Mestrado da UNIVALE celebra 15 anos em encontro com egressos e comunidade

02 julho, 2024

No último sábado (29), o campus II da UNIVALE sediou a 7ª edição do COMGIT, o Encontro da Comunidade do mestrado em Gestão Integrada do Território da UNIVALE, evento já tradicional do curso, que reuniu acadêmicos, egressos e o público externo em um dia de palestras, conversas e troca de informação. Nesta edição, o tema escolhido foi “Vozes do passado, olhares do presente: celebrando 15 anos de narrativas do GIT”.

O evento contou com a participação ativa dos alunos do segundo semestre do curso, responsáveis pela organização das diversas atividades. Mestranda e uma das organizadoras COMGIT, Tamires da Silva Duarte destacou a importância do evento. “Está sendo uma experiência nova para mim organizar um evento desse porte. Vejo um momento de festividade onde reunimos pessoas que fizeram parte da história do GIT”, destacou

COMGIT 3

Orientador do projeto, o professor Franco Dani de Araújo ressaltou o valor do evento para os alunos: "Nós orientamos os alunos em todo o trabalho de organização. É um trabalho que vale horas de atividade complementar e temos as melhores expectativas. O evento comemora uma data histórica dos 15 anos do mestrado, com uma mesa composta por egressos de diversas áreas, falando sobre a contribuição do mestrado em suas carreiras".

Além da programação que aconteceu dentro do auditório, o COMGIT também contou com mais uma edição da Feira da Diversidade, que acontece em espaço aberto próximo às palestras. A UNIVALE Editora esteve presente, proporcionando aos participantes a oportunidade de escolher e levar para casa livros gratuitamente. Além disso, a Associação Valadarense de Artesãos, Artistas e Gastronomia Típica – Ponto de Artes e Sabores – abrilhantou o evento com suas exposições e apresentações.

Impacto do mestrado para os egressos

Uma parte importante do COMGIT é a participação e as homenagens aos egressos, já que o evento propõe justamente um encontro da comunidade do programa, para troca de experiências entre quem está atualmente cursando o mestrado e quem já passou pela formação.

Maria Elizabeth
Egressa do GIT Maria Elizabeth Rodrigues

Uma das homenageadas, a egressa Maria Elizabeth Rodrigues, refletiu sobre sua trajetória no mestrado. "É uma celebração, um agradecimento. Trabalhei com o tema 'Mulher e Violência', o que foi uma experiência muito forte e enriquecedora para mim. Não é só sobre disciplinas ou docência, é sobre a vida. A ciência precisa casar com a experiência das pessoas para que possamos fazer melhor a cada dia”, comentou a egressa, emocionada com a homenagem recebida.

Poder enxergar o mundo de uma outra perspectiva — foi o que apontou a egressa Adelina Xavier sobre o programa. “O GIT nos faz enxergar o mundo de outras formas. Fazer um mestrado em Gestão Integrada do Território nos tira da zona de conforto. Estar aqui hoje, encontrando esses grandes pensadores que me ajudaram e ainda me ajudam, é uma grande honra e uma oportunidade incrível".