O Setor de Gestão Pedagógica (Gepe) é pautado em uma atuação ética e democrática na construção de processos de ensino e aprendizagem que considerem as múltiplas relações que se estabelecem na universidade, bem como a pluralidade de atores envolvidos nesse processo de ensinar e aprender. Compreendendo a missão da universidade de construir e compartilhar o conhecimento por meio da formação de profissionais competentes, éticos e comprometidos com o desenvolvimento humano e regional.
Entendido como espaço articulador, o Gepe propõe o assessoramento pedagógico aos cursos e aos setores administrativos. Conduz à ressignificação das práticas dos sujeitos envolvidos na dimensão pedagógica, recriando e transformando a realidade, por meio de oficinas, fórum de discussão, minicursos, reuniões, atendimentos individuais e coletivos, entre outros.
Essa é uma dinâmica de constante tomada de consciência e de possibilidades de superação dos desafios com ações concretas de apoio junto aos coordenadores de cursos, NDEs e colegiados. O compromisso é de interpretar a realidade dos cursos, acolher as necessidades prestando a devida assessoria, por meio de ações planejadas, incentivando o trabalho participativo, além de valorizar e estimular experiências exitosas nos cursos.
Art. 3º O Setor Gestão Pedagógica – Gepe é um setor de estudos, pesquisas e assessoramento, composto por pedagogos que tem função de proporcionar, à comunidade acadêmica, assistência didática e pedagógica, a fim de:
I – contribuir com o planejamento e implementação de políticas e ações educacionais, visando à melhoria do processo ensino-aprendizagem;
II – colaborar com a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão;
III – difundir novos saberes e legislações educacionais e orientar o processo educativo em todos os níveis de ensino ofertados pela instituição.
Art. 4º O(a) pedagogo(a) é o(a) profissional do magistério que atua na organização e gestão do ensino, sendo um dos responsáveis por viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas.
São atribuições do Setor de Gestão Pedagógica:
São atribuições da coordenação do Setor de Gestão Pedagógica:
O acompanhamento pedagógico compreende em:
a) orientar os professores na elaboração dos Planos de Ensino;
b) atender individualmente aos docentes em suas necessidades quanto ao desenvolvimento do fazer pedagógico;
c) acompanhar os processos de mudanças exigidas pelas legislações em vigor;
d) realizar programas de Capacitação Docente por meio de Oficinas Pedagógicas;
e) dar suporte pedagógico aos cursos ofertados pela Univale;
f) acompanhar os projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Univale;
g) elaborar planilhas, minutas, relatórios e pareceres sobre as atividades pedagógicas do Setor Gestão Pedagógica- GEPE;
h) apoiar e subsidiar os coordenadores de curso e colegiados nos processos de avaliação das condições de ensino para os fins de: Reconhecimento de curso, Renovação de Reconhecimento, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Curso, Credenciamento/Autorização entre outros componentes do Sistema Nacional de Avaliação;
i) subsidiar os coordenadores de curso na construção de textos a serem inseridos no e-MEC em processos de reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento de curso tendo como fonte de pesquisa os Projetos Pedagógicos;
j) elaborar instrumentos e fomentar processos para acompanhamento e avaliação periódica de cursos de graduação, projetos e demais atividades didático-pedagógicas;
k) monitorar e avaliar a implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos;
l) participar do planejamento e da organização dos encontros e jornadas pedagógicas;
m) receber, analisar e acompanhar os planos de ensino dos cursos, em conjunto com os coordenadores de cursos;
n) contribuir com a realização de eventos acadêmicos;
o) contribuir com os Conselhos Acadêmicos, conforme regulamento próprio de cada curso;
p) acompanhar e desenvolver reuniões com os representantes de turma para monitoramento e avaliação contínua dos processos educativos.
Mestre em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior: novas linguagens, novas abordagens pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE.
Possui experiência profissional na Educação Básica como coordenadora pedagógica escolar e pedagoga analista da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares – SMED/GV, na qual pertenceu a equipe do ensino fundamental I e à Educação do Campo, ainda participou do processo de construção da Política Municipal de Educação do Campo em Tempo Integral.
