Arte de divulgação da 4ª Jornada Acadêmica das Engenharias da Univale

4ª Jornada das Engenharias da UNIVALE está com inscrições abertas

27 setembro, 2023

Evento presencial é aberto ao público externo, incluindo profissionais e estudantes de engenharias em outras instituições, e trabalhos científicos serão publicados posteriormente

A 4ª Jornada Acadêmica das Engenharias da UNIVALE está com inscrições abertas para ouvintes e para submissão de trabalhos – os que forem aprovados pela comissão científica serão, além de apresentados durante a Jornada, publicados em formato eletrônico posteriormente. A Jornada acontece entre os dias 24 e 27 de outubro – as inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia 23 de outubro e a submissão de trabalhos vai até o dia 2 de outubro (próxima segunda-feira). A participação é gratuita e aberta ao público externo, incluindo profissionais já formados e estudantes de outras instituições. As inscrições de ouvintes e o regulamento para submeter trabalhos estão na página do evento, disponível clicando aqui

Professora Dayane Gonçalves Ferreira, docente das Engenharias e de Arquitetura e Urbanismo
Professora Dayane Ferreira

O tema da Jornada das Engenharias este ano será “Desafios contemporâneos, sustentabilidade e inovação”. “A gente vai falar sobre a nova lei de licitações, uso de BIM e alterações na NBR 6118, que é a Norma Técnica de concreto armado. Também vamos falar de sustentabilidade de inovação com relação às estruturas de concreto armado”, adiantou a professora Dayane Gonçalves Ferreira, integrante da comissão organizadora.

A programação completa, também disponível no site do evento, ainda inclui painéis e minicursos, com o objetivo de fomentar o diálogo transdisciplinar entre as diversas áreas da Engenharia, por meio de trocas de conhecimento entre os alunos e profissionais. Dayane frisa que a participação na Jornada das Engenharias, especialmente para quem tiver trabalhos aprovados, é um diferencial no currículo acadêmico e profissional.

“É importante compartilhar o conhecimento científico e tecnológico com a comunidade. Isso dá uma valorização também no currículo acadêmico e profissional dos alunos, aumentando a chance de se colocarem no mercado de trabalho, e demonstra o envolvimento deles também com pesquisa. É algo que dá mais visibilidade para os estudantes. E a interação com outros profissionais é uma forma de potencializar o desenvolvimento de novas tecnologias, novos materiais. Isso tudo é muito importante para a formação desses estudantes”, avaliou a docente.