Reconhecimento destaca o compromisso da universidade com a responsabilidade social e ações de extensão comunitária
A UNIVALE foi recentemente agraciada com o "Selo Instituição Socialmente Responsável", concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Este reconhecimento, que tem validade por um ano, certifica a participação da universidade na 20ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
A campanha tem como objetivo promover o engajamento das instituições de ensino superior na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar das comunidades onde atuam. Desde 2005, a UNIVALE participa ativamente dessa iniciativa, acumulando um total de 19 selos até o momento, já que a participação na 20ª edição, resultou na conquista do selo para o biênio 2024-2025.
Durante o ano de 2024, a UNIVALE cadastrou 22 ações de extensão, entre programas, projetos e prestação de serviços à comunidade, impactando positivamente a região do Vale do Rio Doce. Essas ações envolvem diversas áreas do conhecimento e atendem a diferentes necessidades da população, proporcionando oportunidades de educação, saúde, cultura e desenvolvimento social.
Pedagogo e responsável pelo setor de extensão da UNIVALE, Arthur Minelli Araújo Gomes, destacou a importância dessa certificação para a universidade: "A conquista do selo é uma demonstração clara de que o trabalho da UNIVALE na área de responsabilidade social e extensão está alcançando resultados concretos na melhoria da qualidade de vida das pessoas ao nosso redor. Para nós, é uma grande satisfação ver os frutos desse trabalho sendo reconhecidos, e isso nos motiva a continuar desenvolvendo ações que beneficiem ainda mais a comunidade".
A ABMES, ao conceder o selo, reconhece o esforço da UNIVALE em contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, incentivando outras instituições de ensino a seguir o mesmo caminho. As universidades que recebem a certificação podem utilizar o selo em materiais de divulgação, como jornais, livros, revistas, sites, redes sociais e outros meios, até outubro de 2025, quando um novo ciclo da campanha será iniciado.