Premiação do 2º Palco de Ideias, no campus 1 da Univale

Palco de Ideias da UNIVALE apresenta projetos empreendedores para solucionar problemas da sociedade

04 dezembro, 2023

A UNIVALE realizou no sábado (2), no auditório do campus I, a 2ª edição do Palco de Ideias, atividade vinculada à disciplina Cultura Empreendedora, realizada por todos os cursos da universidade. A proposta era de que os estudantes se reunissem em grupos e apresentassem projetos inovadores para solucionar problemas da sociedade, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A Cultura Empreendedora estimula nossos alunos a pensarem em soluções de problemas de forma inovadora. Esse evento do Palco de Ideias é o ápice da disciplina Cultura Empreendedora, então é quando os alunos apresentam essas ideias, sempre pensando em uma solução para a comunidade, e sempre trazendo uma ideia inovadora. Para nós, este evento é fantástico”, comentou a reitora da instituição, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha.

Apresentação do 2º Palco de Ideias, no campus 1 da Univale

A disciplina Cultura Empreendedora é uma iniciativa do Núcleo Universitário de Empreendedorismo (Nuvem), e desde 2017 promove o empreendedorismo no ambiente acadêmico. “As ODS trazem uma gama de problemáticas que são pertinentes a toda a comunidade e a toda a população. Isso nos dá direcionamento para que os alunos pensem nos problemas que a comunidade onde eles estão inseridos realmente vivenciem”, afirmou a coordenadora do Nuvem, professora Rossana Ribeiro.

As ideias que subiram ao palco

Os projetos demonstrados trouxeram ideias criativas, abordando uma grande diversidade de problemáticas, e os melhores foram premiados por jurados parceiros, que avaliaram critérios como relevância do problema, viabilidade da solução, criatividade e clareza da apresentação.

“Eu achei fantástico, algumas ideias são bem disruptivas. Outras precisam de um pouco de lapidação, mas é algo que faz parte do processo. Uma das ideias em particular chamou minha atenção, até forneci apoio e patrocínio. É muito relevante a acessibilidade da comunicação em Libras, foi algo que me chamou bastante a atenção”, frisou o jurado Matheus Lima, da empresa Braip.

Apresentação do 2º Palco de Ideias, no campus 1 da Univale

O projeto avaliado com o 1º lugar no Palco de Ideias tratou da remoção de ninhos de pássaros debaixo de placas solares. “Desse jeito, nós vamos aumentar a eficiência da produção e vamos reduzir riscos de desabamentos e até de incêndios, por causa dos gravetos que o pássaro traz”, explicou o aluno Adonias Ferreira, do curso de Engenharia Civil e Ambiental. O grupo autor da proposta vencedora faturou um prêmio de R$ 2 mil.

Professora da disciplina Cultura Empreendedora e secretária municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Beatriz de Almeida avalia que as propostas de empreendedorismo social do Palco de Ideias podem ser, simultaneamente, lucrativas e de interesse da sociedade. “A UNIVALE, trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no empreendedorismo, faz os alunos refletirem sobre isso. Nosso papel é cumprir esses objetivos e mostrar como a gente pode ter negócios de impacto social, que sejam lucrativos e prósperos, mas que também impactem positivamente a humanidade em algum sentido”, afirmou.