Por: Natalia Lima Amaral
Na manhã deste sábado (19/11), às 8h30, o programa Roda de Saberes, uma iniciativa do curso de Pedagogia da UNIVALE, da UNIVALE TV e do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), esteve na Escola Estadual Carlos Luz, no bairro Carapina, em Governador Valadares. Com o objetivo de envolver os alunos da graduação e colocar em circulação os saberes construídos na universidade, nas escolas e em outros espaços educativos, esta edição da Roda destacou as experiências no ambiente escolar, evidenciando a importância de ele estar aberto para a comunidade.
A proposta da Roda de Saberes foi organizada pelo Laboratório de Didática do curso de Pedagogia, sendo realizada em torno de 4 vezes ao ano. Aberta à comunidade acadêmica da UNIVALE e às comunidades escolares de Governador Valadares e região, esta edição foi pensada a partir de uma atividade de estágio coordenada pela professora Elizabete Carvalho, e da pesquisa “Conversando com a cidade: cartografia da comunidade do Carapina”. A iniciativa contou com a colaboração dos estudantes, da E. E. Carlos Luz, da UNIVALE e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
A professora conta, com muita satisfação, sobre a participação de todos na iniciativa. “É uma oportunidade dos alunos discutirem questões que desafiam educacionalmente a comunidade escolar, visto que isso impacta de maneira positiva na formação deles. E este é um momento importante, em que a universidade dialoga com a comunidade externa, discutindo questões que perpassam o dia a dia da escola”, comenta Elizabete.
Maria Eduarda Martins da Silva, aluna do 2° período de Pedagogia, esteve presente na Roda de Saberes e vê esse momento como uma experiência recompensadora. “Expomos perspectivas no contexto da escola aberta para a comunidade, uma contribuição ao que já vimos no estágio que estamos realizando. Participar deste momento foi gratificante, pois fizemos uma interlocução dos meios através do diálogo, conversando sobre isso ao lado de pessoas com grandes experiências, com a professora Celeste e representantes da comunidade. Isso só tem a contribuir com a minha vivência acadêmica, além de aprimorar o meu conhecimento e ajudar a construir a minha perspectiva para atuar nessa relação escola-comunidade”, explica.
Além da Maria Eduarda e da professora Elizabete, o diretor da escola Miguel Dias Maciel e a professora do GIT, Maria Celeste, estiveram presentes na Roda de Saberes. A Escola Estadual Carlos Luz fica localizada na rua Ipiranga, 374 - Morro do Carapina (GV).
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios