Cerimônia de colação de grau na Univale

Univale forma mais de 300 novos profissionais em diferentes áreas

16 dezembro, 2022

Colações de grau aconteceram nas primeiras semanas de dezembro, encerrando o ano letivo de 2022 na Univale

O ano chega ao fim e, para além do Natal e do réveillon, cerca de 300 alunos da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) têm um motivo a mais para festejar. A temporada de cerimônias de colação de grau no auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, o Hermirão, começou no dia 2 deste mês, com o curso de Odontologia, e termina nesta sexta-feira (16), com a turma de Medicina.

Este semestre marcou a formatura das primeiras alunas do curso de Biomedicina. A coordenadora, professora Daniele da Silva Altera, destaca que as novas egressas da Univale já tinham espaço no mercado de trabalho antes mesmo de buscar o diploma.

“Fizemos um excelente trabalho. Todas já estão empregadas na profissão antes mesmo de se graduarem, é uma consequência positiva que mostra que os objetivos de boa formação foram alcançados. A família Biomedicina da Univale tem orgulho em poder participar do processo de ensino, aprendizagem e formação profissional dessas alunas. Desejamos muito sucesso a todas elas. E a Univale continua de portas abertas para que elas continuem a formação profissional, com especializações e pós-graduações”, comentou Daniele.

Ao lembrar que, entre os desafios vividos pela primeira turma, estava a pandemia da Covid-19, a coordenadora classifica a formatura como gratificante e compensadora. “É notório que a Univale, FPF, coordenação, colaboradores, docentes e discentes desempenharam muito bem o seu papel. A primeira turma tem os pioneiros do curso, aqueles que vivenciaram as melhores e piores experiências, e a nossa turma soube bem o que foi isso. Vivemos o momento da pandemia, as atividades remotas, o retorno às atividades presenciais e as incertezas de momentos conflitantes. Mas sempre muito empenhadas e firmes no propósito de se formarem biomédicas”, disse.

Um dos formandos neste semestre é Danilo Pacheco Souza de Pinho, que colou grau em Direito. Ao concluir a graduação, ele garante que não está encerrando a trajetória acadêmica, pois pretende continuar estudando - ele planeja fazer uma especialização  ou mesmo um mestrado, e considera a possibilidade de fazer concursos públicos para cargos que exijam diploma de nível superior.

“Encerrar a graduação, para mim, representa uma conquista, porque sempre sonhei em fazer uma faculdade, e seria mais um passo de muitos que estão por vir. Não é o encerramento da minha vida acadêmica, é mais um passo para colocar em prática o que aprendi. Minha expectativa é colocar em prática o que aprendi e exercer a profissão de advogado e dar continuidade aos estudos, com uma pós ou mestrado, e também fazer algum concurso para nível superior. A Univale é uma ótima instituição de ensino, que cumpre o que promete e entregou o que eu esperava de uma boa graduação, com bons professores e boa projeção para o futuro”, afirmou Danilo.

Calendário das formaturas

A primeira das cerimônias de colação de grau no Hermirão foi a da turma de Odontologia, com 55 formandos, no dia 2. Outros 40 formandos, de Administração e de Ciências Contábeis, se formaram no dia 6, e no dia seguinte foram mais 37 alunos - de Biomedicina, Pedagogia e Psicologia - que buscaram seus diplomas. O dia 8 foi da formatura de Direito, com 64 estudantes, e no dia seguinte foi a vez dos alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Civil e Ambiental e Sistemas de Informação - ao todo, 32 estudantes.

Foram mais duas cerimônias ao longo desta semana. Na quarta-feira (14), mais 35 estudantes, dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e de Estética e Cosmética. Encerrando a temporada no Hermirão, nesta sexta-feira (16), 29 alunos de Medicina participam da colação de grau.