PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
univale
Menu

Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD)

Linha de pesquisa: Educação, Saúde, Ambiente e Direito Território, Migração e Cultura

núcleo niesd GIT

Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Cristina de Paula
E-mai: fernanda.paula@univale.br

O Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD) foi criado em 2014 e como laboratório do GI, tem como objetivo proporcionar ao corpo docente e discente dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIVALE e de outras instituições, a implementação de pesquisas e projetos de extensão relacionados às temáticas estruturantes Educação, Saúde-Doença, Vulnerabilidade e violência. O laboratório busca, a partir dessas temáticas propor projetos de pesquisa e extensão, manter articulação com a educação básica e movimentos sociais, organizar eventos acadêmicos e científicos, cursos e seminários relacionados a essas temáticas.

Cadastrado como grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, ao longo dos anos, o NIESD conta com projetos que recebem apoio de agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG) e estabelece parcerias outros laboratórios do Programa, cursos de graduação da Univale, escolas de educação básica, associações de catadores de materiais recicláveis (ASCANAVI e ASCARF), Coletivo Abayomi, Centro Agroecológico Tamanduá, dentre outros. 

Cadastrado como grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, ao longo dos anos, o NIESD conta com projetos que recebem apoio de agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG) e estabelece parcerias outros laboratórios do Programa, cursos de graduação da Univale, escolas de educação básica, associações de catadores de materiais recicláveis (ASCANAVI e ASCARF), Coletivo Abayomi, Centro Agroecológico Tamanduá, dentre outros.

Os principais projetos em andamento do NIESD são:

  • Políticas de Ações Afirmativas em Instituições de Ensino Superior em Governador Valadares: uma discussão sobre acesso e equidade;
  • Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em bairros de Governador Valadares;
  • Data mining educacional: uso de inteligência artificial para predição de evasão em cursos de graduação EaD;
  • Direito, literatura e reinvenções simbólicas do território: diálogos em tempos neoliberais;
  • Relação com o saber e a escola: um estudo com jovens em situação de conflito escolar.

Membros do NIESD

Integram o NIESD docentes das áreas de Ciências Sociais, Direito, Educação, Geografia e Psicologia, mestrandas/ bolsistas (extensão, iniciação cientifica, mestrado) mestrandos/as e egressos/as do GIT
Coordenadora: Fernanda Cristina de Paula (GIT/UNIVALE)

Docentes GIT
● Bernardo Gomes Barbosa Nogueira (GIT/UNIVALE)
● Maria Celeste Reis Fernandes de Souza(GIT/UNIVALE)
● Maria Terezinha Bretas Vilarino (GIT/UNIVALE)
● Maria Gabriela Parenti Bicalho (GIT/UFJF)


Bolsistas de Iniciação Científica
● Ana Luiza Martins – curso Design Gráfico (Bolsista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ FAPEMIG)
● Ana Paula Gomes Miranda (curso Pedagogia, BIC/ FAPEMIG)
● Jhonathan Hawang G. da Silva (curso Psicologia PIBIC/UNIVALEFAPEMIG)
● Laura Gomes da Silva Freitas (curso Psicologia, BIC/ FAPEMIG)
● Maria Isabelle Nogueira de Souza (curso Psicologia, BIC/ FAPEMIG)
● Lucas Campos Ferreira (curso Direito, BIC/FAPEMIG)
● Lucas Andrade de Oliveira (curso Direito, BIC/FAPEMIG)
● Samuel Mascarenhas Barros Gusmão(curso Direito, PIBIC UNIVALE)
Extensionista
● Keila Alves da Rocha (Curso Pedagogia, PSV/UNIVALE)

Bolsistas do Mestrado
● Gisela Oliveira Silva Costa – CAPES
● Juliana Maria Souza Xavier – FAPEMIG
● Letícia Vasconcelos – CAPES
● Mayke Douglas M. Souza – FAPEMIG
● Maria do Carmo Silva – FPF/ Univale – Comunidades Tradicionais
● Sabrina Santana – CAPES

Participantes e Egressos(as)
● Andrea Cecília Moreno
● Érika Benigna do Nascimento
● Karla Nascimento Almeida
● Eloisa Ferreira Almeida
● Thiago Martins Santos

Professora Colaboradora
● Cristiana Maria de Oliveira Guimarães (IFMG/ Campus GV)

Projeto estruturante

“Territorialidades, Vulnerabilidades e Resiliências" busca investigar diferentes dinâmicas territoriais, a partir da transversalidade presente no território. Fundamenta-se no contexto regional e toma como premissa a presença:

a) de múltiplas vulnerabilidades que configuram as dinâmicas socioterritoriais;

b) de sujeitos/atores que afirmam seu protagonismo e configuram modos de vida nos territórios, engendrando práticas e resiliências constitutivas de territorialidades. Assim, o projeto estruturante do NIESD se interessa pelas dimensões socioespaciais, socioculturais, socioeconômicas e socioambientais do território relacionadas às temáticas da educação, saúde e direitos. Na transversalidade considera os ciclos de vida, diferenças de gênero, étnicas, raciais, culturais, religiosas e de classe; a cidade e campo; e as comunidades tradicionais. Como decorrência do exercício investigativo tem o propósito de fornecer elementos para a Gestão Integrada do Território, subsidiando atores e políticas públicas; e realizar a interlocução com a educação básica, movimentos sociais, comunidades e grupos tradicionais, da cidade e do campo, por meio da produção do conhecimento, via ciência cidadã, comunicação científica e ações extensionistas.

Equipe

Coordenação: Maria Celeste R. F. Souza

Integrantes: Karla Nascimento de Almeida, Maria Terezinha B. Vilarino, Renata B. F. Campos, Thiago Martins Santos

Colaborador/as Externas: Daniel Rômulo de Carvalho Rocha (Smed/GV), Cristiana M. O. Guimarães (IFMG/GV), Roosvany Beltrame Rocha (Smed/GV)                                   

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

Políticas de Ações Afirmativas em Instituições de Ensino Superior em Governador Valadares: uma discussão sobre acesso e equidade (Apoio Univale)

Descrição: Vinculado ao projeto estruturante “Territorialidades, Vulnerabilidades e Resiliências" a pesquisa se pauta em uma formação acadêmica humanizada e de qualidade, com igualdade de direitos e inclusão de valores culturais e sociais, como que desejam estudantes do ensino superior que compõem grupos sociais historicamente excluídos dos processos educacionais: população negra, indígenas, pessoas com deficiência, grupos de identidades de gênero e diversidades sexuais, assim como a população com adoecimento mental. A pesquisa tem por objetivo conhecer as práticas de execução das políticas afirmativas de Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, o que favorece o acesso e a equidade entre os segmentos da população historicamente excluídas do processo educacional. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Será realizada a análise documental e bibliográfica da temática. Além disto, em seu corpus prático, os sujeitos da pesquisa são estudantes que compõem grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional e que se encontram no Ensino Superior durante o período da pesquisa em quatro Instituições de Ensino Superior de Governador Valadares, sendo duas instituições públicas e duas privadas. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas conduzidas com base em um roteiro semiestruturado. Espera-se contribuir para garantia do acesso e permanência no  Ensino Superior destes segmentos sociais, com atenção para especificidades e demandas distintas, o que exige das Instituições de Ensino Superior uma série de adequações para o cumprimento das normativas legais e para a garantia de uma prestação do serviço de ensino que possibilite a formação integral dos estudantes de forma equânime.

Equipe

Coordenação: Edmarcius Carvalho Novaes 

Integrantes: Adriana de Oliveira Leite Coelho,  Adriana Mara Pimentel Maia Portugal, Lenício Dutra Marinho Júnior,  Maria Gabriela Parenti Bicalho, Sandra Dias Pereira da Costa, Sara Edwirgens Barros Silva,Tiago de Castro Silva 

Conversando com a cidade: cartografia de territórios educativos em bairros de Governador Valadares (Apoio Univale/FPF; Fapemig)

Vinculado ao projeto estruturante “Territorialidades, Vulnerabilidades e Resiliências" o estudo se insere nos debates da educação integral/tempo integral instigadores de diálogos entre escola e territórios. O objetivo é cartografar territórios educativos em bairros da cidade de Governador Valadares a partir do olhar de estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e/ou ensino médio. O referencial teórico assume uma perspectiva interdisciplinar, colocando em diálogo autores do campo da educação como Paulo Freire; autores que assumem o território em uma abordagem cultural; Henri Lefebvre; Michel de Certeau e colaboradores; autores e estudos dos campos da arte, ambiente, história, saúde, tecnologia. A pesquisa realizada em uma abordagem qualitativa, adota a cartografia como direcionamento da produção do material empírico, rodas de conversa e caminhada transversal. Envolve colaborativamente estudantes de escolas da rede pública e profissionais das escolas, dos bairros que vão sendo gradativamente selecionados para o estudo. Para a produção do material empírico envolve estudantes do curso de Pedagogia, enfermagem, medicina, egressos do GIT, docentes do GIT de outros laboratórios, docentes do curso de Pedagogia, profissionais do Núcleo de Educação à distância da Univale. Como resultados das cartografia produzidas são elaborados fascículos, reunindo mapas, textos e outras formas de expressão referentes ao território. A cartografia é, pois, potencializadora da construção de elos entre escola, bairro, cidade – escola e território se relacionam dialeticamente

Equipe

Coordenação: Maria Celeste R. F. Souza

Integrantes: Karla Nascimento de Almeida, Maria Terezinha B. Vilarino, Renata B. F. Campos, Thiago Martins Santos

Colaborador/as Externas: Daniel Rômulo de Carvalho Rocha (Smed/GV), Cristiana M. O. Guimarães (IFMG/GV), Roosvany Beltrame Rocha (Smed/GV)                                   

Direito, Literatura e reinvenções simbólicas do território: diálogos em tempos neoliberais.

O projeto de pesquisa intitulado Direito, literatura e reinvenções simbólicas território: diálogos em tempos neoliberais, vinculado ao "Projeto Estruturante Territorialidades, Vulnerabilidades e Resiliências" atua de forma interdisciplinar a captar e conhecer dimensões veladas das e nas relações sociais, a partir do trânsito metodológico do movimento direito e literatura e, na mesma direcão pretende elaborar uma proposta de construção teórica entre território e literatura. Para o alcance do intento foram escolhidas três obras literárias, a saber: Torto Arado de Itamar Vieira Junior: Nas terras do rio sem dono de Carlos Olavo da Cunha Pereira e Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus. As obras em comento serão prescrutadas desde a metodologia do direito na vislumbrar literatura com vistas as facetas de narrativas invisibilizadas e esquecidas pelo direito contemporâneo, que se sustenta por uma perspectiva de racionalidade neoliberal. Na mesma senda, propõe-se a pesquisa, vislumbrar as territorialidades construídas e constituídas a partir das obras escolhidas, abrindo assim um flanco teórico-metodologico crítico de análises territoriais sustentadas pelas narrativas assumindo o território como prenhe de camadas e camadas que por vezes a ciência geográfica não alcançaria. Daí, portanto, a reinvenção simbólica mencionada como título.

Equipe

Coordenação: Bernardo Gomes Barbosa

Integrantes: André Rodrigues, Diego Jeangregorio 

Relação com o saber e a escola: um estudo com jovens em situação de conflito escolar. (Apoio Univale/FPF; Fapemig)

Vinculado ao projeto estruturante “Territorialidades, Vulnerabilidades e Resiliências" o projeto de pesquisa se inscreve como parte de uma trajetória de esforços de pesquisadoras do Niesd de pesquisadoras do Observatório da Juventude (UFMG) que têm se se constituindo como uma rede de debates e estudos, com vistas à promoçao do acesso aos direitos, dentre eles, o direito à educação para jovens, com atenção para as vulnerabilidades e as violências que permeiam processos educativos de jovens em situaçao de conflito escolar e de privação de liberdade.  A educação como direito se fortaleceu a partir da democratização do ensino público, balizada pelos princípios de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Entretanto, a garantia da efetividade desse direito, nos espaços escolares se defronta com conflitos, tensões e antagonismos presentes na convivência coletiva. Este estudo insere-se no contexto desses debates e tem como objetivo compreender as relações com o saber e a escola estabelecidas por jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto atendidos por Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS de dois municípios de Minas Gerais. O campo de pesquisa são três CREAS, dois situados em Belo Horizonte e um em Governador Valadares –, e os participantes do estudo são jovens assistidos pelos CREAS na condição de medidas socioeducativas em meio aberto. Adota-se como referencial teórico os estudos da Sociologia da Educação, especificamente com a teoria da relação com o saber de Bernard Charlot, e estudos da Sociologia da Juventude. O estudo assume uma abordagem qualitativa, descritiva, com os procedimentos de coleta de dados propostos por Bernard Charlot para a realização de pesquisas sobre a relação com o saber: balanço de saberes e entrevista. Espera-se contribuir para a elaboração de novos subsídios teóricos no campo da educação,  e sociologia da juventude que colaborem para compreensão da relação do jovem em situação de medida socioeducativa com o saber, bem como subsidiar políticas públicas voltadas para os jovens com potencial para construir redes de atençao, com vistas a uma gestão mais integrada dos territórios considerando-se as dinâmicas territórias relacionadas a vulnerabilidade e violência juvenis.

