A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat) é anualmente realizada por diversas organizações, para promover a saúde e proporcionar um ambiente seguro a seus funcionários. Neste ano, a Fundação Percival Farquhar (FPF) inovou, com a inclusão do combate ao assédio entre seus temas. Ao longo da semana, entre segunda e sexta-feira (de 20 a 24), as palestras trarão informações para capacitar e conscientizar os colaboradores da FPF quanto a importância de reduzir riscos de acidentes de trabalho e de assegurar um ambiente institucional sem práticas de assédio, garantindo o bem-estar físico e emocional dos trabalhadores da Fundação e suas mantidas – UNIVALE, UNIVALE TV e ETEIT.
E o combate ao assédio foi justamente o assunto tratado na primeira palestra da Sipat da FPF, na tarde de segunda-feira (20), no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva. A palestrante foi a jornalista Carina Pereira, que falou de suas experiências pessoais, relatando a perseguição que a fez se sentir insegura quanto à própria capacidade profissional e que culminou com sua saída da organização onde trabalhava.
A jornalista avalia que a vítima de assédio muitas vezes tem medo de sofrer retaliação, mas é importante falar sobre o assunto e denunciar casos. Ela espera que as denúncias ajudem a promover uma mudança na cultura das instituições. “Às vezes as pessoas me falam ‘ah, que bom que você saiu daquela empresa’, mas eu não odeio a empresa e não quero que a empresa acabe. Lá tem muitos bons profissionais. O que eu quero e desejo, do fundo do meu coração, é que eles aprendam, que paguem por isso e que mudem”, disse Carina, que também elogiou a FPF por orientar seus funcionários e por abrir um canal seguro de denúncias para casos de assédio.
A Sipat é organizada pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (Cipaa), e durante a semana também serão debatidos outros temas. Na terça (21), Hazael Coelho de Oliveira falará sobre acidentes de trabalho. Quarta-feira (22) é a vez de Aline Valéria prestar explicações sobre primeiros socorros. Saúde mental será o assunto de quinta-feira (23), com Priscila Silva Coelho Gonçalves. O encerramento, na sexta-feira (24), será com Izabella Barbosa Vieira e Diego Alves dos Santos, falando sobre alimentação saudável e atividade física.
A presidente da Cipaa, a enfermeira Tatiana Borges Miranda, frisou que o objetivo da Sipat é proporcionar um ambiente agradável aos colaboradores da FPF. “É o primeiro ano em que o assédio entra nos assuntos discutidos pela Cipaa. E a Sipat é o momento de falar do cuidado, da prevenção aos acidentes e do combate ao assédio. É importante a prevenção, para cuidar da saúde mental e física. Não tem nada melhor que ter um ambiente em que a gente se sinta feliz para trabalhar, porque não é fácil deixar a família da gente. Sentir prazer no ambiente de trabalho é fundamental, e a Cipaa está aqui para assegurar isso”, declarou Tatiana
O presidente da FPF, Rômulo César Leite Coelho, considera que essas orientações são importantes para que os colaboradores tenham mais condições de cuidar de si próprios, e também de seus colegas. “Esta é uma semana para exercitar o amor próprio, enquanto você se protege de acidentes de trabalho, e para exercitar também o amor ao próximo, quando você respeita e entende seus colegas, para combater o assédio. Queremos educar as pessoas, para evitar o assédio. E também abrir canais de denúncias, para aqueles que se sentirem ofendidos e atingidos em seus direitos. Nossa ideia é corrigir isso e proteger as pessoas”, afirmou Rômulo Coelho.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios