Sumário
Escrito por Isabela de Andrade Damacena, 3° período de Jornalismo
Entre os dias 31/03 e 02/04 a UNIVALE sediou a Copa Interatléticas, ou simplesmente CIU, um evento que visa promover a integração entre os cursos e as atléticas por meio de competições esportivas.
O evento contou com o apoio de diversos patrocinadores, como a UNIVALE, Pop Comunicação Inteligente, Estrela Bet, Neon Eventos, Baly, Misses Fit, Sicoob AC Credi, VIVA Eventos e Buteco Federal, que contribuíram para a realização de uma competição incrível.
Os alunos, que foram os principais responsáveis pela criação e desenvolvimento das competições, têm muito a falar sobre sua experiência. Por exemplo, a aluna do segundo período de Jornalismo, Sarah Souza. "Acho muito boa a iniciativa da CIU de trazer esse ambiente esportivo para dentro da universidade, porque muitas vezes sentimos falta mesmo, sendo bom até para sair um pouco do ambiente de sala de aula e seguir com um ano mais leve!".
A egressa de Educação Física, Elane Gomes, que participou pela primeira vez na edição deste ano, acrescenta também que “os eventos esportivos oferecem diversas vantagens na participação dos alunos, como melhora nos aspectos mentais e emocionais, o desenvolvimento de habilidades específicas, além da melhora no desempenho acadêmico. Além desses benefícios, os alunos também têm uma sensação de entretenimento ao serem expostos a diferentes torneios esportivos, como atletas ou participando da torcida organizada”.
Se você ainda não sabe muito sobre a CIU, continue lendo para descobrir mais detalhes sobre esse evento que conquistou o coração dos estudantes da UNIVALE.
Como surgiu a Copa Interatléticas da UNIVALE
Para contar um pouco sobre como a CIU surgiu, entrevistamos a presidente da atlética Pantera da Comunicação, Ariane Coelho, que esteve à frente da ideia desde o início. Confira agora como a Copa Interatléticas da UNIVALE nasceu.
“Minha ideia inicial que apresentei à equipe era a criação de um campeonato local, pois sentíamos falta de eventos esportivos após a realização da CAV. Sabíamos que os atletas precisavam de incentivos para continuar praticando esportes e participando de competições. Foi então que o Lucas, presidente da atlética de Medicina, sugeriu a ideia de um campeonato dentro da própria UNIVALE. A partir daí, começamos a debater e aprimorar essa ideia, buscando fazer um evento que fosse ainda melhor do que imaginávamos.
Quando tivemos a ideia de criar um evento esportivo, entramos em contato com a Reitoria para apresentar a proposta. Fomos recebidos e conversamos sobre o processo inicial de criação. Todo o processo foi feito em conjunto com os presidentes das atléticas e aconteceram várias reuniões para discutir a ideia do evento e por quais motivos a universidade deveria investir nele. Foi um trabalho colaborativo, para garantir que a competição fosse um sucesso”.
A partir desse pontapé inicial, Ariane finaliza contando que não esperava que o torneio fosse tão bem aceito pela instituição e pelos alunos, e que foi muito gratificante terminar o fim de semana sabendo que, além de concluir a primeira edição da CIU com sucesso, as atléticas conseguiram se aproximar e ótimas amizades surgiram a partir dali.
Organização
E você acha que a CIU, por ser um evento universitário, é bagunça? Nada disso! Existe muita coisa por trás dos panos e muitos desafios para entregar uma celebração de qualidade.
A presidente da Pantera, Ariane Coelho, conta um pouco como foi a organização da edição de 2023: “este ano tivemos mais tempo para organizar, o que nos permitiu entregar um evento muito mais estruturado e organizado. Conseguimos incluir mais modalidades e tivemos a sorte de conseguir espaços incríveis para sediar o evento, a Praça de Esportes e o Centro Esportivo da UNIVALE (CEU), que foram usados na sexta-feira. Isso definitivamente elevou o nível do evento e foi muito gratificante ver o resultado final.”
Do marketing nas redes sociais à procura de novos patrocinadores, os presidentes das atléticas e a instituição tiveram que andar muito para que a CIU pudesse correr! “Foi um prazer trabalhar ao lado de pessoas que me inspiraram e me ensinaram tantas coisas. A construção dessa edição começou em novembro do ano passado, e até chegar aqui foram inúmeras reuniões e muito trabalho para entregarmos algo diferente e melhor”, afirma Lucas Alves, estudante de Medicina e presidente da atlética Med Pantera.
A participação dos alunos também foi de extrema importância para que tudo pudesse ocorrer da melhor forma possível. A aluna de Jornalismo Sarah Souza, que esteve envolvida no setor de jogos em sua atlética, elogia os resultados. “Acho que o evento ficou muito bom e organizado. Eu gosto muito desse clima de jogos e a integração que fazemos com novas pessoas”.
Há também o feedback positivo de quem não havia participado da edição anterior e usufruiu da boa organização da CIU, como a ex-aluna Elane Gomes, que jogou para sua antiga atlética Coringa. “Eu não conhecia o evento, mas me apaixonei. Achei organizado, bem estruturado, equipe de marketing fazendo a cobertura de tudo. De forma geral, o evento está de parabéns.”
Os Jogos
O evento, criado para incentivar a prática esportiva no meio acadêmico, contou com uma variedade de modalidades disponíveis para participantes de todos os gêneros, com o objetivo de incluir diversos talentos e garantir que ninguém ficasse de fora.
Entre as modalidades, os alunos puderam competir em vôlei, handebol, futsal, tênis de mesa e natação, com equipes femininas e masculinas. Além disso, as equipes de cheerleading também tiveram a oportunidade de se apresentar na cerimônia de abertura dos jogos, realizada em 31/03.
As competições foram sediadas em três locais bastante conhecidos em Governador Valadares: o CEU (Centro Esportivo UNIVALE), as quadras do clube Filadélfia e a Praça dos Esportes. Os locais contaram com a presença de brigadistas, prontos para ajudar os atletas, e outras atrações oferecidas pelos patrocinadores.
"A disponibilidade de profissionais da saúde para atender os atletas e a assistência da Viva Eventos em oferecer água gelada, sucos, frutas, entre outros, foram pontos relevantes que me chamaram a atenção e que eu gostei muito", compartilha a aluna de Direito, Francine Duarte, que jogou pela atlética Leão.
A propósito, você sabe o que é uma atlética? Para quem não está muito familiarizado com o mundo universitário, essa palavra pode ser nova, mas podemos explicar para você!
As atléticas
As atléticas universitárias são organizações estudantis que representam as universidades em competições esportivas amadoras. As atléticas geralmente são compostas por times de diversos esportes e são responsáveis por organizar eventos esportivos, como torneios e jogos universitários, bem como outras atividades sociais e culturais para os estudantes.
O presidente da Pantera Med, Lucas Alves, compartilha um pouco sobre como é a sensação de competir: “A prática esportiva vai ser sempre um ponto positivo desse tipo de evento, esse espírito patriota de cada atleta é lindo de se ver. Algumas pessoas extrapolam o bom senso, mas o campeonato não teve nenhuma intercorrência do tipo”.
Agora que você já sabe o que são, que tal conhecer um pouco sobre as atléticas da UNIVALE?
Búfalo:
Atlética do curso de Odontologia.
Ficou em 4° lugar no placar geral.
Burrão:
Atlética do curso de Medicina Veterinária.
Ficou em 6° lugar no placar geral.
Castor:
Atlética dos cursos de Engenharias e Arquitetura.
Ficou em 5° lugar no placar geral.
Coringa:
Atléticas dos cursos de biológicas: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.
Ficou em 2° lugar no placar geral.
Leão:
Atlética dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.
Ficou em 3° lugar no placar geral.
Pantera:
Atlética dos cursos de comunicação integrada: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico, Psicologia, Fonoaudiologia e Sistemas de Informação.
Ficou em 7° lugar no placar geral.
Pantera Med:
Atlética do curso de Medicina.
Ficou em 1° lugar no placar geral.
São muitos cursos, não é? Talvez você esteja se perguntando: “Ok, eles jogaram e ganharam, mas cadê a festa? Afinal, estamos falando de um evento universitário”. Pode ficar tranquilo, que essa galera festejou e muito!
Muita comemoração
Por último, mas não menos importante, a edição da CIU deste ano contou com uma grande festa em parceria com o Buteco Federal. Ela aconteceu no sábado, dia 01/04, e teve diversas atrações, sendo elas: Tati Meira, Gabriel Victor, grupo Maracatudo e David Guetto.
Além, claro, de um evento de encerramento de primeira, que aconteceu no domingo (02/04), no bar Petiscaria. A noite de encerramento contou com a entrega de medalhas e o anúncio do placar geral. Além de um pouco mais de integração e uma despedida de qualidade da tão querida CIU.
“Eu me sinto pronta pra próxima CIU! Foi gratificante participar dos jogos, na torcida e da festa, foi um momento de descontração que valeu muito a pena, momento de descansar a mente e sair um pouco do modo automático que vivemos constantemente. Portanto, me sinto extremamente feliz em saber que tive a oportunidade de participar da CIU 2023”, conclui Francine Duarte, da atlética Leão.
Gostou de saber mais sobre o evento? Quer acompanhar mais? Continue lendo!
Acompanhe de perto
Agora que você já sabe mais sobre a Copa Interatléticas da UNIVALE (CIU) e como ela funciona, não perca as próximas edições! Se você é um estudante universitário que adora esportes, ou apenas quer participar de celebrações animadas, fique de olho nas atualizações nas nossas redes sociais.
E você? Participou da CIU deste ano? O que achou? Compartilhe sua opinião conosco no Instagram oficial do evento e no perfil da UNIVALE. Estamos ansiosos para saber o que você pensa. Esperamos ver todos vocês em 2024, com ainda mais festas e competições emocionantes!