Coordenação: EXTERNO
Colaboradores (as):
Discente (s) de Iniciação Científica:
Vigência: 31/07/2024 à 31/12/2026 | Apoio: FPF|UNIVALE
Objetivos do Projeto
O objetivo principal deste projeto é conhecer e analisar as transformações nos processos migratórios internacionais, neste século XXI, contemplando, particularmente, a face complementar de tais processos de novas mobilidades da população e suas modalidades migratórias: a emigração internacional brasileira. Parte-se do conhecimento acumulado pelo grupo de pesquisadores deste projeto, com forte trajetória acadêmica no tema. Nesse sentido, objetiva focalizar o contexto das migrações internacionais considerando um olhar ampliado para a compreensão do Brasil na rota das migrações internacionais: incorporar o panorama das migrações internacionais no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das migrações fronteiriças, das migrações no Mercosul, das migrações Sul-Norte e das migrações Sul-Sul. Em uma perspectiva interdisciplinar, objetiva congregar pesquisadores de diversas formações acadêmicas que dialogam com o fenômeno migratório. Do ponto de vista interinstitucional objetiva articular a participação de pesquisadores das regiões Norte e Nordeste do Brasil, especialistas nas migrações com a América Latina e países vizinhos, bem como pesquisadores do Sul e Sudeste e de Portugal, cujos parcerias e produção científica sobre o tema permitirão fortalecer a cooperação internacional em projeto de pesquisa, bem como avançar em metodologias capazes de captar a complexidade dos processos migratórios atuais. O Observatório da Emigração Brasileira busca, de um lado, apreender e analisar as modalidades migratórias e suas configurações nos diferentes países de destino da emigração brasileira e, de outro lado, a partir de uma rede de pesquisadores interdisciplinares, tornar referência na pesquisa de excelência sobre mobilidades populacionais relacionadas ao Brasil, bem como um canal de comunicação qualificado para auxiliar na promoção e disseminação de informação relacionada sobre o tema da emigração.
Fortalecer a rede de pesquisadores que estudam a Emigração Brasileira em articulação com pesquisadores das regiões Norte e Nordeste do Brasil, da América Latina e de Portugal;
Tecer laços com mais centros de investigação no exterior que estudam a Emigração Brasileira;
Fortalecer redes de pesquisa interinstitucionais e internacionais.
Trazer relevantes contribuições de ordem acadêmico/científicas sobre o tema, publicando os resultados da pesquisa em âmbito nacional e internacional.
Proporcionar conhecimento novo e de relevância empírica, teórica e metodológica, nas diversas áreas de conhecimento envolvidas, o que se caracteriza, portanto, pelo diferencial da proposta, em especial em decorrência da carência de pesquisas que favorecem a análise da emigração brasileira.
Contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas informadas.
Compreensão das experiências de brasileiros/as no exterior e as respectivas modalidades migratórias.