Equipe

Coordenação: Fernanda Cristina de Paula

Integrantes: Maria Gabriela P. Bicalho, Maria Celeste R. F. de Souza, Licinia Maria Correa (UFMG), Andrea Cecília Moreno (egressa, voluntária, NEaD/Univale).

Extensão

rede-solidaria-capa

Programa Rede Solidária Natureza Viva

No campo da extensão, o NIESD desenvolve o Programa Rede Solidária Natureza Viva, de educação ambiental e de educação popular em saúde, que envolve a UNIVALE, as escolas públicas de Governador Valadares, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (ASCANAVI) e a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (ASCARF). As atividades e trabalhos desenvolvidos pelo Rede Solidária envolvem professores e estudantes dos cursos de graduação da Univale e são articulados com o auxílio de outras parcerias, especialmente com escolas de educação básica com vistas a desencadear processos educativos em educação ambiental.

Biomedicina, Estética e Cosmética, Engenharia Civil e Ambiental, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Mestrado GIT.

Coordenação: Prof. Ms Thiago Martins Santos (Docente do curso de Pedagogia/Niesd - Doutorando em Educação/UFJF)

Programa Roda de Saberes

A “Roda de Saberes” é um programa do curso de Pedagogia, veiculado pela Univale TV, criado em 2009. Atualmente é organizado pelo curso de Pedagogia e pelo mestrado em Gestão Integrada do Território da Univale. Visa pautar temas educativos em roda de conversas, estabelecendo interlocução entre escolas da educação básica, movimentos sociais e universidade, inspirando-se em uma pedagogia do diálogo, como nos ensina o educador Paulo Freire. As rodas visam a disseminação do conhecimento científico e contam, também, com participação de egressos do GIT/NIESD.


As rodas estão disponíveis em: tv.univale.br/roda-de-saberes

Programa Questão De Direito

Programa do curso de Direito em parceria com o Niesd, apresentado pelo professor e doutor Bernardo Nogueira, traz debates que ultrapassam os muros da universidade e trata de temáticas ligadas ao campo do Direito, e ao aliar-se ao projeto estruturante do Niesd aborda temas complexos como violências, vulnerabilidades, questões raciais, de direitos humanos, ambiente, educação, saúde, dentre outros. O programa estabelece um fértil diálogo entre o apresentador e pessoas convidadas (docentes dos cursos de graduação da Univale, do GIT, egressos/as, dentre outros).

Os programas podem ser conferidos em: tv.univale.br/questao-de-direito/

Grupo De Estudos Interdisciplinares

Criado em 2016 o grupo reúne o Grupo de Pesquisa Niesd e o Laboratório/Niesd e é aberto a estudantes e docentes da Univale de todos os cursos de graduação, mestrandos/as GIT, docentes do GIT, pesquisadores/as, comunidade externa, egressos/as GIT.

REUNIÕES: Última quarta-feira do mês (13h30 às 15h30), bloco A2, sala 2.

Divulgação Científica e Popularização da Ciência

Parcerias

Docentes do Niesd têm mantido parcerias em atividades de ensino, extensão e pesquisa como movimentos sociais, pesquisadores/as, grupos de pesquisa de instituições nacionais e internacionais. 

  • Ascanavi 
  • Ascarf
  • Centro Agroecológico Tamanduá - CAT
  • Coletivo Abayomi
  • Grupo de Estudos sobre Numeramento – GEN/UFMG
  • Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade – EDUCON/UFS
  • Faculdade Milton Campos/ MG
  • IFMG/GV
  • Instituto de Mediação Aplicada – IMA
  • Observatório da Juventude – UFMG
  • PUC/MG
  • Rede Brasileira de Direito e Literatura / RDL.
  • Rede Internacional de Pesquisas sobre Relação com o Saber
  • Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares
  • Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares
  • UFJF/ GV

Unipac/ Itabirito

Universidad Libre/Seccional Cali (Colômbia) 

Galeria de Fotos

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG (33) 3279-5500 
Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down