PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Foto de roda de conversa realizada no 2º Seminário Abayomi

2º Seminário Abayomi avança em debate de questões raciais

26 março, 2025

Evento foi realizado em parceria entre diversas instituições, entre elas a UNIVALE, e o Coletivo Abayomi, grupo criado para fortalecer a luta antirracista

Para consolidar uma rede de enfrentamento ao racismo e avançar no debate de questões raciais, o 2º Seminário do Coletivo Abayomi foi realizado nesta quarta-feira (26), no campus II da UNIVALE, instituição parceira na organização do evento. Com palestras, rodas de conversa, oficinas e intervenções culturais, o Seminário reuniu instituições, profissionais de educação básica, professores e estudantes universitários, debatendo interseccionalidades entre raça e temas como juventude, violência e questões de gênero.

Conforme a coordenadora do Coletivo Abayomi e egressa do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), Érika Benigna, grupos minorizados, como negros ou indígenas, não conseguem viver uma cidadania plena, porque existem uma série de impedimentos a acessos, em áreas como educação e saúde.

“A gente percebe, a partir de dados estatísticos, que o racismo no Brasil começa na primeira infância, e principalmente dentro da escola. Sou professora e acredito que a educação é o principal pilar para, de fato, conseguir combater o racismo desde a educação infantil, trabalhando com as crianças para ensiná-las sobre a igualdade. Todos somos diferentes, mas temos direitos iguais”, afirmou Érika, que também é historiadora e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (Niesd), laboratório de pesquisas do GIT.

Foto de público presente ao auditório da Univale para o 2º Seminário Abayomi

Durante a roda de conversa que abriu o Seminário, sobre direitos humanos, cidadania e raça, Érika lembrou que o Coletivo Abayomi foi criado para fortalecer a luta antirracista, com valorização da cultura afro-brasileira e da população negra, buscando a igualdade racial e de gênero. O primeiro seminário, realizado em 2024, aconteceu após o Ministério Público receber uma demanda coletiva sobre o combate ao racismo recreativo em escolas de educação básica do município. Com a união entre o Coletivo Abayomi e instituições parceiras, entre elas a UNIVALE, foram construídas ações de enfrentamento ao racismo.

Uma das participantes da primeira roda de conversa do Seminário foi Letícia Imperatriz, que é pesquisadora do Observatório Norte-mineiro em Violência de Gênero e mestranda em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Ela abordou a necessidade de promover mudanças estruturais na sociedade.

“A estrutura pode mudar de lugar, nós podemos transformar a sociedade. A gente sai do nosso lugar e consegue experienciar o lugar do outro. Com essa mudança, a gente percebe também que vamos saindo da nossa zona de conforto. Somos jogadas a todo instante em avenidas identitárias, que nos atribuem diversas situações de opressão. Eu não sofro preconceito somente por ser uma mulher trans, outras questões se acoplam no meu corpo e me trazem feridas e cicatrizes que só eu posso dizer. A gente percebe que algumas questões acontecem porque as pessoas que precisam de voz são silenciadas. Será que a gente se coloca no lugar do outro? Porque só pode falar das suas dores a pessoa que conhece suas cicatrizes”, ponderou Letícia.

Veja mais imagens do Seminário:

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down