Uma das primeiras atividades foi a realização do diagnóstico com os catadores da coleta seletiva na cidade
A Univale e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi) já mantêm uma parceria há 18 anos, e no último mês, por meio do projeto Rede Solidária Natureza, juntos, estão apoiando a Prefeitura Municipal de Governador Valadares (PMMG) no projeto de apoio técnico para ampliação da coleta seletiva na cidade.
Uma das primeiras atividades foi a realização do diagnóstico com os catadores da cidade, e a Univale ficou responsável pela aplicação dos questionários aos associados da Ascanvi.

No diagnóstico, os alunos do 7º período do curso de Engenharia Civil e Ambiental, sob coordenação do professor Hernani Ciro, participaram ativamente e compuseram a equipe responsável pela aplicação de questionários individuais e coletivos. O evento também contou com a participação dos professores Maria Celeste Reis Fernandes de Souza e Thiago Martins dos Santos.
Você pode se interessar por:
- Projeto de ciência cidadã reúne mais de 100 alunos de ensino médio em pesquisa sobre risco de proliferação do Aedes aegypti
- 2º Simpósio de Educação Especial na UNIVALE debate desafios para a escola inclusiva
- Pedagogia e Fisioterapia promovem vivência integrada sobre saúde e bem-estar docente na UNIVALE
Segundo a professora Maria Celeste, o projeto busca informações sobre o meio ambiente, sobre a profissão e a vida dos catadores. “É um instrumento importante de escuta de uma associação que há 18 anos está organizada e realiza um importante trabalho na cidade de Governador Valadares", concluiu.