23ª edição FACs

23ª edição da revista FACs já está disponível

31 agosto, 2023

Publicação científica da UNIVALE pode ser acessada online, de forma gratuita

Já está disponível para acesso público a mais nova edição da revista FACs. O volume 23.1 conta com oito artigos escritos por professores e alunos da UNIVALE e de outras instituições, todos ligados à área da saúde. Esta edição do periódico traz publicações da Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

No editorial da revista, o professor e pesquisador Edmarcius Carvalho afirma que a FACs “apresenta aos seus leitores a oportunidade de descobertas teóricas e metodológicas, evidenciando intervenções e transformações nos cenários da saúde, a partir de distintas produções. Em comum, mantém-se a preocupação com os preceitos éticos e humanistas necessários para a construção e compartilhamento de saberes”.

A nova edição pode ser acessada no portal de periódicos da UNIVALE.

Sobre a revista FACs

Um dos princípios fundamentais da UNIVALE é o estímulo à pesquisa e ao avanço científico em todos os membros da comunidade acadêmica, abrangendo tanto os docentes quanto os discentes. Uma das maneiras pelas quais esse incentivo se manifestou ocorreu em 1993, com o lançamento de sua própria revista científica, a FACs. Inicialmente publicada em formato impresso, a revista adotou, a partir de 2017, o formato digital.

Em dezembro de 2021, a revista passou por uma significativa transformação, possibilitando a ampliação de seus horizontes através da adoção do Open Journal Systems (OJS), um sistema de gerenciamento e publicação de periódicos científicos de código aberto. Essa migração foi realizada por meio do Portal de Periódicos e Anais de Eventos da Univale. Essa inovação não apenas afetou a FACs, mas também abrangeu todas as outras publicações da universidade, alinhando a UNIVALE com outras instituições de ensino.