A saúde mental é um tema relevante nos dias atuais e o seu cuidado dentro das organizações é fundamental para o bem-estar e a produtividade dos colaboradores. Devido à competitividade e ao crescimento exponencial de diversas empresas, muitos setores estão sendo sobrecarregados, causando exaustão em funcionários. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade, sendo que um terço desse número é representado pela população mais jovem, de 18 a 24 anos.
Na UNIVALE, o programa Orgulho em Pertencer tem desenvolvido uma série de projetos e ações que visam a saúde mental e o bem-estar de seus colaboradores. Ele é coordenado por Sabrina Hermes, psicóloga do Departamento de Desenvolvimento Humano, que acredita que as empresas devem manter esse olhar atento para os seus funcionários. Caso contrário, ela ressalta: “Algumas das consequências que podem acontecer são ansiedade e depressão, que são causa de transtornos psicológicos, como a Síndrome de Burnout, que é o esgotamento profissional. Portanto, essa sensibilidade com o outro é fundamental”, explica.
Sabrina também aponta que para a empresa é fundamental ter conhecimento da sua estrutura e dos seus processos internos, além de entender as questões em trâmite. Esse procedimento faz com que eventuais mudanças sejam capazes de ocorrer, visto que são as pessoas que fazem a instituição. “Existe uma pesquisa feita por uma emissora que aponta que 54% dos colaboradores têm medo e receio de pontuar para o gestor ou para a empresa as suas limitações, as situações que estão acontecendo”, comenta.
Na UNIVALE, o cuidado é um pouco mais especial. “Temos diversos projetos encaminhados. Um deles é uma parceria com o curso de Educação Física da instituição, que trabalha modalidades de futebol, hidroginástica, vôlei e caminhada guiada para todos os colaboradores. É totalmente gratuito, porque é importante que o colaborador também cuide da sua saúde física. Além disso, temos as clínicas integradas, com atendimentos médicos em mais de 20 especialidades, atendimentos na área da psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia, dentre outras. Temos também o programa ‘Um gesto de Cuidado’, que é um acolhimento psicológico em algo pontual que o colaborador está passando, uma orientação que precise ou apenas uma conversa. Isso tem um grande impacto na saúde mental do colaborador”, explica Sabrina.
Acesse o site e conheça outras ações do Departamento de Desenvolvimento Humano da UNIVALE.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios