Para além dos bastidores dos estudos científicos

08 dezembro, 2021

O novo episódio do “Universo Pesquisa”, programa da UNIVALE TV, traz detalhes sobre o processo migratório em Valadares.

Por: Natalia Lima Amaral

Habituado com as dinâmicas de contar histórias, o programa “Universo Pesquisa” da UNIVALE TV está no ar desde 2003. Trazendo um conteúdo voltado para os bastidores da pesquisa, sua nova reformulação busca explorar e retratar esses processos, agora, em campo externo. O episódio desta sexta-feira (10/12) contará sobre os processos migratórios de Valadares, entrevistando historiadores e pesquisadores da nossa Universidade.

Pelos primórdios do “Pesquisa”

univero pesquisa primordios
A jornalista Olívia Martins e a professora Érika de Aguiar, do curso de Odontologia - Acervo UNIVALE TV

Durante os 18 anos de UNIVALE TV, muitos programas já passaram por ela. O “Universo Pesquisa” é um desses, que está no ar desde 2003. Mas nem tudo era do jeito que é hoje em dia. Antes, com o nome “Pesquisa”, o programa era em formato de estúdio, funcionando  como uma vitrine dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da UNIVALE. A editora de jornalismo da UNIVALE TV, Liliane Ambrósio, é uma das pessoas que participaram ativamente na história do programa.

“Pude contribuir com a reformulação do programa e o processo de adaptação dele trouxe uma dinâmica maior na forma de contar as histórias. Além disso, podemos explorar todo o potencial das belezas da cidade na hora de gravar as externas”.

Sobre os processos migratórios em Valadares

univero pesquisa processos migratorios
Professora Sueli Siqueira, referência internacional nos estudos dos processos migratórios - Imagem: UNIVALE TV

O Universo Pesquisa desta sexta-feira (10/12) contará sobre os processos migratórios de Valadares, que começaram há cerca de 60 anos, dentre outros fatores, por conta da construção da ferrovia Vitória/Minas na cidade. Muitos norte-americanos vieram para a obra e passaram a convidar pessoas para visitarem o seu país.

Este episódio contou com a participação da professora doutora Sueli Siqueira, referência internacional nos estudos sobre os processos migratórios, e do professor doutor Haruf Salmen, coordenador do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT). Eles resgatam os principais resultados de mais de 20 anos de estudos realizados aqui na UNIVALE, por meio do Núcleo Especializado em Desenvolvimento Regional (Neder), relacionados aos processos migratórios  para os Estados Unidos.

Pesquisa e comunidade

universo pesquisa e a comunidade
A editora de jornalismo Liliane Ambrósio entrevistando a professora Elaine Pitanga - Imagem: UNIVALE TV

A UNIVALE, enquanto instituição comunitária, atua em com base no: ensino, extensão e pesquisa. E é através dele que os projetos desenvolvidos dentro da universidade conseguem impactar, de forma positiva, a comunidade. Por estar há muitos anos em contato com o Universo Pesquisa, participando da sua construção, Liliane pôde perceber isso de forma prática.

“As pesquisas sobre migração são diversificadas, envolvem questões sociais, que é o enfoque da professora Sueli Siqueira, por exemplo. Mas temos também na área de saúde. Tanto sobre doenças que podem ser transmitidas lá fora, como é o caso da hanseníase, como também de doenças mentais para quem fica e para os retornados. Além dos aspectos sociais, históricos e econômicos da migração, o programa aborda questões da saúde física e mental dos retornados, incluindo a fase de readaptação no retorno à terra natal. E esse retorno da pesquisa para a comunidade é muito importante, para a UNIVALE e para todos”.

Onde assistir

O programa vai ao ar nesta sexta (10), às 14h15, no canal YouTube, na UNIVALE TV e na TV Leste (Record).

Canal 3.1 da TV aberta ou 25 da TV a cabo