Fenda 2024

Governador Valadares se prepara para receber a 16ª edição do Festival Nacional do Teatro

15 janeiro, 2024

Colaboradores da UNIVALE estão entre os jurados do Fenta, que começa na próxima quinta-feira (18)

A 16ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenta) está prestes a começar, trazendo não apenas espetáculos excepcionais, mas também a experiência de profissionais renomados, que irão compor o corpo de jurados. Entre esses estão o professor do curso de Pedagogia da UNIVALE e coordenador do projeto de extensão Teatro Universitário, Valdicélio Martins dos Santos, e a designer gráfica e peça fundamental do Departamento de Comunicação Organizacional (DCO) da instituição, Aline Ribeiro.

festival de teatro
Foto: Yago Rioga

Ambos são figuras conhecidas do Fenta, e somam experiência e paixão pelo teatro ao corpo de jurados. Selecionado para julgar a categoria palco adulto, Valdicélio destaca a missão que terá pela frente, a de escolher os destaques do festival.

“Participar de um festival de teatro como jurado é um grande desafio, pois estamos, muitas vezes, lidando com os sonhos dos artistas. Sonhos em serem vistos como os melhores em sua categoria. Assim, temos a responsabilidade de avaliar cada espetáculo em seus mínimos detalhes, pois qualquer pormenor pode fazer o ator, atriz ou espetáculo levar o prêmio. O que percebo, ano após ano, é o quanto os grupos têm se dedicado a melhorar suas produções, investindo em estudos teóricos e técnicos na arte teatral”, afirmou o professor.

A designer gráfico Aline Ribeiro participa pela terceira vez do júri. “É uma grande responsabilidade que temos nas mãos. São artistas amadores que dedicaram tempo de ensaio e que estão se apresentando com o objetivo de alegrar o público e, claro, levar para a casa o reconhecimento de tanto trabalho. Julgar não é uma tarefa fácil, a vitória pode estar em um mínimo detalhe”, explicou Aline, que vai avaliar as apresentações de rua do festival.

Coordenadora geral do Fenta e presidente da Companhia de Artes Asas do Invento, Milena Silva Bispo evidencia a participação dos colaboradores da UNIVALE do Fenta. “São profissionais, não só membros do corpo de jurados, mas de todo o contexto do Fenta. Eles disponibilizam o tempo, o conhecimento e possibilitam que, a partir do julgamento deles, esses grupos sejam incentivados, porque premiar um artista amador é incentivar o seu trabalho”, disse.

16ª edição do festival de teatro começa essa semana

O Fenta abre o cronograma de festivais de teatro do Brasil, e nesta edição conta com grupos vindos do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco. A novidade dessa edição é que, após oito anos, os espetáculos voltam a acontecer no Teatro Atiaia, que estava fechado desde o ano de 2015. Além das apresentações de palco no teatro, acontecerão apresentações no Céu das Artes e em praças da cidade. “Os espetáculos de palco voltam para onde nunca deveriam ter saído, que é o Teatro Atiaia. Certamente será emocionante estar de volta ao espaço cênico próprio dos artistas e assistir os espetáculos. Ainda, com o intuito de descentralizar a arte, acontecerão apresentações em uma praça no Altinópolis e também no Pico da Ibituruna. Fico imensamente feliz com a proposta dos organizadores, afinal a arte vai onde o povo está”, afirmou Valcélio.

Com o tema “Esse é Nosso”, o Festival Nacional de Teatro acontecerá entre os dias 18 e 22 de janeiro e está dividido em quatro categorias de espetáculos: adulto, infantil, rua e alternativo, e há um corpo de júri específico para cada uma. “Para que não haja erro nas escolhas, cada categoria de espetáculo tem um corpo de jurados composto por três ou quatro jurados, que debatem sobre suas impressões até chegarem em um consenso sobre quem leva os troféus para sua cidade”, explicou Aline.

Responsável pela coordenação de júri, Nazza Amaral destacou a importância do Fenta, realizado pela Companhia de Arte Asas do Invento, em parceria com a Prefeitura de Valadares: “O Festival Nacional de Teatro é um evento que traz para Valadares grupos de teatro de diversos estados brasileiros. Todos os anos acontece na terceira semana de janeiro. Os grupos vêm e se apresentam de forma gratuita para a população”.

Além das performances, os grupos e artistas, juntamente com seus espetáculos, competirão de maneira intensa, ressaltando a experiência enriquecedora da cultura e do teatro. O Fenta não apenas celebra a arte teatral, mas também reconhece e incentiva o talento de artistas amadores, celebrando a diversidade de estilos e expressões artísticas.

Festival de teatro