Sumário
A duplicação da avenida de entrada e saída do Campus Antônio Rodrigues Coelho, o campus II da UNIVALE, já é realidade. As obras tiveram início em abril de 2023, por meio de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre a universidade e a Prefeitura de Governador Valadares. O projeto prevê tanto a construção de uma nova via de acesso quanto a reforma da via já existente, com a separação das duas por um canteiro central.
A revitalização das ruas de acesso ao campus já é uma demanda antiga do público que frequenta diariamente a universidade, e trará mais conforto e segurança para pedestres, ciclistas e veículos automotivos.
“Essa obra é extremamente importante, porque circulam pelo campus II da UNIVALE entre 7 e 8 mil pessoas por dia. Entre alunos, familiares, professores, funcionários, visitantes, pessoas da comunidade que vêm acessar as clínicas da saúde. Então, além de essa avenida melhorar o acesso ao campus, vai trazer mais beleza, mais conforto, uma vez que a entrada e a saída será única e, principalmente, vai trazer o que é mais importante: segurança”, destacou Rômulo Coelho, presidente da Fundação Percival Farquhar, que é mantenedora da UNIVALE e signatária do termo de parceria.
Uma preocupação, tanto da universidade quanto da Secretaria de Obras da Prefeitura, é a durabilidade da nova avenida — tanto pela alta circulação de veículos pesados quanto por se tratar de área alagável. Para garantir a qualidade da obra, a solução saiu de dentro da própria universidade.
“Aqui, nesta obra, vai ser empregada uma nova tecnologia que está sendo desenvolvida para a região em parceria com a UNIVALE, por meio do nosso Laboratório de Materiais de Construção, onde a gente vai usar um polímero de base inorgânica para estabilização do solo, não em total substituição ao asfalto, mas vai reduzir bastante a camada de asfalto, e a gente vai ter aí uma redução de custo considerável, tanto nessa nova via que vai ser edificada, quanto na recuperação da via lateral existente”, explica o professor Anderson Gusmão, engenheiro civil que liderou os experimentos do novo material dentro da universidade.
De acordo com o professor, este material já é muito utilizado em outros países, como os Estados Unidos e a África do Sul, por garantir mais durabilidade, principalmente em estradas rurais. Aqui, ele precisou ser estudado em laboratório para ter seus compostos adaptados ao solo da região. Como destacado por Anderson, além de trazer mais qualidade, a técnica também proporciona uma redução considerável nos custos da obra.
O prefeito de Valadares, André Merlo, ressalta que a realização desta obra em parceria com a UNIVALE é mais uma forma de contrapartida entre duas instituições que trabalham juntas em benefício da região.
“A UNIVALE, nossa universidade, ela é comunitária, então ela pertence a toda Valadares. (…). Ela é filantrópica, ela é uma fundação sem fins lucrativos, ou seja, para atender à comunidade de Governador Valadares. Então, foi feita uma parceria, onde todos os que vierem aqui vão usufruir dessa obra, através de um Termo de Cooperação Técnica. Esse termo tem a contrapartida da própria UNIVALE, que atende a comunidade nas áreas da saúde, contabilidade, direito, nas várias áreas. Então é uma pequena contrapartida que a Prefeitura está dando à nossa universidade, que é de todos nós”, destaca o prefeito.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios