Atividade une ensino, pesquisa e extensão na sala de aula
A Atividade Integradora do Curso de Direito, das turmas dos primeiros períodos, é uma atividade de extensão que tem como meta a demonstração de temáticas relacionadas ao Direito de forma interdisciplinar e transdisciplinar a partir da fotografia. No primeiro eixo de estudos deste semestre, a temática central foi “Vulnerabilidade Social na Macrorregião de Governador Valadares”.
O professor Bernardo Nogueira foi o coordenador da atividade e teve como colaboradores o professor Diego Jeangregorio Martins e as professoras Sara Edwirgens Barros e Elizabete Aparecida de Carvalho. Os trabalhos foram avaliados pela professora Karla Nascimento (Coordenadora do Curso de Pedagogia), professora Lorena Vitório (Curso de Direito) e professor Rafael Barbosa Fialho (Curso de Jornalismo).
Por ser uma atividade de extensão, a comunidade externa foi convidada a participar dos debates que aconteceram durante as aulas. A participação teve por objetivo a troca dos saberes científicos e populares, oportunizando o diálogo entre universidade e sociedade.
Para o desenvolvimento da atividade os graduandos tiveram que circular pela macrorregião de Governador Valadares para fotografar situações que demonstravam pessoas em situação de vulnerabilidade. Essas fotos foram analisadas por eles, sob a ótica do Direito, com o intuito de identificar quais direitos básicos, que estão previstos na Constituição Federal (1988), não estavam sendo garantidos às pessoas.
As fotos apresentadas pelos graduandos, através de um banner e um portfólio, mostraram que em nossa região a desigualdade social ainda é uma realidade presente. Existem pessoas vivendo nas ruas, outras morando em barracas, algumas convivendo com a falta de saneamento e de serviços básicos como educação e saúde, situações essas que comoveram os graduandos, pois as circunstâncias em que as pessoas se encontravam, condições precárias, não fazem parte da realidade dos mesmos.
Os graduandos concluíram com a pesquisa que para amenizar a situação da vulnerabilidade social na macrorregião de GV, como em todo o país, é preciso que as políticas públicas sejam efetivadas, aplicadas de forma igual e sem discriminação, a todas as pessoas. É necessário também que sejam criados projetos sociais para minimizar a desigualdade social, que visem garantir uma vida digna às pessoas menos favorecidas.
Texto: professora Elizabete Aparecida de Carvalho