PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
tribunal do júri Depositphotos

Aula magna do curso de Direito aborda os 200 anos do Tribunal do Júri no Brasil

01 setembro, 2022

O Tribunal do Júri exerce um papel importante para o magistrado no Brasil e o convidado Dr. Amaury Silva, juiz do TJMG, abordará o tema para os alunos de Direito da UNIVALE

Por: Natalia Lima Amaral

Considerada a forma mais democrática de instância de julgamento, o Tribunal do Júri no Brasil está completando 200 anos em 2022. Sua história, muitas vezes, se mistura com a história da república e do império no país. O curso de Direito da UNIVALE escolheu esse tema para ser abordado na aula magna da graduação, que acontecerá nesta sexta-feira (02/09), às 19h, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, no campus II da Universidade. O convidado especial da noite será o Dr. Amaury Silva, juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e egresso do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT).

Com mais de duas décadas de experiência na Magistratura, Amaury Silva explicou um pouco sobre o Tribunal do Júri. “O Tribunal do Júri é um órgão com competência constitucional para julgamento dos crimes dolosos contra a vida, conhecidos como homicídio, aborto, infanticidio, indusimento, instigação e auxílio ao suicídio, dentre outros. Ele é formado por 7 pessoas, escolhidas entre cidadãos comuns do povo pelo Poder Judiciário, que tem a condição de decidir sobre a condenação ou absolvição, expressando assim, talvez, a face mais democrática do sistema de justiça criminal”.

Tribunal-do-Juri-professora-Rosimeire-Pereira-da-Silva
Imagem: cedida por Rosimeire Pereira da Silva

Rosimeire Pereira da Silva, professora e coordenadora do setor de atividades complementares (AC) e eventos do curso de Direito, complementa que o Tribunal do Júri possui uma enorme responsabilidade para com a causa e suas consequências para a comunidade. “Isso se dá porque o Júri realiza um julgamento leigo, ou seja, apenas com base na consciência e nos ditames de cada um, não estando, pois, limitados pela lei. Esse espírito do Júri é que o torna tão relevante e democrático”, explica a professora.

Para o Dr. Amaury, a temática abordada na aula magna é de grande importância para os alunos de graduação. Ele vê que essa é uma oportunidade para que eles conheçam melhor a instituição, marcante na vida profissional de todo jurista, e que possui um grau significativo de relevância nos acontecimentos sociais, principalmente em crimes que acontecem na comunidade. E estar na UNIVALE novamente para ministrar o evento é motivo de muita alegria para ele.

Tribunal-do-Juri-dr.-amaury-silva-juiz-do-TJMG
Imagem: cedida por Amaury Silva

Principalmente por estarmos nesse momento de retorno às atividades presenciais, é uma satisfação enorme ter essa oportunidade, de estreitar esses laços sentindo a potência que é a comunicação feita diretamente, pelas atividades acadêmicas. A presença próxima entre professores e alunos, ao meu entendimento, facilita muito mais o amadurecimento das pessoas, principalmente para as questões das quais o direito procura auxiliar e resolver”, explica Amaury.

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down