A volta às aulas na UNIVALE será na próxima segunda-feira, dia 5 de agosto. Para o corpo docente, no entanto, o retorno às atividades já aconteceu. Os professores da instituição foram recebidos na quarta-feira (31 de julho), com uma dinâmica propondo reflexões sobre o tema “ser luz na vida das pessoas”, preparada pela gestão da universidade. Na quinta (1º) e na sexta-feira (2), os professores continuaram reunidos em momentos de capacitação institucional.
Na recepção aos professores houve palestras e depoimento de um egresso sobre a importância dos docentes. “Muitas vezes a gente não sabe a importância do nosso papel, como docentes, na vida dos alunos e também dos nossos colegas professores. Às vezes um simples gesto transforma a vida das pessoas e a gente nem percebe isso”, comentou a pró-reitora acadêmica, Adriana de Oliveira Leite Coelho.
Professora dos cursos de Engenharia, Hélica Contin também avaliou a importância dos docentes na jornada acadêmica dos estudantes. “Ser luz é proporcionar aos alunos a possibilidade de se conhecer em um novo caminho que esse estudante está descobrindo”, declarou.
A reitora da UNIVALE, Lissandra Lopes Coelho Rocha, relata uma grande expectativa da instituição para a volta às aulas no novo semestre acadêmico, após o período de recesso. “A pausa é sempre um momento de reflexão e estar com a família e aqueles que a gente ama, e também uma oportunidade de repor as energias. E agora a gente volta com planos, metas e muita energia boa, para que o semestre seja repleto de realizações”, disse a reitora.
A capacitação para a volta às aulas seguiu com oficinas nos dois dias seguintes. Docente nos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, Zana Ferreira esteve no grupo que debateu a habilidade socioemocional na relação professor-aluno. “Refletir o próprio ofício é muito importante, tanto para se atualizar com novidades, quanto para não nos acomodarmos no conhecimento que já temos. Além disso, é uma oportunidade de integração com professores de outros cursos e áreas, o que é sempre enriquecedor”, observou.