O Projeto “SOS Buracão” é uma iniciativa que surgiu em 2016, na Universidade Vale do Rio Doce, com o objetivo de ajudar a população do Buracão, comunidade que reside no bairro Carapina, em Governador Valadares. No Buracão moram pessoas em extrema vulnerabilidade social, que possuem diversas privações, principalmente relacionadas a moradia e acessibilidade. São mais de 120 famílias vivendo em situação de abandono.
As práticas do projeto são pensadas e desenvolvidas pelo Mestrado em Gestão Integrada do Território, GIT, e por cursos de graduação da Univale. Campanhas de doações, desenvolvimento de pesquisas e parcerias com o município, são algumas das ações que pretendem levar melhorias para a estrutura do local e para as condições de vida de quem vive no Buracão.
Em agosto do ano passado, o projeto construiu uma rampa na comunidade, possibilitando que uma moradora saísse de casa pela primeira vez em 12 anos. Isso porque, após um Acidente Vascular Cerebral, ela passou a precisar de acessos para deficientes físicos para cruzar os limites da própria residência, mas nunca os teve. Foi a partir dessa história que os alunos da Engenharia Civil da Univale elaboraram um projeto para construir a estrutura na comunidade. Os materiais necessários foram doados por professores e colaboradores da instituição, permitindo que a obra pudesse ser executada.
Em abril deste ano, alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Univale, criaram também um perfil no instagram para o projeto. O @sosburacao divulga campanhas e informações sobre o Buracão, além de ser um canal oficial de compartilhamento das demandas e necessidades da comunidade.
O projeto é uma iniciativa da Univale, mas conta também com o apoio da população. Quem tiver interesse em ajudar nas ações e doações, pode seguir o perfil e acompanhar as campanhas.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios