Resumo
Em toda a parte do planeta, os rios e cidades possuem uma história em comum de longa duração. No Brasil, com 4 em cada 5 brasileiros vivendo em cidades, as margens dos rios urbanos têm sido disputadas por diferentes protagonistas em uma complexa rede de relações de poder e expressões culturais. De um ponto de vista ecológico e material, os fluxos fluviais entram pelo tecido urbano, passando por corpos humanos e não humanos, e voltam para o curso original.
O presente projeto tem como objetivo analisar a presença e agência do rio Doce no funcionamento do metabolismo social da cidade de Governador Valadares (MG) no século XXI. Nesta perspectiva do metabolismo, investigaremos comos fluxos de águas e o contexto fluvial de sua topografia atuam diretamente e indiretamente nos serviços de saneamento da cidade: drenagem pluvial, abastecimento de água, coleta de esgoto e resíduos sólidos. Ou seja, as águas captadas passam dentro e ao lado de nossos corpos, movimentando também nossas excretas e nosso lixo. A cidade faz parte do rio pela capilarização de suas águas emseu metabolismo. Certamente parte dessa relação de Valadares e o Rio Doce será evidenciada como desfavorável do ponto de vista ambiental do rio e da natureza urbana, assim como da saúde pública dos habitantes.
Principalmente após o descaso da atividade de mineração e o desastrecrime da Samarco em 2015. A reflexão crítica sobre a proximidade de rios urbanos fomenta novos debates que afetam de maneira rica outras áreas de pesquisa, como as engenharias, e disciplinas das humanidades que desconsideram questões ambientais emergentes em nossas sociedades. Junto à investigação científica, o presente projeto também atuará na construção coletiva do conhecimento e divulgação científica destes junto aos membros da pesquisa, alunos da Univale e de escolas parcerias, e dos catadores da ASCANAVI, a partir do projeto de extensão Rede Solidária Natureza Viva.
Resumo
O objetivo deste estudo é avaliar a percepção dos estudantes do curso de Odontologia da UNIVALE sobre a humanização no atendimento clínico odontológico. O cirurgião-dentista necessita compreender não somente os sinais e sintomas físicos, mas também o emocional do indivíduo e buscar uma prática mais humanizada que produza uma maior cooperação e vínculo afetivo com o usuário.
O atendimento humanizado deve ser fundamentado no acolhimento, na assistência integral, na escuta qualificada e respeito. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, mediante levantamento de dados primários com abordagem qualitativa. A amostra será constituída por estudantes regularmente matriculados no ano de 2024, no 4º ao 8º períodos do curso de Odontologia da UNIVALE, que aceitarem participar da pesquisa espontaneamente e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Para a coleta de dados será utilizado um roteiro semiestruturado. A partir das Diretrizes da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, serão abordadas as temáticas percepção da humanização, acolhimento do usuário, humanização e ensino e humanização na prática clínica. As falas dos entrevistados serão gravadas e posteriormente transcritas e analisadas. Os dados sociodemográficos serão tabulados em planilha do programa Microsoft Office Excell e serão expressos em termos de frequência relativa e absoluta das respostas. Os dados qualitativos coletados nas transcrições das entrevistas serão analisados pela técnica da Análise do Conteúdo de Bardin.
Resumo
A dengue é uma das arboviroses mais relevantes para a saúde pública e a disseminação é feita especialmente pelo Aedes aegypti e pelo A. albopictus. No município de Governador Valadares o número de casos de dengue aumentou progressivamente e exponencialmente nos últimos meses. Além disso, o índice de infestação larvária está cinco vezes maior que o considerado de baixo risco para a ocorrência de epidemia pelo Ministério da Saúde. Considerando que diversos medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica são derivados ou sintetizados de um produto natural, o objetivo deste trabalho é avaliar a ação antiviral sobre o vírus da dengue de óleos essenciais extraídos das folhas e flores das plantas medicinais Cymbopogon densiflorus (Steud) Stapf. e Melaleuca leucadendron (L.) L. Modelos computacionais irão avaliar o efeito antiviral contra o vírus da dengue, bem como, o efeito inseticida contra larvas do mosquito A. albopictus. Após a realização dos ensaios in silico, os óleos essenciais que tenham apresentado potencial farmacológico promissor serão selecionados para dar prosseguimento ao estudo in vitro. Será avaliada a citotoxicidade, o potencial de ação antiviral e o potencial de ação larvicida sobre células de larvas do mosquito A. albopictus. Os produtos obtidos neste projeto subsidiarão estudos futuros para proposição de novos fármacos e inseticidas.
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo verificar a efetividade das ações de Atenção Primaria à Saúde na perspectiva da população usuária da Estratégia de Saúde da Família localizada na zona urbana do município de Governador Valadares. A amostra será constituída por crianças (pessoa até 12 anos de idade incompletos), adolescentes (pessoa entre 12 e 18 anos de idade), adultos (pessoa entre 18 e 59 anos de idade) e idosos (pessoa com 60 anos ou mais de idade), de ambos os sexos, fisicamente independentes e com função cognitiva preservada para responder aos questionários que serão utilizados na pesquisa. Estas condições serão avaliadas a partir dos prontuários arquivados nas ESF e com auxílio dos profissionais de saúde que atuam nas mesmas (médico, enfermeiro, agente comunitário de saúde).
Na coleta dos dados será utilizado um inventário sócio demográfico que irá identificar os indicadores de saúde e a utilização dos serviços de saúde. As variáveis incluídas são: idade, sexo, situação conjugal, renda mensal individual e familiar, escolaridade, vivência familiar, número de consultas médicas realizadas na ESF (nos últimos 6 meses), número de doenças referidas (nos últimos 6 meses), número de medicamentos utilizados diariamente (nos últimos 6 meses). Para avaliação da efetividade das ações de saúde será utilizado o questionário PCATOOL-BRASIL Versão Adulto. Este questionário visa avaliar 4 atributos essenciais (acesso aos serviços de saúde, longitudinalidade, integralidade e a coordenação da atenção) e 3 atributos derivados (orientação familiar, orientação comunitária, competência cultural). As variáveis incluídas nesse roteiro pretendem conhecer o sistema de atenção à saúde a população e o modelo de processo de trabalho. Os dados serão analisados através do software R.
Resumo
O ácido poli-L-lático e a Hidroxiapatita estão entre os principais bioestimuladores utilizados em procedimentos estéticos, para rejuvenescimento facial. Entretanto, o mecanismo de ação destas substâncias ainda não está bem elucidado e evidências científicas apontam possíveis riscos relacionados ao procedimento. Aplicações intradérmicas dessas substâncias podem induzir a formação de ondulações e nódulos, geralmente palpáveis, devido ao acúmulo dos produtos e fibrose mediada por macrófagos. Neste sentido, o presente projeto propõe-se a avaliar o perfil de resposta imune inata mediada por macrófacos frente à estímulos com hidroxiapatita e ácido polil-lático.
