12º Encontro de Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais será na Univale

18 novembro, 2021

Evento reúne representantes de diversas cidades e propõe o fortalecimento dos consórcios por meio de debates e troca de experiências

Nos dias 25 e 26 de novembro, a Universidade Vale do Rio Doce — Univale receberá no Campus II, os participantes do 12º Encontro de Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais. A programação do evento conta com mesas-redondas e painéis interativos, com o objetivo de possibilitar a integração entre representantes de consórcios de diferentes locais do estado. Para participar é necessária inscrição prévia.

O encontro é uma realização do Colegiado de Secretarias Executivas de Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais / Agência de Políticas Públicas — Cosecs-MG/APP, do Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas — Consurge, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Doce — Cisdoce e da Univale. As temáticas abordadas incluem meio ambiente, turismo e saúde, e propõem o fortalecimento dos consórcios por meio de debates e troca de experiências.

Reforçando a importância da cooperação entre os municípios para o alcance de interesses comuns, o evento conta mais de dez apoiadores — Deva Veículos, ASSERPC, Ardoce, DMAQ Máquinas, Biomtech, Digitalgov, Velp, Farol Energia do Brasil, Goval Engenharia, Back Stage, Oncoleste, Clinica Ilumina, Memory, Page Saúde e Prefeitura de Governador Valadares.

A inscrição deve ser feita por meio do formulário oficial, pelo link  https://forms.gle/1VJeKFrVBCWpAeyu8, até o dia 23 de novembro.

Confira a programação:

25/11

9h - Credenciamento.

10h - Abertura Oficial.

13h30 - Painel Meio Ambiente: o novo marco regulatório e suas consequências. Quais os financiamentos para resíduos sólidos e saneamento?

15h30 - Painel Misto: apresentação de experiências exitosas e projetos para consórcios intermunicipais.

26/11

10h - Painel Turismo: cidades históricas, montanhas e serras, circuito das pedras preciosas, das águas, gastronomia (fogão de lenha e queijos). Quais os desafios do turismo em Minas e seu financiamento.

13h30 - Painel Saúde 1: consórcio intermunicipal e seu papel nas demandas reprimidas na média complexidade, geradas pela pandemia da Covid-19.

15h - Painel Saúde 2: Informações dos consórcios através do Boletim de Produção Ambulatorial —BPA e sua importância nas discussões de políticas públicas.

16h30 - Entrega de 80 unidades de suporte ventilatório Inspire aos consórcios intermunicipais.

17h - Encerramento.