Escrito por: Tiago Novaes Salomão, estudante do 5º período de Publicidade
Hoje em dia, o curso de bacharel em Direito é um dos mais procurados devido sua versatilidade e possibilidades também.Você sabe como funciona a faculdade de Direito? Neste texto destacamos as principais informações sobre o seu funcionamento, conteúdo e estágios do curso caso esteja interessado em começar.
Como funciona o curso?
O curso de Direito da Univale tem duração de 10 períodos (5 anos) nos horários matutino e noturno. O bacharelado permite que o formando opte por seguir a profissão de advogado, buscar uma carreira jurídica e se tornar juiz, promotor ou mesmo delegado de polícia. Mas essas não são as únicas opções: os alunos passam por várias fases que os preparam para a atuação em diversas outras áreas como consultoria, auditoria, fiscalização e muito mais.
Existem ainda inúmeras possibilidades de carreiras no Poder Executivo, em órgãos como a Receita Federal e INSS.
O que é estudado no curso?
Como dito anteriormente, durante o curso os alunos passam por várias etapas em que aprendem melhor sobre a construção da sociedade, as diversas culturas e realidades sociais para entender o atual cenário em que o direito será aplicado.
São desenvolvidas diversas atividades que trabalham a escrita, oratória e pesquisa, o que é de grande importância para o acadêmico. Além disso, os discentes conhecem as leis, suas aplicações e procedimentos, participando de palestras, seminários, pesquisas, atividades de extensão, estágio e exercícios que os fazem exercer a prática jurídica.
Um exemplo de uma dessas etapas é a audiência simulada, que costuma acontecer a partir do 7º período. Essa etapa proporciona aos alunos uma prática real de uma audiência de mediação, suas nuances e seus benefícios. Ela visa, ainda, despertar o interesse pelo estudo de meios consensuais de resolução de conflitos e sua importância, sobretudo em tempos em que o Poder Judiciário encontra-se sobrecarregado.
Além da audiência há várias outras fases e o júri simulado é uma delas. Sua finalidade é simular a realização de um julgamento para que os estudantes tenham a experiência prática do que encontrarão na vida profissional.
Como funcionam os estágios?
Dentro do curso de Direito, o estágio é obrigatório a partir do 7º período. Mas, você não precisa esperar todo esse tempo para começar a estagiar. Em vários lugares são aceitos estagiários de períodos anteriores ao obrigatório e são várias opções disponíveis que agregam a sua formação acadêmica e possuem remuneração. Há lugares que disponibilizam bolsas ou assalariamento e além disso, colocam você em contato com a boa e velha prática. Algumas dessas opções são:
- Escritórios de Advocacia
- Estágios em órgãos públicos ( ex: Defensoria Pública, Ministério Público, Gabinetes de juízes)
- Delegacias da Polícia Civil e Polícia Militar
Estágio dentro da Univale
É possível estagiar dentro da própria Univale para garantir sua experiência profissional e agregar mais conhecimento à sua formação acadêmica. Por meio do Escritório de Assistência Judiciária (EAJ), órgão responsável por prestar atendimento gratuito a uma população que não tem meios de provê-lo com recursos próprios, o estagiário é integrado à equipe de advogados e trabalha diretamente com esses casos recebidos pelos clientes, acompanhando o ofício de perto e aprendendo na prática.
Os atendimentos funcionam para as áreas civil, penal e trabalhista. O EAJ atende os clientes, escuta o caso e indica a ação cabível. A equipe entra com o processo e acompanha o andamento até a resolução do mérito.
Esse estágio não é remunerado mas acrescenta horas na sua grade curricular. O endereço é: Rua Lincoln Byrro, nº 281, bairro Vila Bretas.
Conclusão
Com todas essas informações agora você deve estar mais decidido ainda a cursar essa faculdade não é mesmo? A Univale te oferece excelência na grade curricular e ministração desse curso, então se você se identificou com o curso de Direito saiba mais clicando aqui.