Sumário
Além de registrar o dia a dia na universidade, a UNIVALE TV também funciona como laboratório para os cursos de comunicação
Por: Natalia Lima Amaral
Neste ano de 2021 a UNIVALE TV chegou aos seus 18 anos. Muitos programas, alunos e docentes passaram por esse estúdio de ideias, que marcou a vida de muitos na universidade. Sua primeira transmissão foi em outubro de 2003, com uma grade completa de programas, como o Jornal UNIVALE, TV Campus, UNIVALE Rural, Raio X, Entrevista e Sétima Arte.
Throwback de uma egressa
Uma das primeiras egressas, Bethânia Jersey Araújo, conta com muito orgulho dos primeiros passos da TV. Sendo a primeira diretora de jornalismo, ela pode participar ativamente do projeto que moldou a UNIVALE TV. E a oportunidade que teve de transitar do modelo mais comercial de fazer televisão para o universitário rendeu novos ares.
“O melhor desse projeto foi poder construir uma linguagem diferente dentro do jornalismo. Uma linguagem mais narrativa, mais poética e sem o engessamento do tempo mais curto para fazer o que queríamos. Então, pudemos trabalhar com reportagens mais contextualizadas”.
Bethânia também foi a primeira apresentadora do Jornal UNIVALE, que quando foi ao ar ela já ocupava a posição de Diretora de Jornalismo. E, por aí, ela permaneceu 8 anos na UNIVALE TV. Além dos estudantes de jornalismo, outras turmas também deixaram sua marca. Os alunos estagiários do curso de Design Gráfico, por exemplo, ajudaram em vinhetas e identidades visuais de muitos programas.
“A UNIVALE TV deixa mais que um legado cultural para Valadares, ela deixa um legado para o mercado de trabalho como um todo. Por ela, passaram muitos profissionais, que chegaram como estagiários, e foram se destacando dentro da profissão. E hoje somos muitos, em vários lugares do Brasil e até do mundo”.
Por trás das câmeras
Uma das estreias da UNIVALE TV, o “Entrevista”, está no ar até hoje e traz debates atuais de extrema importância, contando com a colaboração de professores especialistas, mestres e doutores da própria universidade. O produtor Leandro Silva compartilhou um pouco sobre o processo de acompanhar o que acontece por trás das câmeras.
“A produção exige muitas etapas e a TV funciona como uma engrenagem. As pessoas que vêem os vídeos prontos muitas vezes não sabem dos processos de agendamento de entrevistas e do acompanhamento deles, das marcações com os entrevistados e até da pós produção. Como a divulgação nas mídias sociais, na TV aberta e na TV à cabo”.
Para tornar possível a harmonia de todos os processos, a TV conta com muitas mãos trabalhando juntas. Por meio do trabalho dessa equipe, o material produzido se transforma em gratidão.
“Muitos não imaginam a quantidade de pessoas envolvidas no nosso trabalho. E saber que faço parte dessa equipe, em específico, é muito gratificante. Acredito que essa nova experiência vai acrescentar muito para mim, tanto no âmbito profissional quanto no desenvolvimento de projetos pessoais que tenho”.
UNIVALE TV e a sala de aula
Além da divulgação dos programas fixos, a UNIVALE TV também funciona como um laboratório para alunos de diversos cursos da universidade, principalmente os da área da comunicação. O professor Bob Villela, dos cursos de Jornalismo, Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, acredita que essa parceria tem rendido muitos frutos.
“Na UNIVALE TV eu me sinto muitíssimo em casa. Já fui convidado em programas, parceiro em ideias e cliente de seus belos serviços no âmbito acadêmico, mostrando aos alunos as inúmeras possibilidades que o audiovisual oferece. Serei sempre audiência dessa fundamental iniciativa da UNIVALE para a propagação da ciência e da cultura”.
Acompanhe a UNIVALE TV!
Canal 25 da TV a cabo
Canal 3.1 da TV aberta, TV Leste Record
Quartas e sextas, às 14h15