Sumário
- 1 Com reforma que garante mais conforto e acessibilidade, Univale volta a realizar eventos no Hermirão após o fim das restrições da pandemia.
- 2 Reforma em tempo recorde
- 3 Calendário de cerimônias no Hermirão
- 4 Auditório está disponível para eventos externos
- 5 Alunas celebram formatura em espaço com mais conforto
- 6 Um sinal de esperança
Com reforma que garante mais conforto e acessibilidade, Univale volta a realizar eventos no Hermirão após o fim das restrições da pandemia.
Após 45 dias de obras e cerca de R$ 1,5 milhão em investimentos, a Univale concluiu na última terça-feira (5) a reforma do Centro Cultural Dr. Hermírio Gomes da Silva, o Hermirão. Os trabalhos se encerram bem a tempo de receber 246 formandos e suas famílias, que poderão ocupar os 760 lugares do auditório.
Ainda na terça-feira (5), formandos dos cursos de Administração, Estética e Cosmética, e Educação Física deram início à temporada de cerimônias de colação de grau, que continuam até a próxima sexta-feira (15), quando será a vez da primeira turma de Medicina encerrar o ciclo universitário.
Reforma em tempo recorde
Diretora-executiva da Fundação Percival Farquhar (FPF), Aniela Castello Branco de Paula destaca que o auditório será estreado pelas cerimônias de colação de grau, oferecendo um ambiente mais confortável para os participantes. O projeto incluiu mudanças no piso, cumprindo as normas de acessibilidade com espaços para cadeirantes, iluminação e sonorização, audiovisual com tela retrátil e projetor de multimídia.
“O que nos motivou foi oferecer isso para nossos alunos justamente na conclusão do curso. É um espaço que a gente recebe as famílias dos formandos. Ao oferecer um ambiente arrojado e totalmente confortável, a gente fecha com chave de ouro”, comentou Aniela.
Neste semestre, salienta a diretora da FPF, a Univale volta a realizar suas cerimônias presenciais e já sem as restrições adotadas durante a pandemia da Covid-19. “Fizemos em tempo recorde, uma mudança do piso ao teto. Gastamos 45 dias porque a gente está vindo de uma pandemia, e em dois anos as formaturas aconteceram de forma on-line. Foram quase dois anos com o Hermirão parado. No final do ano ainda havia restrição no número de pessoas, o auditório não poderia ficar 100% ocupado”, ressaltou.
Calendário de cerimônias no Hermirão
A cerimônia de terça-feira teve a colação de grau de um total de 25 estudantes, dos cursos de Administração, Estética e Cosmética, e Educação Física, com permissão de 25 convidados de cada aluno.
Uma das cerimônias mais aguardadas é a de Medicina, no dia 15, pois se trata da formatura da primeira turma do curso. Serão 40 novos médicos que colarão grau pela Univale. “Foi um sonho a gente ter o curso de Medicina aqui na Universidade. Formar a primeira turma é muito gratificante, porque não foi fácil trazer um curso de Medicina, e essa turma foi de desbravadores. É uma alegria muito grande dos alunos”, observou Aniela. Veja a seguir o calendário completo:
- Dia 5 de julho (terça-feira): Administração, Estética e Cosmética, e Educação Física (25 alunos no total, com 25 convidados por estudante);
- Dia 6 (quarta-feira): Psicologia e Sistemas de Informação (41 alunos, 18 convidados por cada)
- Dia 7 (quinta-feira): Odontologia (30 formandos e 24 convidados para cada um)
- Dia 12 (terça-feira): Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Design Gráfico (33 alunos, cada um com 22 convidados)
- Dia 13 (quarta-feira): Direito (37 formandos, com 19 convidados cada)
- Dia 14 (quinta-feira): Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia (41 estudantes, 17 convidados para cada)
- Dia 15 (sexta-feira): Medicina (40 alunos e 18 convidados por formando)
Auditório está disponível para eventos externos
Além da realização de cerimônias de formatura e outros eventos para o público interno da Univale, a diretora-executiva da FPF lembra que o Hermirão está disponível ao público externo para locação. “Ali são 760 lugares, na cidade não existe nenhum auditório com essa capacidade e nem com essa estrutura”, observa Aniela.
A reforma melhorou a capacidade acústica, o sistema de sonorização e de iluminação, e a refrigeração passa a ser com ar-condicionado central. Também houve melhorias no foyer (hall de entrada para recepção dos eventos), camarim, e até o estacionamento está recebendo calçamento novo. A expectativa da FPF é que aumente a demanda por locação para convenções e espetáculos de música e teatro, entre outros eventos, com um aumento de receita que garanta o retorno do investimento na obra.
“A gente vê que a comunidade valadarense ganha muito com esse auditório. É algo de primeira qualidade que a gente está oferecendo, de mobiliário a equipamentos. A infraestrutura é de excelência”, complementou Aniela.
Alunas celebram formatura em espaço com mais conforto
Formanda em Estética e Cosmética, Joyce Amorim Costa está entre os alunos que colaram grau nessa terça-feira (5). Para ela, concluir a graduação em um auditório moderno e reformado mostra a preocupação da Univale em oferecer conforto aos estudantes e suas famílias. “A reforma do Hermirão mostra a importância que a gente tem para a universidade, com mais conforto e modernidade. Está muito mais bonito e é bacana participar deste momento”, avaliou Joyce.
Sentindo-se honrada por estar na primeira cerimônia de formatura já sem as restrições necessárias durante a pandemia, Joyce comemora o encerramento da vida acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho. “É uma mistura de sensação de alívio com dever cumprido. A gente vê toda a família, que se mobilizou e abriu mão de tanta coisa pra poder chegarmos até aqui. Não é uma vitória só minha, também sou muito grata aos meus pais, irmãos e amigos” disse a formanda.
Já atuando na área de sua graduação, a nova profissional de Estética e Cosmética reconhece a importância da formação recebida na Univale. Ela acredita que professores, laboratórios e aulas práticas fizeram a diferença para que ela se tornasse uma profissional com portas abertas no mercado. “Minha formação contribuiu para que eu chegasse ao mercado de trabalho com uma noção melhor das coisas. Eu tinha medo de chegar com a sensação de que eu não sabia nada, mas quando entrei para o mercado vi que estava sim me tornando uma excelente profissional, com muito conhecimento e muita técnica”, ponderou Joyce.
Um sinal de esperança
Concluindo o curso de Administração, Vera Lúcia de Oliveira Paula Estevão também se formou na terça-feira. O retorno das cerimônias de colação sem restrições, para ela, indica um novo tempo de esperança e liberdade. “É um sinal de esperança, sofremos tanto na pandemia, passamos por reclusões, e estamos sentindo de novo a liberdade de estar juntos e confraternizar neste momento especial”, afirmou Vera, que também aprovou a reforma do Hermirão: “É um conforto a mais para a gente e para os familiares, com segurança”.
Os anos de graduação na Univale, acrescenta Vera, proporcionaram não apenas a formação para o crescimento profissional, mas também para o desenvolvimento pessoal. “Durante o período acadêmico nós aprendemos muito com as diferenças de cada um, enfrentamos situações desafiadoras e aprendemos a trabalhar em equipe. O que mais se pede nas empresas é justamente trabalhar em equipe, e isso a gente faz em todos os períodos, e vai levar para a vida. A gente aprende a respeitar os pontos de vista e singularidades de cada um”, declarou a formanda em Administração.
Ao concluir o curso, Vera agradece aos professores: “A Univale é especial, porque nossos professores nos apoiam, nos ensinam a ser determinados em nossos objetivos, a lutar e a não desistir”.