Por Thiago Ferreira Coelho
O curso de Fisioterapia da UNIVALE realiza nesta semana, de segunda a sexta-feira (de 20 a 24), o Seminário Interdisciplinar, com alunos apresentando trabalhos que relacionem as disciplinas do semestre com o tema transversal da universidade, meio ambiente. A coordenadora do curso, professora Anaile Toledo, explica que, dentro do tema universal, a Fisioterapia trabalha seu tema específico, que é a relação do meio ambiente com o processo de saúde e doença.
“A proposta desse momento dos seminários é que o tema seja levado a pensar junto às disciplinas que o aluno está desenvolvendo no período, e que o estudante consiga pensar o conhecimento que adquiriu nas disciplinas para desenvolver aquele trabalho”, destaca a coordenadora.
A professora acrescenta que cada período trabalha o tema principal de acordo com um subtema, para apresentar aos colegas de curso. Os subtemas neste semestre são meio ambiente e resíduos sólidos, água, ar, sustentabilidade no século 21, processo de reabilitação em ambientes naturais, e alterações climáticas no processo de saúde e doença.
“O modo de apresentação é em quatro formatos. Cartilha, exposição oral, apresentação de um produto terapêutico ou apresentação por meio de teatro. Cada grupo fica com um formato de apresentação, e esse mesmo tema é apresentado de quatro formas diferentes”, frisou Anaile.
Minicursos e apresentações no Seminário de Fisioterapia
Embora já esteja no 3º período do curso, a estudante Thawana Andrade participa pela primeira vez de um Seminário Interdisciplinar: “É o meu primeiro, porque estou começando agora. Entrei no 3º período, porque já tenho uma formação, em Enfermagem, também aqui na UNIVALE. Mas naquela época não tinha o Seminário. Está sendo uma novidade para mim, e estou gostando. Estou achando bem positivo”.
O grupo de Thawana fez uma apresentação teatral na quarta-feira (22), relacionando Fisioterapia respiratória e poluição do ar. “Estou achando bem interessante, a gente vai se familiarizando mais com essa questão de se apresentar para o público, de perder o medo, fora essa interação que a gente tem entre a gente mesmo, com os outros períodos. É bem interessante. Nosso trabalho é sobre Fisioterapia respiratória e poluição do ar, casou muito bem essa proposta. A gente fez nossa pesquisa e relacionou bem os dois temas”, disse a aluna.
As apresentações dos estudantes acontecem à noite, no Auditório A. Mas o Seminário Interdisciplinar também é realizado durante as tardes, com minicursos no Centro Esportivo UNIVALE (CEU). “A gente elenca os minicursos de acordo com a demanda dos alunos, com o interesse do que foi levantado durante o semestre. Eles passam as demandas e a gente vai montando esses minicursos para eles”, salientou a também professora do curso, Natália Virgínia Vieira. Os minicursos escolhidos para este semestre foram em massagem terapêutica, auriculoterapia básica, terapias manuais aplicadas à coluna vertebral, e introdução ao método Pilates.