PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Menu
Psicólogos Pedro Bezerra e Rodrigo Zanatta, em apresentação do projeto Psicologia de Boteco

Psicologia de Boteco: egresso da UNIVALE sai do consultório e leva debate sobre emoções para ambientes informais

16 outubro, 2024

Alguns dos temas abordados na mais recente edição do Psicologia de Boteco foram a diferença entre emoções e sentimentos, e como essas sensações se relacionam à busca por prazer e fuga de desconforto

Debates sobre psicologia, psicanálise, construção social de valores e busca por saciar desejos ligados a emoções e sentimentos. À mão, um copo de cerveja. O ambiente é informal, mas a conversa, ainda que pretendendo ser leve, se aprofunda em teorias de autores renomados da área. É essa a dinâmica do “Psicologia de Boteco”, projeto que teve em todas suas versões o egresso do curso de Psicologia da UNIVALE, Pedro Bezerra.

A edição mais recente foi na noite de 10 de outubro, no estúdio Tattoo Arte Vida, com abertura musical de Serena Barroca e participação do psicanalista Rodrigo Zanatta, também egresso da UNIVALE. “As emoções influenciam o cotidiano. As emoções são as mesmas, mas as formas de sentir são diferentes. As emoções perpassam pela gente o tempo todo. E, no mundo que a gente está, de diagnósticos e medicamentos, a ideia é voltar a olhar para o básico antes de patologizar e colocar todo mundo em uma caixinha”, explicou Pedro.

Foto do público presente ao Psicologia de Boteco
Público presente ao Psicologia de Boteco

Durante as conversas dessa edição do Psicologia de Boteco, alguns dos temas abordados foram a diferença entre emoções e sentimentos, e como essas sensações se relacionam à busca por prazer e fuga de desconforto. “Ninguém gosta de sentir desconforto. A gente está na busca da felicidade, e a felicidade é uma emoção positiva. As emoções não estão aí para serem controladas, estão aí para serem sentidas. E, às vezes, nomear é necessário para a pessoa entender o que está sentindo. De acordo com Paul Ekman, as emoções têm um propósito evolutivo, estão aí para a gente se manter vivo”, argumentou Pedro.

Rodrigo Zanatta destacou como palavras são usadas para descrever o estado subjetivo das pessoas, modulando sentimentos e a construção de afetos. “Emoção, sentimento e afeto são palavras cujos campos de significação, o campo semântico do que a gente quer dizer quando ouve essas palavras, se sobrepõem com enorme frequência. Atualmente é comum, quando alguma pessoa está apaixonada demais, dizer que ela está emocionada. São três palavras que, em qualquer tentativa de fazer distinção entre elas, será uma distinção arbitrária”, analisou.

O psicanalista apontou que o processo de construção social leva a formas mais rebuscadas de afetos e sentimentos. Para Zanatta, essa construção envolve o que a sociedade acha interessante preservar e o que a sociedade acha interessante excluir da existência e da vida cotidiana das pessoas.

“Há uma dimensão de um movimento com a conexão que se estabelece com algo que vem de fora, ou o que alguma coisa causa nas pessoas, e há a dimensão da percepção que se tem disso, com o estado subjetivo e a forma como se percebe esse estado subjetivo, o aspecto qualitativo até dessa percepção. O denominador comum geral disso tudo é se causa prazer ou desprazer. Ainda que entrem outras sensações, há algumas que são prazerosas, e outras são desagradáveis”, disse Rodrigo Zanatta.

Psicólogos Pedro Bezerra e Rodrigo Zanatta, em apresentação do projeto Psicologia de Boteco
Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down