PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu

O conhecimento como espaço de convivência, debates e diversidade

30 junho, 2025
UNIVALE Editora participa do Encontro da Comunidade do Mestrado em Gestão Integrada do Território

Por mais um semestre, a UNIVALE Editora reafirma-se como a casa aberta ao leitor ao marcar presença no 9º Encontro da Comunidade do Mestrado em Gestão Integrada do Território (ComGIT) da Universidade Vale do Rio Doce. O evento foi realizado no dia 7 de junho, um sábado com o sol característico de Valadares, mas com o clima ameno típico do outono e a riqueza cultural e multidisciplinar que marca os momentos promovidos pela UNIVALE.

editora univale

Com uma mesa repleta de livros e um time pleno de propósito, a editora ocupou uma parte do canteiro do Campus II, onde havia também uma mesa com artesanatos e acontecia um sarau promovido pelo Coletivo Básico (@basicocoletivo), que tem sede no Vale do Aço e fome de levar talento e reflexões a muitos territórios. Nessa atmosfera, a exposição dos livros teve como trilha sonora versos certeiros, que pregam a diversidade, a paz e o respeito, mas não sem denunciar as iniquidades que afligem nosso país e nossa região. Uma simbiose em que a prosa das páginas e o som das ruas materializaram, uma vez mais, o sentido de uma universidade.

Docentes contracenando no evento

O ComGIT contou também com docentes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda que têm vínculo com a UNIVALE Editora: a professora Dra. Deborah Luisa Vieira dos Santos — diretora — e o professor Me. Roberto Villela Filho — copidesque. Ela e ele compuseram a mesa de debates acerca de três documentários exibidos ao longo do evento, cujo tema foi “Luz, câmera e território em ação: desafios à gestão integrada dos territórios”.

editora univale

Com uma sequência de conteúdos audiovisuais de grande relevância para se pensar as complexidades que marcam corpos, espaços e memórias na nossa região, as exibições de “Senta a Pua” — dirigido por Nilmar Lage e Thiago Moreira — “TransVida: Mulheres da 116” — produzido por Mônica Coelho — e “Conexões.doc” — do Coletivo Deck Arte destacaram percalços e momentos que tiraram vidas, cessaram histórias e seguem ferindo os direitos e a dignidade de pessoas no leste de Minas.

A professora Deborah Vieira afirmou que participar do evento foi mais um episódio esclarecedor promovido pelo Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT). “Foi muito bom estar ali, conhecer essas produções e ver que todas estão em conexão com a busca que fazemos no dia a dia da universidade, que passa por abordar pautas fundamentais que contribuam para tirar pessoas e histórias da invisibilidade”, destaca. Para ela, os assuntos debatidos alí estão na dinâmica do nosso cotidiano e precisam ser difundidos sem preconceitos ou tabus. “É de direitos básicos que estamos falando, assegurados pela legislação. Conteúdos e momentos assim trazem mais luz para o que é urgente”, alerta a docente.

Gostou? Compartilhe!

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down