Resumo
A cicatrização de feridas demanda uma série de interações físico-químicas que necessitam da absorção adequada de nutrientes em cada uma de suas etapas. Além da nutrição, diversos fatores podem afetar negativamente a cicatrização como a presença de doenças crônicas não transmissíveis, especificamente o Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) que apresenta inflamação e estresse oxidativo. A redução da inflamação e uso de antioxidantes tem sido reconhecidos no processo de cicatrização de feridas e na redução dos agravos do DM2. A suplementação de Coenzima Q10 tem apresentado eficácia como um complemento terapêutico no tratamento de doenças metabólicas e redução da inflamação, mas poucos estudos clínicos randomizados no processo de cicatrização são relatados em humanos.
Objetivo: Avaliar os efeitos biológicos da suplementação da Coenzima Q10 na evolução da cicatrização de lesões dermatológicas de indivíduos com DM2. Metodologia: Trata-se de estudo clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo de participantes com lesões dermatológicas e DM2. No grupo de 60 participantes com suplementação CoQ-10 será oferecido, além do tratamento convencional dose de 100mg de CoQ10 na forma de ubiquinona em cápsulas gelatinosas por 12 semanas. No grupo controle estarão 60 participantes com perfil semelhante ao do grupo de intervenção, com tratamento convencional e suplementação com placebo. Será observada a evolução clínica da cicatrização de lesões dermatológicas e analisados os parâmetros nutricionais/antropométricos. Além disso, serão analisados os níveis de mediadores inflamatórios e indicadores de estresse oxidativo e de genótipos de polimorfismos em genes relacionados ao DM2 e à resposta inflamatória.
Resumo
A migração através da fronteira do México é utilizada há muitos anos pelos brasileiros para ingressar no território americano sem as devidas documentações. O Governo americano, na tentativa de reduzir o fluxo migratório pela fronteira do México, aumentou a fiscalização e iniciou em 1994 a construção de barreiras em pontos considerados estratégicos. Em 2018 surgiu uma nova estratégia denominada “Cai-Cai”. Esta forma de travessia consiste em atravessar a fronteira via terrestre sem a documentação necessária, acompanhados por crianças e adolescentes menores.
Os emigrantes adultos se apresentam às autoridades americana de Alfandega e Controle de Fronteira, e, como estão com menores não sofrem deportação imediatamente. O objetivo principal deste projeto é compreender as motivações, expectativas e projetos que movem essas famílias a efetivar este tipo de mobilidade migratória internacional. Trata-se de um estudo qualitativo no qual serão realizadas entrevistas semiestruturadas em dois campos de coleta de dados. O primeiro campo de coleta de dados será formado pelos municípios da RGIm- GV e, o segundo, será a região denominada New England – EUA, compreendendo as cidades com maior presença de brasileiros cuja localidade de origem são as cidades localizadas na RGIm-GV, sendo elas: Boston, Framingham, Samerville, Bridgeport, Newark, Danbury, Fairfield.
Resumo
A Brassica oleracea var. capitata (repolho) parece exercer uma diversidade de efeitos biológicos benéficos à saúde como a ação antimicótica, antibacteriana, antioxidantes, anticarcinogênica, anti-inflamatória, fotoprotetora e anti-hiperglicemiante. Esses efeitos podem estar relacionados às classes de compostos bioativos como os flavonoides e metabólitos produzidos a partir dos glicosinolatos. Mesmo com os avanços tecnológicos atuais, existem poucas evidências sobre os parâmetros qualitativos e quantitativos dos metabólitos bioativos presentes no repolho que justifiquem seus efeitos benéficos à saúde.
Desse modo, o objetivo desse projeto é realizar a caracterização físico-química das moléculas com propriedades bioativas presentes no extrato de Brassica oleracea var capita (repolho). As etapas do presente estudo envolverão a padronização da produção do extrato Brassica oleracea var. capitata, padronização da hidrólise do extrato para avaliação das atividades antioxidantes dos compostos por meio da Espectroscopia no UV-Vis e caracterização qualitativa e quantitativa das biomoléculas por meio análise por HPLC. Essas análises serão essenciais para identificação de parâmetros físico-químicos de compostos bioativos presentes no repolho, o que poderá gerar evidências para o controle de qualidade e otimização do desenvolvimento de produtos farmacêuticos e cosméticos na UNIVALE.
Resumo
A saúde humana e ambiental é impactada pelas condições de organização e desenvolvimento do planejamento territorial perpassando pela via do saneamento. Estudos preliminares realizados pelo Laboratório Cidadão de Ecologia do Adoecimento e Saúde dos Territórios (LEAS) da Universidade Vale do Rio Doce têm sugerido que a presença de Aedes aegypti foi afetada pela presença de rejeito de mineração após o desastre ocorrido em Mariana em 2015. Assim, o presente projeto pretende investigar se as condições ambientais de saneamento e o acúmulo de rejeitos de mineração impactam na transmissão de doenças por vetores nas áreas mais próximas da calha do rio Doce.
Como parte da pesquisa serão considerados o uso do espaço urbano e planejamento territorial municipal, a presença de áreas verdes públicas e terrenos baldios. A pesquisa será realizada por meio da Ciência Cidadã, onde a comunidade será convidada a registrar locais de risco por meio de fotografias. Estudantes da graduação farão coletas para o registro da presença dos vetores, tendo os pesquisadores do LEAS como orientadores. Os achados serão comparados com dados oficiais das doenças para validação dos resultados da pesquisa feita pelos cidadãos cientistas.
Resumo
As arboviroses representam grande desafio à saúde pública dos países em desenvolvimento. Referem- se aos agravos virais, essencialmente zoonoses, sendo a infecção humana um acidente num ciclo que, na natureza, depende de animais silvestres e/ou domésticos e artrópodes. No Brasil, as arboviroses se tornaram importantes e constantes ameaças em regiões tropicais devido às rápidas mudanças climáticas, desmatamentos, migração populacional, ocupação desordenada de áreas urbanas, precariedade das condições sanitárias que favorecem a amplificação e transmissão viral.
Estudos relataram a precariedade da saúde no Vale do Rio Doce em relação ao panorama sanitário de Minas Gerais entre as décadas de 1910 e 1950, bem como, a historiografia de inserção tardia desta região no projeto do saneamento e de programas para a melhoria da saúde pública do Estado, o que contribuiu para a precariedade da saúde e ocorrência de doenças. O projeto de pesquisa pretende dar prosseguimento ao estudo histórico do panorama sanitário de Minas Gerais, a partir de 1950, com foco na região do Vale do Rio Doce e compreender a atual configuração territorial das arboviroses em Governador Valadares, além de interpretar os processos histórico-sociais extraídas por meio das narrativas dos atores vinculados ao controle das arboviroses.
A metodologia terá abordagem quantitativa descritiva e qualitativa documental e exploratória. Será empregado um roteiro semiestruturado norteador das entrevistas. Os participantes serão agentes de controle de endemias (remanescentes do modelo sanitarista campanhista e contemporâneos) que dissertarão sobre a política de controle de vetores das arboviroses vivenciada à sua época. A pesquisa pretende contribuir nas políticas de prevenção, planejamento de ações integradas de atenção e vigilância em saúde, na qualificação do capital humano para otimização dos indicadores de saúde e, consequentemente, na efetividade do manejo dos recursos públicos.
Resumo
Este estudo se insere no debate sobre Educação Integral revitalizado no Brasil na última década, e que convoca a uma maior abertura da escola para a cidade. O objetivo cartografar territórioseducativos em três bairros da cidade de Governador Valadares. Esse município universalizou o tempo integral, a partir do ano de 2009, com a permanência de crianças e adolescentes na escola, por 8 horas diárias, estabelecendo pouco diálogo com o entorno.
O referencial teórico assume uma perspectiva interdisciplinar, construído com o aporte da geografia cultural, por meio das contribuições de Paul Claval, ao reconhecer os territórios constituídos pela identidade, cultura, significações, e gestos cotidianos dos atores; das contribuições de Henri Lefebvre que nosapresenta a cidade como um direito dos seus usuários; e Michel de Certeau e colaboradores quenos permitem refletir o bairro que se constrói no movimento cotidiano de seus praticantes ordinários. Para o diálogo com esses autores, buscamos outros que tematizam a Educação Integral, na perspectiva da cidade educadora. A pesquisa será realizada em uma abordagem qualitativa, envolvendo colaborativamente estudantes de 04 escolas da rede pública, dos bairros selecionados para estudo. Para a produção do material empírico serão buscados documentos sobre cada um dos bairros, e realizadas caminhadas pelas ruas do bairro inspiradas nas contribuições de Michel de Certeau e colaboradores.
Nessas caminhadas, feitas pela equipe de pesquisa e pelos estudantes será objeto de observação os equipamentos urbanos e as práticas cotidianas nos bairros. A socialização dessas caminhadas em rodas de conversa com os estudantes permitirá identificar os possíveis territórios educativos nos bairros, traçando-se, pois, uma cartografia em processo. Espera-se contribuir para a construção de subsídios para a educação integral no município, e para políticas públicas com vistas à consolidação de experiências de tempo integral que conversem com a cidade.
Resumo
A pesquisa que envolve questões ambientais implica em uma abordagem multiescalar e multidimensional. Muitas das pesquisas desenvolvidas pelo Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD-Rio Doce) têm indicado que mudanças ambientais estão ocorrendo de uma forma acelerada, mesmo em áreas protegidas, e um dos grandes desafios da atualidade éentender os impactos destas mudanças sobre os ecossistemas, a biota e os grupos sociais residentes nas áreas do entorno do Parque Estadual do Rio Doce (PERD). Considerando que a compreensão dos processos ambientais presentes no PERD não se restringe a essa dimensão eescala, se torna necessário conhecer a história ambiental do território no qual se localiza essaunidade de conservação do estado de Minas Gerais.
O território de inserção do PERD, aqui considerado, corresponde à Região Geográfica Imediata de Ipatinga (REIM-Ipatinga). Tendo em vista essa necessidade, a coordenação do PELD-Rio Doce propôs ao grupo de pesquisa que secongrega no Observatório Interdisciplinar do Território (OBIT) do PPG em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce (GIT/Univale), os desafios de investigar como se estabeleceram e ainda se estabelecem as dinâmicas e os conflitos no território de inserção do PERD; e de estudar as transformações demográficas, econômicas e socioambiental da REIMIpatinga. A proposta é realizar um diagnóstico contextualizado utilizando dados secundários, estudar as mudanças no campo demográfico, socioeconômico e socioambiental; verificar as implicações do rompimento da barragem da Samarco (5/11/2015), que afetou a bacia do rio Doce; caracterizar historicamente as dinâmicas e conflitos no território do PERD, a partir de suas muldimensionalidades (social, cultural, ambiental, urbana, sanitária, jurídica, econômica e demográfica). Assim, a proposta do projeto procura dar conta dos dois desafios, com o objetivo de desvelar os processos e dinâmicas territoriais e suas correlações com o PERD.
Resumo
O projeto de pesquisa intitulado “Direito, literatura e reinvenções simbólicas do território: diálogos em tempos neoliberais” atua de forma interdisciplinar a captar e conhecer dimensões veladas das e nas relações sociais, a partir do trânsito metodológico do movimento direito e literatura e, na mesma direção pretende elaborar uma proposta de construção teórica entre território e literatura.
Para o alcance do intento foram escolhidas três obras literárias, a saber: “Torto Arado” de Itamar Vieira Júnior; “Nas terras do rio sem dono” de Carlos Olavo da Cunha Pereira e “Quarto de despejo” de Carolina Maria de Jesus. As obras em comento serão perscrutadas desde a metodologia do direito na literatura com vistas a vislumbrar as facetas de narrativas invisibilizadas e esquecidas pelo direito contemporâneo, que se sustenta por uma perspectiva de racionalidade neoliberal.
Na mesma senda, propõe- se a pesquisa, vislumbrar as territorialidades construídas e constituídas a partir das obras escolhidas, abrindo assim um flanco teórico-metodológico crítico de análises territoriais sustentadas pelas narrativas literárias, assumindo o território como prenhe de camadas e camadas que por vezes a ciência geográfica não alcançaria. Daí, portanto, a reinvenção simbólica mencionada como título.
Resumo
A escola é um lugar circunstanciado, marcado por relações de poder empreendidas pelos diversos atores sociais que ali compartilham conhecimentos e saberes, além de seus modos de ser e estar no mundo. Uma problemática que marca tais relações sociais é a violência, seja ela real ou em potencial. O objetivo deste projeto de pesquisa científica é investigar como estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual em Governador Valadares vivenciam situações de violências reais e potenciais no contexto escolar. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantiqualitativa.
Os sujeitos da pesquisa serão em torno de 190 estudantes que compõem 5 turmas do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Israel Pinheiro, Escola da Educação Básica da Rede de Ensino Estadual de Minas Gerais, parceira da pesquisa. Em seu corpus prático, planejado para acontecer durante 36 meses, a pesquisa se divide em três fases: no primeiro ano, serão organizados espaços de estudos e diálogos coletivos, em momentos formativos; no segundo ano, será realizada a coleta de dados, por meio de um questionário sobre as diversas formas de violências vivenciadas, bem como a análise dos resultados encontrados. Também será organizado um grupo focal, com estudantes que se destacarem durante a primeira fase; e, no terceiro ano, será realizada a produção de material audiovisual (uma série de 10 videocast) pelos estudantes que irão compor o grupo focal.
Assim, com a pesquisa, esperase identificar situações de violências reais e potenciais a partir dos diálogos feitos pelos estudantes durante todas as fases do projeto, permitindo também mapear as formas de resistências por eles agenciadas, em vivências escolares que sejam territorializadas por práticas de violências. De igual forma, espera-se que a produção audiovisual resultante do projeto sirva como material de apoio à organização de políticas educacionais estaduais no contexto escolar para estudantes do Ensino Médio.
Resumo
As sociedades humanas possuem uma diversidade de relações socioecológicas com rios e suas bacias hídricas, dotadas de valor econômico, político, cultural e espiritual. Nas cidades brasileiras, as margens dos rios foram intensamente disputadas por diferentes protagonistas em uma complexa rede de relações de poder.
Em Governador Valadares (MG), a cidade possui uma relação histórica com a bacia do rio Doce e sua dinâmica de cheias e secas. A formação territorial propiciou uma diversa migração populacional que refletiu na heterogeneidade de seus usos sociais. Analisaremos como as relações sociais e ecológicas se deram ao longo do trecho do Rio Doce na cidade de Governador Valadares nas últimas quatro décadas. Nesse intervalo de espaço e de tempo, a sociedade valadarense transformou sua paisagem ribeirinha, assim como se adaptou às suas dinâmicas fluviais - como na organização de redes de solidariedade durante eventos de crise nas grandes enchentes.
As históricas relações entre a população ribeirinha valadarense e o rio Doce foram afetadas drasticamente com a chegada da lama tóxica da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, em Mariana, no mês de novembro de 2015. Com o desastre-crime, os moradores atingidos vêm se organizando, junto a outros grupos sociais, de modo a reivindicar seus direitos e serem ouvidos. E desde o evento diversas instituições científicas têm desenvolvido pesquisas sobre as condições locais do solo, da água e da biodiversidade. De modo a compreender as relações socioecológicas e as transformações da paisagem fluvial serão utilizadas fontes históricas, dados científicos atuais, assim como entrevistas de valadarenses ribeirinhos, especialmente para dar voz aos atingidos pela lama da Samarco. E buscando construir coletivamente histórias futuras com o rio Doce, ocorrerá um curso de extensão para professores e agentes de turismo, e a articulação de moradores locais e o poder público para elaborar um projeto de conservação das margens do rio.
Resumo
O Parque Estadual do Rio Doce (PERD) fará 80 anos em 2024 e tem sido estudado há décadas sob a perspectiva da biologia da conservação, especialmente nos projetos no Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD). Enquanto maior remanescente da Mata Atlântica no estado de Minas Gerais e o terceiro maior complexo lacustre do Brasil, o PERD tem um papel ecológico importante junto a um grande pólo siderúrgico e outras atividades econômicas de grande impacto, como celulose, silvicultura e pecuária.
Na História Ambienta as narrativas catastróficas vêm ressaltando o fator deletério da espécie humana na conservação da biodiversidade. Além de trazer uma inação social para a proteção à natureza, essa perspectiva invisibiliza a complexidade das relações socioecológicas nas matas e lagos do Parque e como são afetados por estas e outras atividades humanas. Este projeto visa historicizar estas relações socioecológicas num sentido de compreender e dar significado às interações humanas e não humanas em vários aspectos: das pesquisas científicas já realizadas, das dinâmicas territoriais e conflitos socioambientais, do sucesso das ações de conservação da biodiversidade e de compreender estes aspectos para dar maior visibilidade a eles através de ações de divulgação científica e educação patrimonial.
Uma história ambiental pautada numa ética biocultural sobre o PERD, onde também se desenrola como um projeto de memória sobre o Rio Doce, junto ao Observatório Interdisciplinar do Território (OBIT). Sendo assim, além da pesquisa no campo da história ambiental tendo uma equipe interdisciplinar com biólogos, historiadores e profissionais da comunicação e TI, este projeto busca desenvolver materiais para fora do âmbito académico, como: um documentário sobre o PERD 80 anos e uma série de videos, artigos de divulgação cientifica, cartilhas e infográficos para livre uso nas escolas, um inventário de referências biológicas e culturais, e um hotsite para a divulgação destes materiais.
Resumo
Os contatos de pacientes com hanseníase são indivíduos que têm uma associação íntima e duradoura com os pacientes e que apresentam um alto risco de desenvolver a doença. Há uma recomendação para a quimioprofilaxia usando dose única de rifampicina (SDR). Estudos anteriores demonstraram que alguns fatores associados com o alto risco de desenvolver hanseníase em contatos incluem a forma clínica do caso índice, a positividade na sorologia anti-Glicolipídeo fenólico (PGL-1) e PCR para Mycobacterium leprae, e não ter tomado a vacina BCG.
No entanto, nenhum destes têm sido bons parâmetros para a identificação de novos casos. Para compreender os mecanismos que são fundamentais para o adoecimento em indivíduos infectados por M. leprae, o seguimento dos contatos é vital. Esse seguimento longitudinal nos permite identificar os contatos que desenvolverão doença dos que são expostos mas não adoecem. Nosso estudo preliminar demonstrou que a atividade de arginase e os níveis de heme-oxigenase 1 (HO-1) séricos podem ser utilizados para discriminar contatos que efetivamente irão apresentar os sinais clínicos da doença.
O objetivo do estudo é identificar marcadores de adoecimento em contatos e validar nossos achados preliminares em uma coorte multicêntrica de quatro estados brasileiros (MG, MT, PE e RJ). Para este objetivo, amostras de soro de contatos de pacientes multibacilares serão coletados, após a avaliação clínica e eles serão acompanhados de modo a identificar o aparecimento de sintomas da doença. Acreditamos que os achados obtidos neste projeto irão contribuir para desenvolver um teste sorológico que possa identificar os alvos para a quimioprofilaxia.
Resumo
Nos anos de 1980 o Brasil que historicamente era reconhecido como um país receptor de migrantestorna-se um ponto de partida, ou seja, um país de emigração. Governador Valadares, cidade da Região Leste do Estado de Minas Gerais foi o primeiro ponto de partida destes emigrantes, inicialmente para os Estados Unidos e posteriormente para outros destinos. O fluxo teve início nos anos de 1960 – tendo sido desencadeado por vários fatores históricos – e, ao longo dos anos de1970 e 1980, as redes migratórias e os mecanismos facilitadores da emigração foram se consolidando, o que culminou com um fluxo migratório que se acentuou na segunda metade dadécada de 1980, e permanece contínuo até os dias atuais, com aumento ou redução em função do desempenho da economia na origem e no destino, bem como pelo efeito de políticas migratórias.
Este estudo tem como objetivo compreender quais são as permanências e as mudanças em relação a inserção do emigrante internacional da região geográfica intermediária (RGIm-GV) no mercado de trabalho no destino e na origem, considerando o seu retorno. Compreender este aspecto da intrínseca relação entre o território e as suas territorialidades no que diz respeito a cultura da migração destacará os impactos desta mobilidade na região estudada.Foram selecionadas 10 cidades com maior percentual migratório da RGIm-GV e para coleta de dados será utilizado a entrevista formal aplicada a 260 participantes do estudo. Os dados serão tratados estatisticamente e analisados a partir das teorias da migração.
Resumo
A judicialização da saúde tem provocado discussões sobre a intervenção do Poder Judiciário na governabilidade e na gestão das políticas de saúde. O Poder Público vem sendo obrigado a garantir judicialmente procedimentos e serviços de saúde independentemente de sua cobertura ou incorporação pelo Sistema Único de Saúde, ou, quando cobertos, sem a observância às competências administrativas do gestor local de saúde num sistema público descentralizado e hierárquico.
Esta pesquisa tem por objetivo investigar causas e impactos da judicialização do direito à saúde pública do idoso sobre a gestão e orçamento municipal destinado à saúde de Governador Valadares (MG). A amostra quantitativa será constituída por processos judiciais que deram entrada no fórum do município no período de 2020 a 2022.
E a qualitativa será composta por usuário (idoso), gestor municipal e poder judiciário. O método de coleta de dados será realizado a partir de pesquisa documental somada à uma entrevista semi-estruturada. Para análise dos dados quantitativos será utilizado o software Sphinx Léxica versão 5.1.0.4. Este programa está direcionado para pesquisa acadêmica e de análise gerencial de dados quanti e qualitativos, o qual oferece uma visão integrada dos processos de coleta, de preparação e de análise de dados. Os dados qualitativos serão analisados a partir das informações obtidas nas entrevistas.
Para a apuração das falas será utilizada a técnica de “Análise de Conteúdo”, proposta por Bardin. Assim, espera-se que os resultados deste estudo possam contribuir para a compreensão dos arranjos institucionais e sociais desenvolvidos em interação entre Judiciário, sociedade e gestão para a efetivação do direito à saúde. Se por um lado busca a garantia do direito constitucional do cidadão, por outro impõe à esfera municipal o ônus de seu custo sem observar as responsabilidades comuns e privativas de cada ente federado na organização do Sistema Único de Saúde.
Resumo
Um atendimento de saúde de qualidade e humanizado, com igualdade de direitos e inclusão de valores culturais e sociais, é o que desejam as pessoas surdas usuárias da Libras - Língua Brasileira de Sinais. Por outro lado, percebe-se que o acesso aos serviços de saúde ofertado com qualidade para este público ainda não é uma realidade: há uma carência de acessibilidade comunicativa, já que a maioria dos profissionais de saúde não aprenderam e/ou não utilizam a Libras, o que dificulta a comunicação, torna insatisfatório o atendimento, e que faz com que estes usuários dependam de terceiros para se comunicar. Assim, esta pesquisa, tem por objetivo conhecer a percepção de servidores lotados na Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, sobre as experiências vivenciadas no atendimento de pessoas surdas, em suas práticas profissionais no Sistema Único de Saúde em Governador Valadares (MG).
Os sujeitos da pesquisa serão profissionais de saúde, técnicos administrativos e Agente Comunitário de Saúde que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) e/ou Unidade Básica de Saúde (UBS), as principais portasde acesso de saúde da população em geral. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas, conduzidas com base num roteiro semiestruturado. Além de uma breve caracterização sócio demográfica dos servidores públicos entrevistados, serão abordados temas diversos, tais como: as vivências de atendimentos de usuários surdos; a utilização da Libras durante os atendimentos; os tipos de comunicação utilizados para o acolhimento e, as propostas para melhorias no atendimento de saúde pública para pessoas surdas. A apuração dos dados será realizada segundo a técnica da “Análise de Conteúdo” de Bardin.
Resumo
O projeto de pesquisa em questão faz parte do projeto estruturante do NEDER (Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional da Universidade Vale do Rio Doce) que tem como objeto central o estudo do fenômeno migratório brasileiro na perspectiva de mobilidade humana interna e internacional. No que se refere às famílias migrantes, destaca-se a maternidade transnacional, variável que impacta a vida das mulheres e os seus projetos migratórios.
Ademais, em um mundo marcado pelas interações sociais via internet, as redes sociais digitais podem atuar como fonte de apoio para as migrantes brasileiras que têm filhos. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo investigar como as redes sociais digitais operam no apoio à maternidade transnacional. Para tanto, será utilizada a metodologia Netnografia, uma forma especializada de etnografia adaptada às contingências específicas dos mundos sociais de hoje mediados por computadores, para investigar o conteúdo do grupo do Facebook “Clube Mães e Filhos”. A realização deste estudo, além de produzir conhecimento científico fundamental ao momento histórico em que nos encontramos, pode auxiliar no desenvolvimento de práticas de intervenção comunitárias e individuais que visem a melhoria das condições de vida da população, colaborando para o desenvolvimento da sociedade.
Resumo
Observatório da Emigração Brasileira é um projeto multidisciplinar que visa aprofundar a compreensão dos processos migratórios do Brasil, contemplando uma análise ampla da emigração brasileira. A problemática do Observatório da Emigração Brasileira emerge a partir da necessidade de aprofundar o conhecimento teórico, metodológico e empírico acerca das configurações e das especificidades que os processos migratórios internacionais assumem na ‘era da mobilidade’.
O objetivo principal deste projeto é conhecer e analisar as transformações nos processos migratórios internacionais para, no e do Brasil, com ênfase na emigração, contextualizando o país na rota das migrações internacionais - tanto como país de imigração e de emigração, quanto de trânsito migratório - o que contempla considerar o contexto mais amplo referente à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das migrações fronteiriças, das migrações no Mercosul, das migrações Sul-Norte e das migrações Sul-Sul. Em uma perspectiva interinstitucional, interdisciplinar e internacional incorporará pesquisadores de diversas formações acadêmicas que dialogam com o fenômeno migratório.
Resumo
Em todo o mundo, mais de 1,5 milhão de mães infectadas pelo HIV dao a luz a cada ano. Embora a transmissão perinatal do HIV tenha diminuído, ha uma população grande e crescente de crianças expostas ao HIV, mas nao infectadas (HEU) em todo omundo. Em ambientes endêmicos de TB, crianças HEU tem mais de 20 vezes mais chances de serem infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis (Mtb) em comparação com crianças não expostas ao HIV (HUU). A infância e um período critico de risco para resultados desfavoráveis na TB: ate 40% dos bebes infectados pelo Mtb desenvolvem a doença e apresentam alta mortalidade relacionada a TB. Intervenções de saúde publica ate o momento, incluindo a vacinação BCG e a profilaxia primaria com isoniazida, não reduziram eficazmente esses resultados entre bebes HEU.
Estratégias inovadoras são necessárias para prevenir a infecção pelo Mtb em bebes, mas o progresso no desenvolvimento da vacina contra a TB tem sido prejudicado porque os correlatos imunológicos de proteção contra a infecção pelo Mtb não são conhecidos. Estudos recentes inovadores demonstram que os anticorpos desempenham um papel importante no controle imunológico do Mtb, o que tem implicacoes significativas para bebes em ambientes endêmicos de TB. Os anticorpos anti-micobacterianos gerados apos a vacina BCG ao nascimento e adquiridos passivamente por meio da transferência transplacentaria materna e/ou leite materno podem moldar a imunidade precoce do bebe ao Mtb. In vitro, o anticorpo IgA anti-micobacteriano impede a infecção por MTB das células epiteliais mucosas, e o anticorpo IgG anti-micobacteriano pode direcionar funções efetoras imunes inatas (fagocitose celular dependente de anticorpos (ADCP) e citotoxicidade celular dependente de anticorpos (ADCC)) para controlar a replicação do Mtb dentro de macrófagos. Em uma coorte de bebes HUU vacinados com BCG, nÍveis elevados de anticorpos IgG anti-micobacterianos estavam associados a proteção contra a TB. Estou entre os primeiros a caracterizar anticorpos anti-micobacterianos no sangue materno e leite materno e descrever a transferência transplacentária de anticorpos IgG anti- micobacterianos em pares mãe-bebe do Quênia.
O próximo passo critico e examinar o efeito dos anticorpos antimicobacterianos no risco de infecção pelo Mtb em bebes e determinar se a transferência de anticorpos por meio de locais sistêmicos ou mucosas pode proteger diferencialmente bebes HEU (Objetivo 1). Avaliar as diferenças nas respostas imunes inatas mediadas por anticorpos entre bebes HEU e HUU pode revelar mecanismos para o aumento do risco de infecção pelo Mtb e informar estratégias de prevenção direcionadas (Objetivo 2).
Resumo
Estudo sobre os bens culturais da Microrregião de Governador Valadares, considerando não só os registros e vestígios materiais de diversos grupos, mas, sobretudo, as crenças, ritos, expressões culturais variadas relacionadas ao cotidiano, à relação estabelecida com o rio e seu entorno, considerando os impactos culturais e ambientais decorridos do rompimento da Barragem de Fundão e suas consequências no sentimento de pertencimento dos ribeirinhos e dos demais municípios impactados indiretamente.
Resumo
A migração de brasileiros para o exterior tem colocado questões significativas para compreendermos a reconstrução das identidades em diferentes contextos. Um dos fenômenos que tem sido observados é a constituição de famílias transnacionais, que mantém relações entre a sociedade de origem e comunidade de origem, configurando espaços transnacionais. Este projeto é uma continuidade das pesquisas que venho desenvolvendo sobre brasileiros no exterior, com ênfase nas relações familiares e de gênero.
Os projetos migratórios de Brasileiras/os na Alemanha no século XXI: famílias transnacionais, gênero e educação, está articulado a um projeto que tem o apoio do PROJETO DAAD/CAPES 2018 no qual procuramos compreender como se constroem esses laços transnacionais e de que maneira impactam nos arranjos familiares, enfocando nas trajetórias educacionais das mulheres. Neste projeto pretendemos analisar como esse projeto migratório se mantém ao longo do percurso migratório e seus desdobramentos na geração dos filhos. Neste sentido buscaremos identificar como se articulam os projetos migratórios rumo a Alemanha, procurando identificar como a Alemanha emerge como local de destino na emigração de brasileiros, principalmente para as mulheres e quais os projetos migratórios norteiam essas migrações. Para tanto, a partir de pesquisas já realizadas identificamos as estratégias migratórias das famílias nos espaços sociais transnacionais entre o Brasil e a Alemanha, com foco nas diferenças de gênero, raça e classe.
O trabalho de campo recorrerá a uma etnografia multisituada que inicialmente a buscará grupos de imigrantes nas cidades alemãs que tem concentrado imigrantes brasileiros como Hamburgo e Koblenz, cidades nas quais temos contatos prévios com emigrantes brasileiras. A partir do contato com as mulheres buscaremos reconstruir a trajetória de migração familiar e identificaremos as trajetórias educacionais. As entrevistas serão realizadas tanto nos locais de destino na Alemanha, quando nos locais de origem no Brasil. Pretende-se com essa pesquisa compreender as trajetórias de famílias migrantes rumo a Alemanha aspecto ainda pouco estudado da migração de brasileiros, evidenciando as transformações nas relações familiares de gênero e seus projetos migratórios familiares nos processos de inserção na sociedade alemã.
Resumo
A migração de brasileiros para o exterior tem colocado questões significativas para compreendermos a reconstrução das identidades em diferentes contextos. Um dos fenômenos que tem sido observado é a constituição de famílias transnacionais, que mantém laços afetivos, econômicos, culturais, educacionais, familiares dentre outros entre a sociedade de origem e comunidade de destino, configurando espaços transnacionais. Este projeto é uma continuidade das pesquisas que venho desenvolvendo sobre brasileiros no exterior, com ênfase nas relações familiares e de gênero. Os projetos migratórios de Brasileiras/os na Europa no século XXI: famílias transnacionais, gênero e educação, é uma continuidade do projeto que teve o apoiodo PROJETO DAAD/CAPES 2018-2022, no qual procuramos compreender como se constroem esses laços transnacionais e de que maneira impactam nos arranjos familiares, enfocando nas trajetórias educacionais das mulheres migrantes para a Alemanha.
Nesta proposta ampliamos a pesquisa para outros destinos da Europa que tem passado por um processo de feminização do fluxo de brasileiros, pretendemos analisar como o projeto migratório se mantém ao longo do tempo e seus desdobramentos na geração dos filhos, inserindo as experiências de mais duas localidades em países de emigração de brasileiros, Lisboa (Portugal) e região do Veneto(Itália) e em Frankfurt (Alemanha). Para tanto, a partir de pesquisas já realizadas identificamos as estratégias migratórias das famílias nos espaços sociais transnacionais entre o Brasil e estes locais de destino, com foco nas diferenças de gênero, raça e classe. O trabalho de campo recorrerá a uma etnografia multissituada que, inicialmente, buscará grupos de imigrantes nas cidades tem concentrado imigrantes brasileiros tanto em Portugal, quanto na Itália e na Alemanha, nas quais temos contatos prévios com emigrantes brasileiras. A partir do contato com as mulheres, buscaremos reconstruir a trajetória de migração familiar e identificaremos as trajetórias educacionais. As entrevistas serão realizadas tanto nos locais de destino em Lisboa (Portugal), Região do Veneto (Itália) e Frankfurt (Alemanha), quando nos locais de origem no Brasil. Pretende- se com essa pesquisa compreender as trajetórias de famílias migrantes rumo a essespaíses, uma face mais recente no estudo da migração de brasileiros, evidenciando as transformações nas relações familiares de gênero e nos projetos migratórios.
Resumo
Os povos indígenas estão presentes em diversos estados brasileiros e de acordo com o Ministério da Saúde, o perfil epidemiológico dos povos indígenas é marcado por taxas elevadas de morbimortalidade, principalmente decorrentes de doenças infecciosas e parasitárias. Considerando esse contexto, o presente trabalho será realizado em Terras Indígenas Maxakali, no nordeste do estado de Minas Gerais. Estimativas apontam a presença de cerca de 50 profissionais de saúde de diversas áreas de formação que atendem à população de cerca de 2.000 indígenas.
Os dados serão coletados por meio da observação dos participantes e entrevistas pautadas emformulário guia. As falas serão registradas em gravador digital mediante a concordância dos informantes, para posterior transcrição. Diversos estudos têm utilizado a perspectiva dos usuários e profissionais de saúde para avaliar resolutividade em saúde, considerando-se que a percepçãodos mesmos sobre os serviços, também expressa a articulação e continuidade das ações entre os diferentes níveis de hierarquia organizacional, podendo servir como parâmetro para identificarobstáculos à resolutividade e estabelecer desafios. Dessa forma, este trabalho propõe descrever as percepções dos profissionais da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena sobre a assistência aos índios Maxakali na região nordeste de Minas Gerais.
Resumo
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) apresentam causa multifatorial e podem resultar em graus variados de incapacidade ou óbito prematuro. Entre os fatores de risco para o seu desenvolvimento estão a obesidade, a hipertensão arterial e o aumento do colesterol. Estas condições de saúde podem ser decorrentes de uma rotina estressante de trabalho, com longas jornadas e pressão para maior produtividade. Por esse motivo, esse projeto tem como objetivo avaliar o perfil de saúde dos colaboradores maiores de 18 anos (professores e técnicos-administrativos) da Universidade Vale do Rio Doce, por meio da análise do consumo alimentar, antropometria, comportamentos em saúde e de uso de medicamentos.
Trata-se de um estudo de delineamento transversal onde a hipótese principal é que o ganho de peso, assim como a obesidade estão relacionadas ao aparecimento de DCNT, que levam a um aumento no consumo de medicamentos, reduzem a qualidade de vida e impactam significativamente a produtividade do trabalhador. Dessa forma, o presente projeto permitirá conhecer o perfil de saúde dos colaboradores, tornando-se importante e fundamental para melhoria das condições de saúde ocupacionais e aumento da produtividade e, por consequência, promover ações de promoção de hábitos alimentares mais adequados a esta população e uso racional de medicamentos.
Resumo
O presente projeto tem como objetivo geral caracterizar os achados citogenéticos e epidemiológicos em uma coorte extensa em um banco de dados proveniente de um centro de diagnóstico laboratorial no Brasil. Este é um estudo retrospectivo e descritivo baseado nos registros de um banco de dados provenientes de um centro de referência nacional em citogenética humana. Está inserido na linha de pesquisa Stricto Sensu da Universidade Vale do Rio Doce “Tecnologia, artefato, pesquisa e desenvolvimento”.
A análise estatística será realizada utilizando o software R versão 4.2.1 - acesso gratuito, disponível em The R Project for Statistical Computing (rproject.org). A análise de prevalência e perfil epidemiológico será realizada para o grupo total de cariótipos realizados, assim como por cada subgrupo de acordo com a indicação clínica. Para análise de associação de risco serão usados como grupo controle um outro subgrupo com indicação clínica não relacionada ao subgrupo em análise.
Resumo
Uma formação acadêmica humanizada e de qualidade, com igualdade de direitos e inclusão de valores culturais e sociais, é o que desejam os estudantes do ensino superior que compõem grupos sociais que, historicamente, foram excluídos dos processos educacionais, tais como: população negra; indígenas; pessoas com deficiência; grupos de identidades de gênero e diversidades sexuais, assim como a população com adoecimento mental.
Aspectos relativos ao acesso e permanência no Ensino Superior destes segmentos sociais apontam para a existência de especificidades e demandas distintas, o que exige das Instituições de Ensino Superior uma série de adequações para o cumprimento das normativas legais e para a garantia de uma prestação do serviço de ensino que possibilite a formação integral dos estudantes de forma equânime. A pesquisa tem por objetivo, conhecer as práticas de execução das políticas afirmativas de Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, o que favorecem o acesso e a equidade entre os segmentos da população historicamente excluídas do processo educacional.
Trata-se deum estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Será realizada a análise documental e bibliográfica da temática. Além disto, em seu corpus prático, os sujeitos da pesquisa serão estudantes que compõem grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional e que se encontram no Ensino Superior durante o período da pesquisa em quatro Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, sendo duas instituições públicas e duas privadas. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas, conduzidas com base em um roteiro semiestruturado. Além de uma breve caracterização sociodemográfica dos entrevistados, serão abordados temas, tais como: os processos de identificação pessoal e coletiva; vivências anteriores ao acesso ao ensino superior; as experiências vivenciadas para o acesso; a percepção sobre as práticas que garantam a equidade para fins de permanência no ensino superior e as propostas de melhorias das ações afirmativas nas instituições de ensino superior pesquisadas. A apuração dos dados será realizada segundo a técnica da “Análise de Conteúdo” de Bardin.
Resumo
Este projeto de pesquisa se inscreve como parte de uma trajetória de esforços que alguns pesquisadores (as) têm empreendido nos últimos anos, no curso de Pedagogia da Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado Gestão Integrada do Território; desta mesma Instituição, e vem se constituindo em uma rede para promoção do acesso aos direitos, dentre eles à educação de jovens e de adultos em situação de privação de liberdade (NONATO, 2009, 2011, 2013,2015-2018) (CORREA, BICALHO e SOUZA, 2003a; 2003b;) (SOUZA, 2006-2018;) (CORREA, 2011; 2013,2017) (BICALHO, 2011-2017; ALVARENGA e SOUZA, 2004;) (ALVARENGA, CORREA e SOUZA, 2006; SOUZA, 2008).
