Sumário
O curso de Enfermagem da UNIVALE realizou sua Semana Acadêmica entre os dias 7 e 10 deste mês (de terça a sexta-feira), com apresentação do Seminário Integrador, discutindo o tema da igualdade étnico-racial em palestras, apresentações de trabalhos (nos formatos banner e artigo), além de momentos culturais. No encerramento, na sexta-feira, foram realizados seis minicursos, oferecidos por egressos do curso que se destacaram em diferentes campos de atuação da Enfermagem.
A professora Valéria Ambrósio considera que a presença dos egressos nos minicursos demonstra aos atuais estudantes as diversas oportunidades que eles poderão seguir na Enfermagem. “Os minicursos fortalecem os cuidados mais atualizados. Estamos trabalhando com egressos que estão se destacando no campo de trabalho, em diversas áreas. E, além de atualizar, isso dá aos futuros enfermeiros a oportunidade de saber onde eles podem atuar. Hoje nós temos profissionais de seis campos diferentes, falando em cada um dos minicursos”, comentou Valéria.
Egressa do curso, a enfermeira Maria Elisa Ribeiro voltou à UNIVALE para ministrar o conteúdo sobre assistência de Enfermagem ao portador de ostomia. “Eu entendo que essa capacitação vai abrir o olhar dos futuros profissionais. Hoje a gente não consegue aprofundar, porque a gente fala resumidamente. Mas eles vão guardar aquela sementinha ali e, na prática clínica deles, quando eles tiverem a necessidade, eles vão saber o que acessar”, avaliou Maria Elisa.
Em outro minicurso, Mauro Lúcio Oliveira falou sobre o cateter central de inserção periférica. “É um cateter que chega até o coração em neonatos, recém-nascidos, para realizar a administração de medicamentos. Para os futuros enfermeiros isso é extremamente importante, porque é uma tecnologia que permanece por longo período no recém-nascido e lactente, por até seis meses. E a gente consegue promover segurança e melhor qualidade de assistência para o paciente”, explicou o enfermeiro.
Nos outros dias da Semana Acadêmica, as discussões sobre igualdade étnico-racial relacionadas à Enfermagem abrangeram apresentações de trabalhos, com participação de todos os períodos do curso, promovendo interação e troca de conhecimentos entre os estudantes. “É muito importante, porque a gente consegue agregar conhecimento com as outras turmas, perdendo um pouco dessa vergonha de palco, e trazendo diversas informações sobre o que foi proposto para o seminário”, afirmou a aluna Mariana Pinheiro.
A coordenadora do curso, professora Mônica Valadares, ressalta que os debates da Semana Acadêmica são importantes para o desenvolvimento não apenas profissional, mas também pessoal dos futuros enfermeiros. “Mais uma vez o Seminário Integrador do curso de Enfermagem se faz palco para discussões tão importantes assim, que favorecem o crescimento e o desenvolvimento profissional de nossos alunos. E também o desenvolvimento enquanto pessoa, já que a grande maioria aqui vai praticar o cuidado em sua vida profissional. Esse é nosso maior objetivo”, disse a coordenadora.