Psicóloga orienta sobre o que fazer e não fazer em entrevista de emprego

15 agosto, 2022

O emprego que você queria está com vaga disponível e você conseguiu marcar uma entrevista. Maravilha! Mas o que fazer para não perder essa oportunidade? A psicóloga organizacional do Departamento de Desenvolvimento Humano da Univale, Sabrina Moura, tem algumas dicas para você. As mais importantes delas: prepare-se com informações sobre a empresa e o cargo, e em hipótese alguma chegue atrasado.

“O essencial, até mesmo antes da inscrição, é se preparar para a entrevista. De que forma você se prepara para a entrevista? Estando atento aos requisitos daquela vaga, quais as atribuições daquele cargo. Pesquisando sobre o cargo e sobre a organização, quais são os valores e missão da empresa, para, durante a entrevista, o candidato fazer um link entre seus objetivos e os da instituição”, recomendou a psicóloga.

Ao ser questionada sobre o que deve ser evitado quando se pleiteia uma vaga de emprego, Sabrina Moura foi enfática: o atraso é o erro mais grave a ser cometido, e pode custar a oportunidade. “O que o candidato não pode fazer de jeito nenhum em um processo seletivo é chegar atrasado. E, pasmem, isso acontece. Por mais óbvio que seja, tem gente que chega atrasado. E isso é muito ruim para a imagem do candidato. Mesmo se ele for bom, ele deixa a desejar”, revelou.

Frases para NÃO falar em uma entrevista de emprego

Alguns outros erros são menos graves e, ainda que não causem a eliminação direta em um processo seletivo, também devem ser evitados. Erros de português no currículo, por exemplo, podem comprometer a apresentação do candidato. Sabrina Moura ainda elenca algumas frases que, se o candidato for prudente, não vai pronunciar durante a conversa com a pessoa responsável por escolher o novo funcionário da empresa:

• “Meu defeito é ser perfeccionista”. Perfeição não é defeito, essa estratégia transmite que você não se conhece, ou não reconhece seus defeitos, ou ainda que você está escondendo algo.
  • “Eu me candidatei à vaga porque estou precisando de emprego”. Todos que estão participando do processo seletivo estão precisando do emprego, então isso não é um diferencial. A empresa espera ouvir quais são suas habilidades e porque você combina com a empresa.
  • “Emenda o carnaval?” Geralmente, ao final da entrevista, o recrutador abre para perguntas e ou comentários. Esse tipo de pergunta pode ser um erro.