Atualmente é Coordenadora do setor Gestão Pedagógica (GEPE) da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE. Também atuou como docente no Ensino Superior, como professora convidada. Os estudos concentram-se na área da Educação a Distância, Alfabetização e Letramento, Ensino Superior, Relações de Gênero e currículo, Aprendizagem significativa. Como Mestranda em Educação (UFVJM) desenvolveu a pesquisa sobre a constituição das feminilidades e masculinidades no currículo da escola em tempo integral.
Mestre em Gestão Integrada do Território (UNIVALE), especialista em Coordenação Pedagógica (UFOP) e Neuropsicopedagogia (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce (2012). Experiência em Coordenação Pedagógica em instituições de ensino público e privado. Experiência na docência no curso Normal nível médio (Magistério).
Atualmente é pedagoga no setor de Gestão Pedagógica da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Desempenha funções de análise técnica e pedagógica dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação presencial; desenvolvimento de programas de formação docente por meio de Oficinas Pedagógicas; atendimento e orientação didático-pedagógica a docentes e na elaboração de planejamentos. Elaboração de documentos institucionais, acadêmicos e outros. Professora da disciplina de Metodologia Científica nos cursos do Núcleo da Saúde.
https://lattes.cnpq.br/1068605374795845
fabricia.abelha@univale.br
Mestre em Gestão Integrada do Território – GIT pela Universidade Vale do Rio Doce, com ênfase em Educação, ensino superior, juventude, juventude do Campo e Migração. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE (2013) e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Nos últimos anos atuou como Pedagoga Analista na Prefeitura Municipal de Governador Valadares, com o foco em assessorias nas escolas do Campo, bem como na formação de professores e Gestores do Campo. Atuou como professora na rede municipal de ensino do município por três anos como regente de turma na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Atuou como Tutora do curso Educação Integral Integrada ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG em parceria com a Secretaria Municipal de Educação como parte do programa de formação de professores de escolas em tempo integral. Atuou como pedagoga escolar, em instituições de Educação Infantil no referido município. Atuou como formadora no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais / UFMG.
No ano de 2020 passou a integrar o setor de Gestão Pedagógica – GEPE e exercer o cargo de Pedagoga na Universidade Vale do Rio Doce -UNIVALE, em Governador Valadares.
https://lattes.cnpq.br/4091600682739122
luiza.freitas@univale.br
Mestre em Gestão Integrada do Território, pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIVALE), graduada em Pedagogia. Atualmente é Pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica – GEPE da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE e Professora da disciplina de Metodologia Científica no curso de Psicologia.
Desempenha funções de análise técnica e pedagógica dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação; desenvolvimento de programas de formação docente por meio de Oficinas Pedagógicas; atendimento e orientação didático-pedagógica a docentes e na elaboração de planejamentos. Elaboração de documentos institucionais, acadêmicos e outros. Ingressou no Mestrado com o sonho de provocar transformações por meio da educação, que é o caminho mais eficaz para a evolução.
https://lattes.cnpq.br/1433607032051072
karine.teixeira@univale.br
Pedagoga, bacharela em Comunicação Social e mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (2018). Já atuou como professora, diretora escolar e Secretária Municipal de Educação Adjunta na rede municipal de ensino de Governador Valadares.
Atualmente é professora e coordenadora dos cursos de Pedagogia da UNIVALE, presencial e EaD e pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica da UNIVALE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos – UNIVALE.
https://lattes.cnpq.br/5508751851169003
karla.almeida@univale.br
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2020), pós-graduanda em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior (FAVENI). Possui experiência em coordenação pedagógica e monitoria, com atuação no ensino profissionalizante e Rede Municipal de Ensino. Atualmente é pedagoga da Diretoria de Educação a Distância e do setor de Gestão Pedagógica da Universidade Vale do Rio Doce.
Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. Atualmente, está cursando uma especialização em Supervisão e Orientação Educacional na mesma instituição. Com experiência na área de Educação, também concluiu uma especialização em Alfabetização e Letramento e a Psicopedagogia Institucional. Em sua trajetória, atuou como Professora Particular, Auxiliar pedagógico e Supervisora Pedagógica. Na atualidade é Pedagoga da Gestão Pedagógica da UNIVALE.
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), possui experiência na área de Educação. Atuou na Secretaria de Educação do município de Iúna-ES, exercendo funções na área de secretaria escolar. Atualmente, desempenha o papel de Assistente Administrativa no setor pedagógico da UNIVALE.