5ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência

Conferência na UNIVALE discute propostas para inclusão das pessoas com deficiência

01 novembro, 2023

A UNIVALE recebeu na terça-feira (31 de outubro) a 5ª Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência, que voltou a ser realizada após a pandemia, para discutir propostas para inclusão e garantia de direitos. Representantes do poder público e da sociedade civil se reuniram para debater e elaborar sugestões para nortear políticas públicas em âmbito municipal e escolher delegados que levarão essas proposições para os âmbitos estadual e nacional.

Representando a reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha, a diretora de Ensino Presencial da UNIVALE, professora Cláudia Reis, deu boas-vindas aos participantes da conferência, que teve o tema Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência, construindo um Brasil mais inclusivo.

“O tema desta conferência é de extrema relevância e reflete a necessidade de avaliarmos as atuais condições e desafios da comunidade de pessoas com deficiência, e de traçar um caminho para um futuro mais inclusivo e equitativo. Nossa universidade está comprometida com a promoção da igualdade e da diversidade, e esta conferência é um exemplo notável do trabalho que precisa ser feito para garantir que todos tenham oportunidade de contribuir plenamente com nossa sociedade. Acreditamos que a inclusão não é apenas uma obrigação moral, mas também uma força impulsionadora para o progresso e para a inovação”, disse Cláudia Reis.

Professor Edmarcius Carvalho, palestrando na 5ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência
Professor Edmarcius, palestrando na abertura da 5ª Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência

As discussões das propostas se deram em cinco eixos temáticos. Antes do debate, os participantes da conferência acompanharam uma palestra com o professor da UNIVALE, Edmarcius Carvalho Novaes, coordenador do Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3). “Hoje a gente tem algumas legislações que garantem alguns direitos, mas que ainda são difíceis de serem executadas. Pensando no futuro, a proposta é mobilizar a plateia participante com algumas demandas locais das pessoas com deficiência, para que elas possam levar essas demandas com os eixos temáticos, e sair de lá com deliberações”, comentou o docente.

Também presente à conferência, a secretária municipal de Assistência Social, Adjani Botelho Alvarenga, destacou a importância de ouvir a população para construir as propostas de políticas públicas. “Esse é o momento exato para se construir, junto com a comunidade, políticas públicas voltadas a essas pessoas, que dentro de suas rotinas já passam por muitas dificuldades. Essa falta de inclusão é uma delas, e aqui é o momento de discutir políticas públicas para melhorar a condição de vida, a acessibilidade, e a inclusão. Participando aqui, as pessoas dão suas sugestões para construir essas políticas no município”, afirmou a secretária.

Veja também o registro que a UNIVALE TV fez sobre a 5ª Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência:

Veja mais imagens da Conferência: