Nova versão do regimento será submetida ao Conselho Universitário no início do próximo ano letivo
Após dez encontros quinzenais de capacitação, gestão da UNIVALE e coordenadores dos cursos de graduação concluíram o Ciclo de Formação Regimental, a série de oficinas realizada pela pró-reitoria Acadêmica da universidade para atualizar o regimento-geral da instituição. A última reunião foi no dia 1º de dezembro, com dinâmicas conduzidas pela coordenadora do curso de Nutrição, professora Enara Cristina Silva, e pelo coordenador do curso de Medicina, professor Romeo Lages Simões.
No decorrer do semestre, o regimento foi lido na íntegra e discutido pelos professores, com sugestões para a nova versão do documento, a ser submetida para aprovação no início do próximo ano letivo, em reunião do Conselho Universitário (Consuni). “O resultado foi maravilhoso. A gente conseguiu ler o regimento todo, todos os grupos contribuíram com o que eles identificaram como lacunas ou pontos de melhoria, nos mostrando os locais certos do regimento a serem modificados. Teremos um documento com essas contribuições, e a gente percebeu o envolvimento dos grupos, se conhecendo uns aos outros”, destacou a pró-reitora acadêmica, professora Adriana de Oliveira Leite Coelho.

Além das contribuições de todos os coordenadores de curso para a atualização do regimento-geral da UNIVALE, a pró-reitora considera que o ciclo de formação foi importante para aumentar a integração entre o corpo docente. “Essa integração foi muito válida, com coordenadores que às vezes não convivem diariamente, alguns que trabalham em turnos diferentes, e eles trabalharam juntos para nos entregar momentos dinâmicos, lúdicos, emocionantes e divertidos. Um valorizou o outro, mostrando onde cada um ajudou. Agora vamos ler os resultados e alterar esses pontos do regimento”, avaliou Adriana.
Você pode se interessar por:
- INFÂNCIAS DESENHANDO A ECONOMIA: PESQUISA DA UNIVALE AVANÇA COM ESCUTA DE CRIANÇAS EM GOVERNADOR VALADARES
- UNIVALE presta homenagem ao professor Bernard Charlot, referência da Educação no Brasil e parceiro do Mestrado
- Natal Encantado do CAIGE emociona idosos e celebra o encerramento das atividades de 2025
O tema do encontro de encerramento foi Sustentação Institucional, com debates sobre normas que regem pedidos de recursos e de reconsideração, detalhes de instâncias como Câmara de Graduação e Câmara de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação do Consuni, e emissão de diplomas, certificados e títulos honoríficos.

“Reconsideração seria o primeiro passo, quando se discorda de algum posicionamento e vai diretamente à pessoa da qual a gente discorda. Se um aluno discorda de uma situação em sala de aula, primeiramente ele deve buscar o docente. Não havendo a possibilidade do docente reconsiderar sua decisão, se o aluno não se sentir contemplado ele pode tentar um recurso. E é importante destacar que o recurso nunca é decidido por uma só pessoa, a gente sempre trabalha com instâncias colegiadas, e isso fortalece a decisão”, comentou Enara Cristina.
Durante a reunião, os coordenadores presentes foram divididos em grupos e analisaram casos propostos por Enara e Romeo, devendo chegar a alguma conclusão, com base no regimento-geral. “É uma discussão bem interativa, pautada de acordo com vários casos, e em cada mesa nós deixamos um caso para o grupo. Vamos brincar com as situações e tem que saber como está no regimento. Sem o regimento, a gente fica perdido”, afirmou Romeo.












