Palestras, rodas de conversa e atividades recreativas para estudantes e profissionais da área, além de toda comunidade também poder participar da edição do 3º Univoz
Anualmente, durante o mês de abril, um movimento mundial provoca atenção e um novo olhar para a voz: a mobilização promove o incentivo do cuidado com todo o sistema vocal e agrega na formação e prática profissional da fonoaudiologia. Os eventos e campanhas sobre o tema ganham espaço na mídia, universidades, nas redes sociais e outras vertentes de comunicação para garantir o acesso das pessoas às informações da saúde vocal. As atividades digitais e/ou presenciais acontecem com mais ênfase durante os dias 11 e 16 de abril. Isso porque dia 16 é comemorado o Dia Mundial da Voz. No Brasil, as ações podem ser enviadas para a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e assim, contribuem com dados, estudos, pesquisas e capacitação para outros profissionais. O Univoz é uma dessas iniciativas que serão disponibilizadas para a SBFa.
O evento, Univoz, é totalmente gratuito e planejado pelos alunos da graduação de Fonoaudiologia da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). As atividades são abertas para a comunidade acadêmica e externa. Nesta edição de 2022, os estudantes programaram palestras, rodas de conversas e atividades recreativas. O evento iniciou nesta segunda-feira (11) e acontecerá até quarta (13), no auditório. Três dias compartilhando e adquirindo conhecimento e experiências sobre a voz, como afirma o estudante do 3° período de Fonoaudiologia, Pedro Henrique: “é um evento importante, com programações envolvendo pessoas muito credenciadas na saúde da voz". É por isso que Silvio Alves, também do 3° período de Fonoaudiologia, espera “aprender muita coisa" durante o evento.
A professora e coordenadora do curso responsável pelo evento, Luciana Silveira, destaca que “ este ano, a campanha da voz visa também mostrar a importância da voz como uma defesa dos direitos e busca de espaço de fala na sociedade, é fazer a voz ser literalmente ouvida. Então, o nosso evento vai conscientizar as pessoas dos cuidados vocais e de usar a voz para ser instrumento na sociedade.”