Os dias entre 29 de maio e 2 junho, de segunda a sexta-feira, foram intensos para os alunos de Medicina Veterinária da UNIVALE. Organizada pelos próprios estudantes, a Semana Acadêmica, com palestras e minicursos, foi realizada de forma simultânea ao Seminário Integrador, promovido pela gestão do curso e voltado a atividades de extensão e pesquisa.
“A gente uniu a Semana Acadêmica com a apresentação dos Seminários Integradores do curso de Medicina Veterinária. No Seminário, do 1º ao 6º período, é extensão. Os alunos fazem projetos que impactam a comunidade. São ações, seja de informações de doenças, ou com campanhas solidárias, como doação de rações para animais errantes, ou que não têm condição de se alimentar adequadamente. A gente volta para a instituição para apresentar os resultados disso em forma de trabalho científico”, explicou o coordenador do curso, professor Victor Negrão Póvoa.
Na Semana Acadêmica, ficou sob responsabilidade dos próprios estudantes a escolha de palestrantes e temas de atualidades veterinárias. Para o coordenador do curso, as palestras e minicursos deram a possibilidade para os alunos se aprofundarem, até com oportunidades práticas, em conteúdos vistos nas salas de aula.
“Os alunos, além de serem nutridos de conhecimento e informação, puderam praticar alguns dos conteúdos das palestras, que muitas vezes eles não veem com tanto aprofundamento dentro da graduação. Porque a gente explora um assunto específico que, nas aulas, é feito mais de forma teórica, sem explorar de forma prática. Isso acaba elevando o conhecimento, e os alunos descobrem temáticas que às vezes não teriam tanto contato e eles podem ter aptidão para isso”, avaliou Victor.
Ao chamar profissionais de diversas áreas para as palestras e minicursos, os estudantes também criam oportunidades de aprofundar o relacionamento com pessoas que já atuam no mercado. “A Semana Acadêmica é muito boa, tanto para os organizadores quanto para os alunos. Porque a gente faz muito networking, conhecendo palestrantes de várias outras áreas, como pequenos animais, grandes animais e inspeção”, comentou o estudante Davi Porfirio, membro da comissão organizadora.