A inclusão e a promoção da acessibilidade fazem parte dos princípios da Univale. Queremos que todos se sintam acolhidos pela Universidade, seja nos espaços físicos ou virtuais. Para se fazer mais acessível, uma das ações adotadas pela instituição é a comunicação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
O Espaço A3, setor de apoio ao aluno da Univale, conta com uma profissional intérprete de Libras, que é responsável pelo apoio à tecnologia assistiva e comunicação alternativa. A professora Edmara Carvalho Novaes, que é especialista em educação inclusiva, realiza a tradução em Libras de eventos institucionais presenciais e online. Dessa forma, o Espaço A3 permite que a comunidade surda seja incluída na rotina da instituição.
Além disso, o site da Univale também conta com um software de tradução em Libras. Para acessá-lo, basta que o usuário clique no símbolo da Libras no canto superior direito da tela.
O aplicativo fará a leitura dos textos disponíveis na página, conforme selecionado pela pessoa.
No âmbito científico, a Univale desenvolve a pesquisa Libras, Surdez e Saúde Pública, coordenada pelo professor Edmarcius Carvalho Novaes e com participação dos alunos do curso de Enfermagem. Por meio da pesquisa, busca-se avaliar o acesso da comunidade surda ao sistema público de saúde.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios