Pesquisa em saúde

UNIVALE promove o 1º Workshop de Pesquisa em Saúde, fortalecendo a formação acadêmica dos estudantes da área

31 outubro, 2023

Uma oportunidade para os futuros enfermeiros aprimorarem seus conhecimentos e estabelecerem contatos importantes na área da saúde

O 1º Workshop de Pesquisa em Saúde da UNIVALE trouxe uma oportunidade para estudantes de Enfermagem aprimorarem seus conhecimentos e estabelecerem contatos importantes na área. Com uma programação diversificada e renomados profissionais como palestrantes, o evento contou também com apresentação de trabalhos científicos e atividades práticas, proporcionando aos participantes uma imersão no universo da profissão.

Entre os temas abordados durante o workshop, estão:

pesquisa em saúde
  • Pesquisas observacionais transversais em saúde: importância e aplicabilidade;
  • Revisão integrativa da literatura: produzindo evidências para o trabalho em saúde;
  • Revisão sistemática da literatura: etapas do processo de criação;
  • Introdução prática a apresentação de dados de saúde em pesquisa quantitativa aplicada ao SUS;
  • História Oral e pesquisa em saúde.

Os palestrantes convidados são profissionais reconhecidos pela vasta experiência nas respectivas áreas de atuação. Entre eles, o professor doutor Sérgio Deodato, da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa/Portugal, e a professora doutora Amanda Reinaldo, da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Minas Gerais e Universidade Federal de Minas Gerais, de Belo Horizonte/MG.  O evento também contou com a participação de residentes do 1º e 2º anos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares e profissionais e docentes de outras instituições de ensino.

pesquisa em saúde

“O evento teve dois momentos, iniciou com uma videoconferência com a participação de dois convidados externos e depois aconteceram os cinco minicursos. Acredito que seja um evento que veio para ficar e futuramente abraçar outros cursos da área da saúde, não somente para o universo acadêmico, mas também para a comunidade profissional”, afirmou uma das idealizadoras do workshop, a professora Flávia Rodrigues.

Membro da organização do evento e professor do curso de Enfermagem, Micael Alves dos Santos participou como mediador da conferência “Desafios e possibilidades para a pesquisa em saúde”, e ministrou um curso sobre evidências para o trabalho em saúde. Uma oportunidade, segundo ele, de fomentar o conhecimento. “Conduzi um minicurso que ensinou o passo a passo para a realização de uma revisão integrativa da literatura e como essa metodologia pode contribuir com a produção de evidências para a atuação profissional na área da saúde”.

Dia de aprendizado e novas experiências para estudantes e profissionais

Uma experiência que os futuros profissionais da saúde puderam vivenciar e que fechou, com chave de ouro, a Semana Acadêmica de Enfermagem. O 1º workshop de pesquisa foi sucesso entre os participantes.

A iniciativa contou com a participação ativa dos alunos, que ficaram responsáveis pela divulgação do evento nas redes sociais, alcançando tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo. Um dos pontos marcantes foi a ênfase dada à conexão entre pesquisa e cuidado.

pesquisa em saúde

“Aprendi que não se trata apenas de coletar dados ou aplicar questionários, mas sim de pensar em como podemos cuidar das pessoas que participam das pesquisas. Essa reflexão trouxe uma nova perspectiva para mim”, destacou a estudante do 8º período de Enfermagem, Giovanna Aniele Martins Pinheiro.

Para os estudantes envolvidos, a semana acadêmica representou não apenas uma oportunidade de aprendizado e aprofundamento na área da enfermagem, mas também um momento de troca de experiências. A iniciativa demonstrou o comprometimento dos alunos em promover a pesquisa em saúde e fortalecer a importância do cuidado humanizado na prática da enfermagem.

Com o sucesso alcançado nesta edição, espera-se que o workshop se torne um evento recorrente na universidade, proporcionando novas oportunidades de aprendizado e networking para os estudantes da área da saúde. “Tivemos a oportunidade de promover aqui na Universidade, debates em pesquisa, entrelaçados com a ética, com técnicas de coletas de dados e análise. Uma experiência muito boa e que sem dúvida, veio para ficar no calendário da Enfermagem”, conclui Flávia.