simpósio de gastroenterologia

UNIVALE sedia a 14ª edição do Simpósio de Gastroenterologia

17 abril, 2023

O 14º Simpósio de Gastroenterologia e Endoscopia do Leste de Minas Gerais teve como tema central as doenças do aparelho digestivo em geral

Por: Natalia Lima Amaral

Neste ano, o 14º Simpósio de Gastroenterologia e Endoscopia do Leste de Minas Gerais teve como tema central a atualização científica das doenças do aparelho digestivo em geral, além da abordagem terapêutica por endoscopia de qualidade. Sediado na UNIVALE, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, nos dias 14 e 15 de abril, o evento contou com a presença de diversos profissionais da área, altamente capacitados, e com a participação dos alunos do curso de Medicina da instituição.

Luciano Andrey Ferreira Bicalho é presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed/Seccional Leste Minas) e conta com a UNIVALE como grande parceira do evento. Além disso, o Simpósio teve ao seu dispor grandes nomes da gastroenterologia e endoscopia mineira, com transmissão ao vivo para toda a América Latina por meio das plataformas da Sobed e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

“É imprescindível mostrar para os colegas a importância da boa formação por meio do ensino continuado, visando principalmente o bem comum. Saber diagnosticar e tratar o outro com o que há de melhor dentro dos recursos disponíveis é fundamental. Infelizmente, os recursos locais e o aspecto financeiro podem ser limites impostos ao tratamento e que resultam no avanço de enfermidades. Portanto, promover a saúde pelo diagnóstico precoce pode salvar vidas, visto que em muitos casos uma doença avançada poderia ter sido tratada previamente”, explica Luciano.

14° Simpósio de Gastroenterologia

Rômulo César Leite Coelho, presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF), é gastroenterologista e debateu nessa sexta-feira sobre “Práticas do dia a dia do Clínico e do Endoscopista”. Ele comenta que o Simpósio é tradicional na região, demonstrando sua importância por meio de uma alta qualidade técnica, além de proporcionar uma oportunidade para que os médicos e futuros profissionais continuem se aprimorando.

simpósio de gastroenterologia
14ª edição do Simpósio de Gastroenterologia

O Simpósio de Gastroenterologia é um evento de educação continuada, oportunizando à classe médica um aprendizado contínuo no tema. E o fato dele ser na UNIVALE, visto que agora temos o melhor auditório da região, é gratificante. Nossa instituição possui diversos cursos na área da saúde e esta é uma ótima oportunidade para que os nossos alunos, assim como os de outras instituições, possam acompanhar o evento e ter informações sobre o que há de mais moderno e atual nos assuntos da gastroenterologia”, explica Rômulo.

Samila Maria Pereira de Cristo é aluna do 8° período de Medicina, se inscreveu e participou do 14º Simpósio de Gastroenterologia. Ela conta que o evento abordou várias temáticas frequentes na clínica de gastroenterologia, além da importância e necessidade da endoscopia e suas aplicabilidades. “Acredito que o Simpósio tratou, de forma objetiva e didática, temas relevantes e atualizações da gastroenterologia. Isso é muito importante para a nossa formação acadêmica e profissional”, comenta.