Projetos de pesquisa da Univale participam de iniciativa do SEBRAE

30 março, 2021

O Catalisa ICT é uma jornada de aceleração que vai oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial

Com intuito de aproximar a universidade do mercado, a iniciativa do SEBRAE, em parceria com diversas instituições do país, seleciona os melhores projetos para participar desta jornada. Dois projetos da Univale foram selecionados: “Uso de Inoculante Contendo Bactérias Solubilizadoras Do Fósforo Visando A Redução Do Uso De Fertilizantes Químicos No Campo”, coordenado pelo professor Marcos Gleidson Pereira dos Santos, do curso de Agronomia e “Avaliação Da Resposta De Células Tronco Mesenquimais Frente A Exposição Do Mycobacterium Leprae”, coordenado pelo professor Rafael Silva Gama, do curso de Farmácia e as professoras Lourimar Viana, do curso de Biomedicina e Elaine Scherrer, do curso de Medicina.

A aula inaugural do Projeto Catalisa ICT, aconteceu na última quinta-feira (25) e busca a criação de negócios inovadores para acelerar o desenvolvimento econômico e social do país. As universidades brasileiras produzem uma quantidade expressiva de conhecimentos que precisam ser aplicados para gerar inovações. Com o Catalisa será possível implementar planos e projetos de pesquisa que resultem na criação de negócios inovadores e na transferência de tecnologia. Os projetos selecionados poderão receber apoio de fomento de até R$ 150 mil, por plano de inovação no segundo edital.

Conheça os projetos selecionados pelo Catalisa ICT

O projeto “Avaliação Da Resposta De Células Tronco Mesenquimais Frente A Exposição Do Mycobacterium Leprae” foi selecionado na primeira etapa do Catalisa ICT e tem o objetivo de verificar a resposta de células tronco mesenquimais frente à exposição do M. leprae. Segundo o coordenador do projeto, Rafael Gama, os pesquisadores já descobriram que esta bactéria converte uma célula madura em uma célula tronco, neste sentido, o projeto quer propor um modelo de estudo do desenvolvimento desta bactéria no corpo humano.

De acordo com o professor Rafael Gama, a equipe vai concentrar esforços nas formações que o SEBRAE propõe e, além disso, contar com o apoio do Nuvem (Núcleo Universitário de Empreendedorismo) para elaborar uma boa proposta e assim, serem selecionados para a próxima fase do programa Catalisa.

“Este projeto já tem intenção empreendedora e, inclusive, é desenvolvido em parceria com uma empresa de criopreservação de células tronco. Estamos focados em desenvolver a cultura empreendedora na Univale, e estamos abrindo uma pós-graduação em Biotecnologia e empreendedorismo, para estimular os profissionais da nossa região a empreender com projetos de pesquisa e assim, aprimorar processos, criar e lançar novos produtos”, conclui o professor.

Outro projeto que também está participando da iniciativa do SEBRAE é “Uso De Inoculante Contendo Bactérias Solubilizadoras Do Fósforo Visando A Redução Do Uso De Fertilizantes Químicos No Campo”, que tem como objetivo a redução de fertilizantes fosfatados na agricultura.

O intuito do projeto é testar e validar informações sobre as bactérias solubilizadoras, que são inovadoras e recentes. Além disso, a pesquisa visa divulgar os resultados para os produtores rurais que demandam grandes quantidades de fertilizantes todos os anos.

O professor Marcos dos Santos nos conta sobre suas expectativas com o Catalisa, “Minha perspectiva seria de aprender a empreender. Então eu busco observar qual seria o produto, ou mesmo a técnica que eu poderia tirar desse projeto para expandi-lo de forma empreendedora ou como prestação de serviço, para a difusão desta tecnologia”, explica.