A educação como direito se fortaleceu a partir da redemocratização do ensino público, balizada pelos princípios de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Entretanto, a garantia da efetividade desse direito, nos espaços escolares se defronta com conflitos, tensões e antagonismos presentes na convivência coletiva. Este estudo insere-se no contexto destes debates e se volta para os conflitos escolares, identificados a partir da visão positiva proposta por Charlot.
O objetivo é compreender a relação que jovens em situação de conflito escolar estabelecem com o saber e a escola, a partir das vivências nas áreas urbanas do interior e da capital mineira. O campo de pesquisa são seis escolas da rede pública estadual de educação – três delas estão situadas em Belo Horizonte e as demais em Governador Valadares –, e os sujeitos são estudantes dessas escolas que vivenciam situação de conflito escolar no contexto local de suas realidades. O referencial teórico adotado são os estudos de Bernard Charlot, sobre a relação com o saber.
O instrumento de coleta de dados é o inventário de saber, instrumento proposto por Charlot. Espera-se contribuir para a elaboração de novos subsídios teóricos no campo da sociologia da juventude que colaborem para compreensão da relação do jovem em situação de conflito escolar com o saber.
Resumo
Transtornos mentais são considerados um importante problema de saúde pública por acarretarem sofrimento e incapacidades aos indivíduos, gerarem sobrecarga para a família e para toda a sociedade. Universitários, em especial da área da saúde, tem sido alvo de pesquisas por apresentarem prevalências ainda mais elevadas e ideação suicida, e elevado grau de cinismo nas relações/baixa empatia. A literatura aponta que a personalidade do indivíduo pode estar associada à aparição de sofrimento psíquico, especialmente em ambiente universitário, onde o estudante se depara com atividades que exigem maior esforço, adaptação e concentração que as atividades que costumava exercer em outros contextos; porém, ainda não há consenso quanto a relação entre fatores internos, relativamente estáveis dos indivíduos como a personalidade, na presença de sofrimento psíquico e estresse em universitários.
Este estudo tem como objetivo gerali nvestigar a prevalência de estresse e Transtornos Mentais Comuns em estudantes universitários daárea da saúde de uma universidade particular do município de Governador Valadares/MG e fatores associados. Tem-se como objetivos específicos: caracterizar a população estudada em relação ao perfil sociodemográfico, histórico de saúde e acadêmico; identificar a prevalência de TMC e estresse em universitários da área da saúde; comparar a prevalência de TMC e estresse em universitários no início e fim do curso; identificar os traços de personalidade predominantes; identificar os traços de personalidade associados à presença de TMC e estresse; identificar fatores de risco e de proteção para TMC e estresse.
Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico com uma amostra por conveniência formada por universitários do segundo período e do décimo período de conclusão dos cursos de graduação da área da saúde. Para a coleta de dados serão utilizados questionário sociodemográfico e histórico de saúde, o Self Repporting Questionnarie(SRQ-20), a Escala de Estresse Percebido, o Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade, a Escala de Modo de Enfrentamento de Problemas e o Inventário de Empatia. A análise dos dados será realizada utilizando-se o Software Stata 12 para análise descritiva simples, bivariada e regressão logística. Estima-se que os resultados deste estudo servirão de base para o planejamento de estratégias e intervenções voltadas à prevenção de impactos negativos à saúde mental dos universitários proporcionando maior qualidade de vida durante a formação acadêmica.
Resumo
Esta pesquisa atende a uma demanda sugerida pela Reitoria e propõe uma investigação sobre a articulação entre a memória institucional e o processo de territorialização identitária realizado pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), considerando a teoria institucional, que afirma ser a organização um ente social que cria e sedimenta cultura entre seus membros. A UNIVALE emerge, em 1992, de um movimento local em prol da educação superior iniciado em 1967, com a criação da Fundação Percival Farqhuar (FPF), constituída por um grupo de 159 instituidores (pessoas físicas e jurídicas).
De certa forma, estaremos considerando que tanto o desenvolvimento da FPF quanto o da Univale se consolidou em estreita interação com o desenvolvimento da sua região de inserção; uma história que, até o momento, ainda não foi estudada. Essa memória institucional, considerada a partir de documentos escritos e orais, implica em questões identitárias visto que trabalhar a memória de uma instituição é também reconhecer o envolvimento e a história de vida de cada um de seus integrantes.
Resumo
Propõe-se investigar o uso de estratégias farmacológicas para melhoramento cognitivo entre estudantes de graduação e pós-graduação de uma universidade privada brasileira. O desempenho acadêmico e a capacidade de aprendizado são elementos cruciais para o sucesso nesses níveis educacionais, e o ambiente competitivo muitas vezes exige uma otimização contínua das habilidades cognitivas.
Apesar dos métodos tradicionais de melhoria cognitiva, como técnicas de estudo e estilo de vida saudável demonstrarem eficácia, há um interesse crescente em estratégias farmacológicas para potencializar o desempenho cognitivo. Será realizado um survey, transversal, descritivo, fazendo uso de um processo de análise quantitativo e qualitativo. A população de estudo será composta por estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), campi 1 e 2, de todas as áreas de conhecimento e cursos contemplados pela UNIVALE.
Resumo
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde, como uma das principais causas de morte passíveis de prevenção e tornou-se problema de saúde pública. O tabaco é nocivo à saúde e sua utilização prolongada causa diversos problemas e, em curto prazo, gera dependência. Os dispositivos de liberação de nicotina, conhecidos como cigarros eletrônicos, ganham cada vez mais espaço entre adolescentes e adultos jovens no Brasil.
O estudo objetiva verificar o nível de conhecimento e a percepção de risco sobre a utilização dos cigarros eletrônicos pelos acadêmicos do Núcleo da Saúde na Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Trata-se de um estudo observacional, com recorte transversal, descritivo e analítico com abordagem quantitativa-qualitativa. Na coleta de dados, será aplicado um questionário através do Google Forms. Os indivíduos da pesquisa serão os acadêmicos vinculados ao Núcleo da Saúde da UNIVALE, na faixa etária entre 18 a 24 anos. Os resultados esperados estão relacionados ao cigarro eletrônico ser um dispositivo quefavorece o ato de fumar entre adolescentes e adultos jovens. É perceptível a necessidade de mais estudos científicos e divulgação dos resultados no que tange aosimpactos da utilização do cigarro eletrônico por adolescentes e adultos jovens na saúde.