Estudantes do 1º período de sete cursos do Núcleo da Saúde da UNIVALE realizaram o 3º Workshop de Anatomia, desta vez organizado como uma atividade intercursos. Além de trazer e agregar o conhecimento sobre o corpo humano, conforme a especificidade de cada curso, a proposta era de que os alunos interagissem e socializassem. O Workshop aconteceu na manhã de sábado (20), no Centro Esportivo UNIVALE (CEU).
“Eles chegam sem conhecer o curso, sem conhecer um ao outro. A primeira questão é integrar os cursos e socializar entre eles, dentro do próprio curso. E fazer uma integração entre disciplinas que são muito próximas”, destacou a professora Karen Graner, do curso de Psicologia. O Workshop de Anatomia também reuniu calouros dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.
Em todos esses cursos, a disciplina Anatomia é oferecida logo no 1º período. Docente de Processos Psicológicos Básicos, Karen afirma que a proposta de um Workshop Intercurso surgiu da ideia de um alinhamento entre as disciplinas. “Eu e a professora Aline Valéria conversamos sobre ‘casar’ as duas disciplinas e fazer uma sequência, pensando juntas primeiramente com a Psicologia e a Enfermagem. E aí a gente foi agregando outros cursos, com base na Anatomia, mas articulando para os temas dentro de cada curso, buscando sua especificidade. Emoções, na Psicologia. Na Educação Física, mais a parte de movimento, e assim por diante”, acrescentou Karen.
Enquanto estudantes de Psicologia explicaram como as emoções podem influenciar o funcionamento dos diversos sistemas do corpo humano – inclusive facilitando o surgimento de doenças, com o enfraquecimento do Sistema Imunológico, por exemplo – um outro grupo, composto de alunas de Fonoaudiologia, abordou a relação entre a voz e o Sistema Respiratório.
“Nossa área é a Fonoaudiologia, sobre o falar. A gente está explicando como o ar sai, como a voz funciona, a importância da água para hidratar a garganta. A principal função da água [para a voz] é limpar as cordas vocais. A gente também tem o costume de falar de comer maçã, que ajuda a limpar a garganta e ajuda no ato motor. A água é mais importante para limpar, do que para o ato motor em si”, relatou a aluna Tayná Souza.
Além dos calouros, alunos do 7º período de Educação Física participaram do Workshop. Cursando atualmente a disciplina Esportes de Aventura, os estudantes propuseram uma atividade em que os participantes suprimissem a visão para tiros com zarabatana e estilingue, com orientação de algum colega.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios