Alunos de Medicina Veterinária da UNIVALE tiveram uma Semana Acadêmica com programação diversificada, com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos do Seminário Integrador. Entre segunda e quarta-feira (dos dias 27 a 29), foram discutidos temas como igualdade étnico-racial (tema transversal trabalhado por todos os cursos da universidade neste semestre), reprodução de bovinos e equinos, animais silvestres e alimentação para felinos, entre outros assuntos.
O coordenador do curso, professor Victor Negrão Póvoa, considera a Semana Acadêmica uma grande oportunidade para integrar alunos de Medicina Veterinária de todos os períodos, com aprofundamento e troca de conhecimentos dos conteúdos abordados em sala de aula. Por meio do Centro Acadêmico, os estudantes se envolvem até mesmo com a organização do evento.
“Para a formação do aluno, tudo isso é essencial. É uma possibilidade de eles verem temas e terem contato com outros profissionais no mercado que estão atuantes. Muitas vezes os palestrantes são veterinários bem-sucedidos, nas mais diversas áreas da Medicina Veterinária. E todos estão ali colocando a mão na massa mesmo, fazendo a prática. A Semana Acadêmica também é uma possibilidade de fazer ‘networking’. Ou seja, esses palestrantes conhecem os alunos e assim se cria uma proximidade entre os alunos e os palestrantes”, avaliou o coordenador.
Uma das palestrantes foi a zootecnista Melqui Morais Macedo, que abordou a importância da nutrição animal no manejo de bezerras. “A ideia é falar um pouco sobre nutrição e manejo de bezerras leiteiras nessa fase de aleitamento, do nascimento até os três meses, e pincelar um pouquinho sobre a recria, até essa novilha virar vaca”, explicou. Aluno de Medicina Veterinária, Roger Costa Honorato aprovou a programação da Semana Acadêmica: “O intuito é trazer essas palestras para agregar conhecimento e também trazer informações sobre áreas que a gente acaba não vendo durante a grade curricular da faculdade”.