Durante o evento, foram debatidos os avanços e conquistas do enfermeiro no exercício profissional
No dia 12 de maio comemora-se o Dia do Enfermeiro. Nesse dia tão importante para esses profissionais, a Universidade Vale do Rio Doce recebeu um dos eventos da XXIII Semana da Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG). Com o tema “Avanços e Conquistas no Exercício Profissional”, esta edição, que termina no dia 20 de maio, reflete sobre a transformação da enfermagem nos últimos anos. Durante o evento, o curso de Enfermagem da Univale foi homenageado, e duas professoras receberam a medalha de destaque da enfermagem mineira.
Com nota 5 no MEC e diversas iniciativas tanto no âmbito social, com atendimentos à comunidade, quanto no incentivo à produção científica que promove melhorias nas práticas e procedimentos da classe, o curso de Enfermagem da Univale vem se destacando e causando reais impactos na ciência e sociedade. Com tantos projetos e profissionais qualificados compondo o corpo docente, o reconhecimento do Coren-MG é a consagração do curso enquanto referência regional. A enfermeira e professora da Univale Mônica Valadares Martins recebeu a medalha “Destaques da Enfermagem Mineira”.
“O colegiado do curso me indicou ao prêmio, o que por si só já me deixou muito feliz. É muito bom ter o seu trabalho reconhecido, dá uma levantada no nosso ânimo. Mas tudo isso foi produto de um trabalho em equipe, esse reconhecimento vem da colaboração de todos; da instituição, dos docentes e discentes. Por isso digo que as medalhas a todas as enfermeiras professoras do curso foram muito merecidas, e o nosso curso também merece todo esse reconhecimento pelas contribuições com os trabalhos desenvolvidos”, Mônica acrescenta.
A coordenadora do curso de Enfermagem da Univale, Lílian Costa e Silva, também recebeu uma homenagem especial pelos relevantes serviços prestados à enfermagem mineira. E as homenagens não pararam por aí, estendendo-se a todas as professoras enfermeiras presentes.
“Eu me senti muito feliz e honrada. É o início da nossa valorização como profissionais da enfermagem. Ter o Coren/MG como parceiro e apoiador é uma grande conquista. Essa homenagem que se estendeu às demais professoras enfermeiras que estavam presentes no evento me deixa muito orgulhosa, porque somos guerreiras e idealizadoras”, destaca a coordenadora.
Os debates fomentados
Além das homenagens, o evento contou com a palestra “Enfermagem: tendências, perspectivas e possibilidades nos dias atuais” da mestre e especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e Educação, Aline Valéria de Souza, que é professora da Univale. A segunda palestra da noite foi ministrada Enfermeira Yara Maria Diniz Figueiredo, mestre, especialista em Assistência materno infantil com ênfase em aleitamento materno e cuidados com recém-nascido, com o tema “Importância da humanização na assistência de enfermagem”.
A Univale reconhece a importância do diálogo com o mercado de trabalho e conselhos profissionais, conduzindo discussões que visam o crescimento e valorização das profissões, alavancando o avanço da ciência enquanto impacta diretamente na sociedade. Por isso, o curso de Enfermagem se orgulha em fazer sua parte em um evento tão importante quanto esse.
“O curso de Enfermagem da Univale é sempre muito valorizado por onde passa em GV e região, estamos na direção que esperávamos e vamos conseguir avançar ainda mais, trabalhamos dia após dia em um esforço para que a gente não pare de crescer, já temos até alguns novos projetos em vista para o segundo semestre. Estamos cada vez mais construindo um mercado de profissionais qualificados, empreendedores e inovadores, atuando nos mais diversos campos da área”, destaca a coordenadora do curso, Lilian Costa e Silva.
A programação da XXIII Semana da Enfermagem do Coren-MG continua, e você pode conferir clicando aqui.