Sumário
Integração e debates com a metodologia World Café amplia diálogo entre as disciplinas oferecidas aos estudantes
Durante dois dias, os professores de Medicina Veterinária da UNIVALE se reuniram para propor e discutir melhorias para o curso. O encontro foi realizado no formato de World Café, ou Café Mundial, uma metodologia estruturada na troca de conhecimentos com formação de grupos para discussão de tópicos em várias mesas pequenas, como as de um café. Os professores se reuniram na terça e na quarta-feira (dias 6 e 7) e algumas das propostas já foram encaminhadas, como a atualização de ementas de disciplinas.
O coordenador do curso, professor Victor Negrão Póvoa, entende que a integração promovida durante o World Café ampliará o diálogo entre os conteúdos oferecidos aos estudantes.
“A gente vai revisar toda nossa matriz. Vamos revisar as ementas das disciplinas, de como estão sendo abordadas. É uma revitalização do curso, de tudo que a gente fez até aqui. Estamos olhando para trás, para ver esse percurso, e ver o que a gente pode melhorar, adaptar ou complementar. Algumas disciplinas até se comunicavam, mas suas ementas não tinham uma ligação. Agora a gente quer fazer essa cronologia do curso um pouco mais específica, e também tiramos aprendizados disso, para fazer algo melhor”, avaliou o coordenador.
Victor explica que, durante a dinâmica do World Café, os docentes foram divididos por áreas temáticas, buscando agrupar os professores cujas disciplinas possuem convergência.
“Eu, por exemplo, que ministro disciplinas de cirurgia, estou me comunicando com professores de anatomia, de clínica e de fisiologia. E aí, o que eu posso ver como o que está sendo abordado nas outras disciplinas me auxilia, para que eu consiga, na minha disciplina, pegar esses alunos mais inteirados sobre as informações que eu daria depois. É a cronologia do curso sendo pensada, desde o início até o final, com o que os alunos estão vendo e vivenciando, para que as disciplinas de base preparem para as disciplinas futuras”, afirmou.
Atualização constante
O professor Saullo Vinícius Alves acrescenta que o corpo docente da Medicina Veterinária tem se reunido de maneira constante para momentos de formação e de atualização.
“Todo semestre esses eventos acontecem com uma frequência boa, e fazemos discussões muito relevantes para entender melhor o curso e propor melhorias. São encontros muito relevantes e com ótimas discussões e grandes conclusões, nesse intuito de crescimento e de fazer ajustes. Cada professor consegue trazer sua experiência e suas vivências também. A gente propõe esse diálogo e a melhoria do curso é visível. Posso relatar que estou há dois anos no curso e esse crescimento é bastante relevante, e muito disso se deve a esses encontros que a gente faz, no início e no decorrer do semestre”, declarou Saullo.