Os estudos são trabalhados pela disciplina Técnica Dietética no curso de Nutrição
Ampliando a compreensão dos estudantes do curso de Nutrição sobre a perspectiva dos alimentos, a didática de aprendizado da Univale desenvolve práticas que ultrapassam os conceitos tradicionais relacionados à alimentação: alimentação como memória afetiva: um novo olhar para a Nutrição. A exemplo disso, a humanização da experiência do ato de se alimentar, que é trabalhada pela a disciplina Técnica Dietética. Nessa matéria, além de entender os processos que garantem a qualidade nutricional dos alimentos e saúde das pessoas, segundo o guia Alimentar Para a População Brasileira, os estudantes também desenvolvem estudos da memória afetiva com os alimentos e neste semestre irão produzir um e-book com as receitas selecionadas pela turma.
Para a professora Eloísa Helena, estimular a sensibilidade dos alunos e a compreensão de que os alimentos são mais que fontes nutricionais, os torna profissionais melhores. “É preciso compreender que a comida traz à nossa memória a questão dos laços familiares. Sentar à mesa no domingo, por exemplo, lembra toda aquela preparação da avó ou da mãe para receber os filhos e netos... Comer vai além dos nutrientes ou necessidades, é um ato social. Por isso, construir essa ciência nos futuros nutricionistas, os torna profissionais mais humanos”.
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Uma dessas experiências da comida como memória afetiva foi realizada na última quinta-feira (31) pelos alunos do 4º período. A turma preparou receitas que lembram a infância. Cada um teve a oportunidade de contar a sua história de vida com o alimento ou receita escolhida. O aluno Hiago Ferreira, lembrou que esses estudos mostram que o ensino da Nutrição não é só “ingestão de nutrientes, vitaminas, carboidratos ou proteína, o alimento vai muito além disso”. A estudante Daniela Melo que o diga: “eu mesma trouxe meu bolinho de chuva, porque lembra muito a minha avó. Ela fazia pra gente.”
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As apresentações foram feitas para a coordenadora do curso, Enara Cristina, para a reitora, Lissandra Lopes Coelho Rocha e a pró-reitora Adriana Coelho, além das respectivas assessorias e professora Eloísa Helena.
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