Nesta quarta-feira, 22 de setembro, a Univale recebeu a pesquisadora Jessica Fairley, da Emory University, que fica em Atlanta, nos Estados Unidos. O motivo da visita está relacionado ao estabelecimento de uma nova parceria, que vai proporcionar a ampliação dos estudos da pesquisa sobre hanseníase, coordenada pelo professor Pedro Marçal, do curso de Farmácia da Univale.
A Univale já possui relacionamentos importantes com outras universidades, empresas e instituições, e os resultados geram inúmeros benefícios na formação de alunos e na experiência profissional dos professores. A parceria internacional é uma grande oportunidade para alunos, docentes e para a universidade, que aumentarão as conexões de aprendizagem e conhecimento.
A pesquisadora norte-americana contou sobre o interesse no estudo da hanseníase. “Tenho trabalhado na área de Governador Valadares há aproximadamente cinco anos com minha parceira, Lúcia Fraga, e estamos particularmente interessadas em aprender sobre a transmissão da hanseníase, a mycobacterium leprae, e especialmente focadas nas questões relativas à pobreza, ao saneamento básico, à nutrição, e a outras doenças infecciosas que fazem com que as pessoas estejam mais suscetíveis a infecções e sintomas de infecções”, diz.
A pesquisa é continuidade de um estudo que é feito na Univale há mais de dez anos e busca a identificação de fatores de risco para o desenvolvimento da doença, que é endêmica na região de Governador Valadares. O novo projeto será uma parceria entre a Univale, a UFJF e a Emory University, e servirá como um polo de pesquisa no município, apesar de outras cidades também fazerem parte desta nova fase de análise.
O coordenador da pesquisa falou sobre o planejamento e objetivo dos estudos. “Pretendemos identificar associações com outras patologias, verminoses e doenças negligenciadas, além de fatores nutricionais e demográficos. Estamos buscando entender como essas condições de vida podem contribuir para o adoecimento do indivíduo, para, a partir disso, propor projetos de melhoria da qualidade de vida dessas populações”, explicou Pedro Marçal.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios